(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

CRASA disponibiliza kit de adaptação auditiva pelo SUS

Saúde Comentários 27 de dezembro de 2013

Unidade é a primeira em Goiás a realizar a distribuição dos equipamentos que potencializam a acessibilidade de estudantes com deficiência auditiva em período escolar


Desde a última segunda-feira, 23, o CRASA, Centro de Reabilitação e Atenção à Saúde Auditiva, pertencente ao Centro Especializado em Reabilitação (CER III) Auditiva da APAE Anápolis, está disponibilizando para os pacientes abrangidos por suas regionais de saúde, kits de adaptação do Sistema de FM (Frequência Modelada).
O que é uma ótima notícia para estudantes com idade entre cinco e 17 anos que utilizam aparelhos auditivos ou implantes cocleares, uma vez que o Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União, no mês de junho, a decisão de incorporar o Sistema ao SUS, distribuindo gratuitamente os kits de adaptação auditiva que o compõe.O alto custo deste recurso era um obstáculo para sua aquisição e agora, com esta incorporação, o acesso será possível aos candidatos interessados em receberem os dispositivos sensoriais.
O Sistema FM consiste em um transmissor, que capta o sinal da fonte sonora e o envia, sem a necessidade de fio, para o receptor acoplado ao aparelho auditivo ou implante coclear. Na sala de aula, o som ambiente é reduzido, de forma que o aluno que faz uso do aparelho receba somente o som da fala do professor, diminuindo o som dos demais ruídos. O mesmo aparelho pode ser acoplado ao televisor, rádio ou telefone, contribuindo para a eliminação dos ruídos que dificultam a compreensão do som pela pessoa com deficiência auditiva.
O Sistema foi incluído na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS. Por isso, o kit de adaptação para o sistema de FM, composto por transmissor e receptor FM, adaptador para conexão do receptor ao dispositivo (AASI/IC) e carregador para o transmissor FM, está sendo disponibilizado, por meio de solicitação, pelos serviços de saúde auditiva que já realizam a concessão de outros aparelhos auditivos distribuídos pelo SUS.
O CRASA é a primeira unidade no estado de Goiás a realizar a distribuição dos kits com os dispositivos sensoriais, uma vez que o Centro pertencente à APAE Anápolis tem por objetivo ofertar à população com deficiência auditiva todo o atendimento especializado a fim de que o paciente alcance uma melhor qualidade de vida, desde a prevenção e o diagnóstico até a reabilitação auditiva em todas as idades, do recém-nascido ao idoso, passando a contar com mais este benefício em sua unidade.
De acordo com a coordenadora do CRASA, Karla Andrade, a inclusão do Sistema de Frequência Modulada é um recurso que vem para resolver um dos grandes limitadores do desempenho dos dispositivos de amplificação (aparelhos auditivos e Implantes cocleares), a compreensão da fala em ambientes ruidosos. “Durante os atendimentos que realizamos, esta dificuldade é sempre relatada pelos usuários de aparelhos auditivos. E com o sistema FM esta queixa será eliminada porque os equipamentos promoverão uma melhora significativa da compreensão da fala, criando condições favoráveis para um melhor aproveitamento do conteúdo e fixação na aprendizagem da criança”, avalia a fonoaudióloga. Segundo a coordenadora,os educadoresdos alunos que farão uso dessa adaptação, irão receber um treinamento para que o dispositivo possa ser utilizado corretamente.

Autor(a): Carol Evangelista

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Dengue registra mais baixas em notificações e sem casos de óbitos

19/07/2018

Uma boa notícia para a saúde pública: nos seis primeiros meses deste ano, nenhum óbito de dengue e suas complicações fo...

Anápolis precisa ampliar a sua estrutura hospitalar

18/07/2018

Além do Hospital de Urgências “Dr. Henrique Santillo”, Anápolis conta com outras seis unidades hospitalares, entre pú...

Maior conscientização sobre o SAMU pode salvar vidas

18/07/2018

Prestar atendimento pré-hospitalar de urgência e com excelência à população o mais rápido possível. Essa é a missão...

Pessoas especiais têm serviços odontológicos ampliados

18/07/2018

A cadeira de dentista já foi um problema na vida de Maria Beatriz Santos, oito anos. A menina, que tem Síndrome de Down, re...