(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Contexto Político - Ed.216

Contexto Político Comentários 29 de maio de 2009

“Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem, nem liberdade, nem segurança”. (Benjamin Franklin)


Acabou
Para quem duvidava, a chamada Base Aliada que deu duas vitórias a Marconi Perillo e uma para Alcides Rodrigues, acabou de vez. A gota d’água foi o entrevero do deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB) - que justifica o apelido incorporado ao nome - e o todo poderoso secretário da Fazenda, Jorcelino Braga. É “fogo no canavial”, como se definem situações inflamáveis na política. Para outros, é a chamada lei da física. Dois corpos não ocupam o mesmo espaço ao mesmo tempo. Jorcelino Braga e Carlos Alberto Leréia num só palanque é querer demais.
Assim sendo, foi bom enquanto durou. Alcides Rodrigues e, muito mais, Marconi Perillo, têm pela frente, agora, um longo caminho de reconstrução de suas forças políticas. O Governador, em posição mais confortável, pois tem, ainda, um ano e meio para governar e não é candidato a nada. A não ser a um cargo no tribunal de Contas (estado ou município). Marconi tem mais cinco anos e meio de mandato no Senado, muito embora praticamente todo mundo saiba que ele quer mesmo é ser governador novamente.
Desta forma, o quiproquó entre Braga e Leréia, sinaliza, além do fim da Base Aliada, que nem Alcides, nem Marconi, estariam, neste momento, dispostos a ir para o confronto direto. Foi uma espécie de preliminar, feita por terceiros. Alcides foi buscar guarida nos braços do PMDB, de quem obteve a promessa de apoio na Assembleia Legislativa, enquanto que Marconi terá de ir atrás dos velhos aliados, principalmente no Democratas, antigo PFL. E a vida segue. “A política é dinâmica”, como definiu, certa vez, o então governador de Minas Gerais, José de Magalhães Pinto.

Transporte
Um belíssimo automóvel, adquirido com o dinheiro do povo, passa horas e horas, parado no estacionamento de uma faculdade em Anápolis, enquanto seu ocupante assiste às aulas. Pode não ser ilegal, mas que pega muito mal, isto pega. Principalmente para quem vivia pregando a moralidade aos quatro cantos de Anápolis.

Informativo
Circulou pela internet o desabafo de uma servidora da Câmara Municipal falando poucas e boas da assessoria de comunicação do Legislativo. O texto, com erros grassos de gramática, critica o cancelamento do boletim diário e ataca, diretamente, a pessoa responsável pelo serviço. Ah, credo!!!

Fantasma
Pode ser rebate falso, mas tem-se como certo que em curto espaço de tempo a justiça irá se manifestar a respeito do processo contra o Prefeito Antônio Gomide e o vereador Dominguinhos do Cedro (PTB), por conta de uma festa feita entre o primeiro e o segundo turnos das eleições do ano passado. Na referida festa, que aconteceu no Feirão do Bairro de Lourdes, foram filmadas cenas onde, em diferentes momentos, pediam-se votos para o número 13.

Circulando
A vereadora Dinamélia Oliveira Rabelo é a mais nova adepta do sistema “gabinete itinerante”. Periodicamente ela se reúne com correligionários para colocar os assuntos em dia. Dizem que Dinamélia seria um boa candidata a deputada estadual pelo PT, que, este ano, não poderá contar com Antônio Gomide, por motivos óbvios. E, a vereadora tem a “bênção” incontestável do deputado federal Rubens Otoni, o que já é mais de meio caminho andado. Ou não? (foto dela)

Atendimento
De uma coisa o povo de Anápolis não pode ser queixar do prefeito Antônio Gomide: o atendimento no Gabinete Municipal. Parafraseando Lula, “nunca na história desse município” houve tanto assessor para recepcionar as pessoas que vão à Prefeitura para uma audiência com o Chefe do Executivo.

Ex BB
Seguindo uma espécie de tendência, o Prefeito Antônio Gomide repete o que Pedro Sahium já havia feito: aproveitar servidores do Banco do Brasil para cargos importantes. Sahium contou com Maria Candinha Mina de Medeiros, Saulo Ubaldino Sartre, Manoel Sérgio e outros. Gomide está contando, em seu quadro de auxiliares diretos, com Edir Gomes Xavier, titular da pasta do Planejamento e Gestão.

O Fundo
Milhares de servidores da Prefeitura têm direito a reposições de cotas do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço, devido a falhas operacionais e créditos incompletos. O sindicato da categoria, através da sua titular, Regina de Faria, está orientando os interessados em reaver tais créditos. A ação é contra a Caixa Econômica Federal e, não, contra a Prefeitura. Dizem que alguns até já receberam os respectivos valores.

Reivindicando
Servidores municipais, incluindo aposentados e pensionistas, começam a cobrar da atual administração, o cumprimento de algumas promessas. Dentre elas, o plano de cargos e salários e a atualização do piso. É que muitos têm base salarial bem abaixo do Salário Mínimo de R$ 465. Só não recebem menos que isso, por que são feitos complementos como biênio, gratificações, etc.

Mudança
A professora Maria Elisa Borges não é mais Subsecretária Regional de Educação em Anápolis. Em seu lugar assumiu a professora Juliana de Oliveira. Maria Elisa vai para um cargo regional, denominado Centro de Educação e Cidadania. Ela ficou no posto por mais de sete anos, recorde de todos os tempos naquela função em Anápolis. Sua saída teria acontecido para atender a caprichos políticos locais.

Investimento
Esta semana a secretaria municipal de Ação Social anunciou a aquisição de 30 enxadas. Isso mesmo: 30 enxadas. Segundo o secretário Francisco Rosa, é para que os migrantes assistidos pelos programas sociais da Prefeitura possam exercer atividades de jardinagem, hortas comunitárias e outros serviços. Resta saber se eles vão topar.

Trabalhadores
O PT tem encontro municipal programado para este domingo, 31. Na pauta, o encaminhamento das discussões sobre a sucessão estadual e a formatação da chapa de candidatos para Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa. A reunião acontece no plenário Teotônio Vilela, da Câmara Municipal.

Camaradas
Outro partido que promove encontro municipal, é o PPS. Será neste sábado, 30, também no plenário da Câmara. Igualmente, a discussão é sobre o momento político nacional e as eleições do ano que vem. O PPS deu guarida ao então empresário Ernani de Paula, que acabou se elegendo prefeito pela legenda em 2000. Hoje o partido é representado na Câmara Municipal pela vereadora Gina Tronconi.

Dignidade
É bonito ver a dignidade do vice-presidente da República, José de Alencar, e a forma como ele encara o grave problema de saúde. Está com um câncer em estado adiantado, mas não se desanima nem demonstra ter medo da morte. Um exemplo para todos.

Decepção
Ao que consta, o Presidente Lula começa a descobrir que seus “hermanos” da América do Sul não são tão amigos assim. Evo Morales, da Bolívia, espinafrou com os empresários brasileiros naquele país, confiscou empresas e expulsou muita gente de lá. Hugo Chavez, da Venezuela, é outro que começa a mostrar as garras. E pensar que Lula apostava todas as fichas nos dois.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Contexto Político

Clique na imagem para ver a coluna

18/08/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.634

10/08/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.633

03/08/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.632

28/07/2017

Contexto Político...