(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Creches terão aumento de 700 novas vagas em 2014

Cidade Comentários 06 de dezembro de 2013

No ano que vem, deve chegar a 13 o número de novos CMEIs integrados à rede municipal de ensino, o que representa um incremento de quase 1,7 mil vagas


Uma boa notícia para as mães que trabalham e precisam de um local para deixar os filhos. No próximo ano, estarão sendo abertas mais 700 novas vagas nos Centros Municipais de Educação Infantis (CMEIs) de Anápolis, que são mantidos pela Prefeitura. A informação foi repassada ao CONTEXTO pela secretária municipal de Educação, Virgínia Maria de Melo. Segundo ela, mesmo com o aumento de oferta de vagas, ainda há uma grande demanda no Município, por falta de investimentos nessa área no passado.
De acordo com a secretária, a rede está fechando o ano com mais de quatro mil alunos matriculados nos CMEIs, antigas creches, sendo que a procura tem aumentado em razão de que, hoje, é bem maior o número de mães que precisam trabalhar. Além do que, observou, antigamente, o sistema (que não abrangia a oferta de ensino na fase inicial, mas tão somente a guarda das crianças) tinha unidades precárias, ao contrário do novo padrão dos Centros de Educação Infantil que estão sendo construídos e entregues à população.
Diante da procura, existem vários critérios que são estipulados a fim de que as vagas cheguem, realmente, às famílias que necessitam. Dentre os critérios, citou Virgínia Melo, um dos principais é a situação de vulnerabilidade social da família da criança a ser matriculada, tanto no caso da falta de recursos, como também envolvimento com o consumo de drogas e álcool. Além disso, também é dada prioridade às crianças que tenham algum tipo de deficiência. As atividades nos CMEIs, assim como em toda a Rede Municipal, se encerram no dia 20 de dezembro e retornam no dia 16 de janeiro próximo.

Investimentos
Na última quinta-feira, 05, o Prefeito Antônio Gomide falou ao CONTEXTO que Anápolis vive “um momento ímpar” na área de educação. Ele citou que, com a inauguração dos CMEIs “Manuel Bandeira”, na região do Jardim dos Ipês e “Casimiro de Abreu”, na região do Parque Iracema, a rede passa a contar com 31 centros de educação Infantil, sendo que 10 construídos em sua gestão, a partir de 2009. “Em janeiro vamos entregar mais dois CMEIs, nas regiões do Bairro de Lourdes e Calixtolândia e, em fevereiro, no Adriana Parque”, informou.
De acordo com Gomide, vários outros investimentos foram feitos para melhorar e ampliar as unidades da rede do ensino fundamental. “Nós entregamos 23 ônibus escolares, sendo que esta semana, repassamos três deles, adaptados para portadores de deficiência para a APAE. E temos, somando a isso, uma política efetiva de valorização da carreira do magistério”, comemorou o Chefe do Executivo, destacando que Anápolis é, hoje, uma das cidades brasileiras com maior volume de investimentos na educação pública municipal.

Novas creches
Nesta sexta-feira, 06, a Prefeitura entrega para a comunidade o Centro Municipal de Educação Infantil “Manuel Bandeira”, cuja capacidade é para abrigar 130 alunos, já a partir do ano letivo de 2014. A unidade dispõe de quatro berçários, salas para maternal, jardim I e II, dois solariuns, playground, pátio coberto e refeitório. Possui, ainda, laboratório de informática, sala de leitura, lactário, lavanderia, cozinha completa e estacionamento. Na quarta-feira, 04, foi entregue o Centro Municipal de Educação Infantil “Casimiro de Abreu”, com área construída de 1.211,92 metros quadrados com quatro berçários, maternal, jardim I e II, dois solariuns, playground, pátio coberto e refeitório. Possui, ainda, laboratório de informática, sala de leitura, lactário, lavanderia, cozinha completa e estacionamento. A capacidade, também, é para receber 30 crianças. Assim como as demais unidades da Rede Municipal de Ensino, dispõe de quadro de profissionais completo e as refeições fornecidas aos alunos - café da manhã, almoço, lanche e jantar - são reforçadas, com cardápio elaborado por nutricionistas.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Cemitérios Municipais recebem obras para o feriado de Finados

20/10/2017

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura está concluindo a limpeza e a manutenção, realizadas no Cemitério...

Iniciada a construção de calçadas em toda a Avenida Brasil Norte

20/10/2017

A Avenida Brasil ainda está em transformação. A via recebe, neste momento, intervenções que já deram um novo perfil par...

Estado vai repassar o prédio da Rodoviária para a Prefeitura

20/10/2017

O prédio do Terminal Rodoviário “Josias Moreira Braga” será incorporado ao patrimônio do Município. A transferência...

SANEAGO reconhece falhas, mas não admite a falta de água

20/10/2017

Várias ocorrências de desabastecimento de água foram registradas em Anápolis, entre quarta e quinta feiras (dias 18 e 19 ...