(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Consultório na Rua reforça prevenção às drogas

Cidade Comentários 28 de junho de 2013

Unidade móvel contará com apoio de equipe multidisciplinar e vai ampliar tratamento a drogativos e usuários de álcool


A Secretaria Municipal de Saúde entrega para a população nesta sexta-feira, 28, às 09 horas, o veículo do Consultório na Rua, um programa da Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde. O evento acontece na Praça Americano do Brasil e faz parte da programação das atividades comemorativas do aniversário de 106 anos da cidade.
Com uma equipe formada por médico, psicólogo, assistente social, auxiliar de saúde bucal, terapeuta ocupacional, enfermeiro e técnico de enfermagem, o Consultório na Rua atenderá pessoas que vivem nas ruas em condições de riscos. O objetivo é ampliar o tratamento para o alcoolismo e uso de drogas.
Nas ruas os profissionais serão responsáveis por realizar mapeamento dos principais pontos de uso de drogas em locais público, onde realizarão os atendimentos, encaminhar os usuários para os demais serviços oferecidos na rede de saúde do município, orientar e realizar prevenção de doenças contagiosas associadas ao uso de drogas, além de realizar o acompanhamento de pacientes com tuberculose, vírus da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. O programa prevê ainda a inserção dos moradores de rua em situação de exclusão social.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Luiz Carlos Teixeira, o Consultório na Rua é um programa importante que veio aliar-se aos serviços oferecidos no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade para combater o uso drogas. “Por meio do programa composto por uma unidade móvel e uma equipe multiprofissional, vamos levar aos moradores de rua e usuários de droga a oportunidade de uma vida mais digna e saudável”, falou.

Semana de Combate às Drogas

A entrega do Consultório de Rua encerra a Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate ao uso de Drogas que acontece na cidade desde segunda-feira, 24. O evento faz parte das várias ações empreendidas pela Prefeitura de Anápolis que visam a conscientização, prevenção e combate ao uso de drogas. Além disso, a programação é alusiva ao Dia Internacional de Combate ao uso de Drogas, celebrado em 26 de junho.
A Semana trouxe conferência sobre Álcool e outras Drogas; mesas redondas com os temas “Drogas, Direitos Humanos e Laços Sociais” e “Cuidado ao paciente usuário de drogas – Olhar Psicossocial”; Minicurso “Consultório na Rua: Um olhar para além dos estigmas”; terapia comunitária; atividades infantis; e CINEDebate.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Prefeitura e Saneago retomam diálogo sobre concessão, mas falta acordo sobre valores

27/04/2019

O presidente da Saneago, Ricardo José Soavinski, acompanhado de diretores da estatal, esteve em Anápolis nesta sexta-feira,...

Prefeitura garante repasse para que Santa Casa mantenha UTI pediátrica funcionando

27/04/2019

Na manhã desta sexta-feira, 26/04, o Prefeito Roberto Naves recebeu a diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis....

Revitalização do centro é desafio na segunda etapa do mandato de Roberto

26/04/2019

Um passo crucial para a revitalização da região central de Anápolis, a retirada dos ambulantes que ocupam as calçadas, ...

Cidade terá exposição de Mangalarga Marchador

25/04/2019

Criadores da raça Mangalarga Marchador de quatro estados brasileiros e do Distrito Federal, estarão em Anápolis durante o ...