(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Conselho Municipal de Saúde é empossado

Cidade Comentários 28 de junho de 2013

Dentre os 42 membros empossados, 50% são de entidades que representam os usuários do SUS


A Secretaria Municipal de Saúde realizou, na última terça-feira, 25, a posse dos 42 membros do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2013/2015. A solenidade aconteceu no mini-auditório do Centro Administrativo.
Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Teixeira, a formação de um conselho para a pasta é de extrema importância. “Os conselhos municipais tem papel fundamental na construção e na implementação das ações do Sistema Único de Saúde (SUS), consolidando como grandes parceiros da gestão da saúde pública. E além de fiscalizar, o Conselho trabalha em conjunto com a Secretaria com o intuito de oferecer mais eficiência e qualidade nos serviços oferecidos para a população anapolina”, disse.
O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Venerando Lopes, explicou que os conselheiros têm um papel importante no processo de controle e execução da política de saúde, pois funciona como um elo, entre a sociedade e a gestão. “O Conselho existe para contribuir ainda mais para o atendimento a população, por isso é preciso empenho e dedicação para que os serviços sejam ampliados e garantam mais qualidade no atendimento”, acrescentou.
Segundo o promotor de Justiça e curador da Saúde, Marcelo Henrique dos Santos, o evento da posse expressa um ato de cidadania, pois representa um compromisso de todos os membros do conselho. Além disso, para ele, todos têm o desafio de atuar para garantir melhorias no atendimento à população. “É preciso humanizar o atendimento oferecido à população, temos o maior plano de saúde do mundo, por isso é necessário trabalhar para garantir o seu funcionamento”, destaca.
O prefeito de Anápolis, Antônio Roberto Gomide, em seu discurso, agradeceu todos os presentes, e principalmente a disponibilidade dos membros do Conselho Municipal de Saúde em atuar numa função tão importante para o município. Acrescentou ainda que o trabalho realizado, juntamente com o município irá contribuir para melhorias da saúde em Anápolis. “Realizamos importantes ações nos últimos quatro anos para garantir um atendimento com mais qualidade à nossa população. E a meta é continuar trabalhando para levar mais qualidade de vida a todos que precisam utilizar o Sistema Único de Saúde, por isso reservamos o maior orçamento do nosso município para a aaúde. Mas entendemos que é preciso fazer muito mais para fortalecer o SUS e esse é o nosso compromisso”, finalizou.

Função
O Conselho tem funções importantes e auxilia a Secretaria Municipal de Saúde na tomada das decisões e tem caráter deliberativo, consultivo e normativo. Dentre os 42 membros empossados 50% são de entidades de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 25% são entidades de trabalhadores da saúde, 25% são gestores e prestadores de serviços na área da saúde. A tarefa desses membros consiste, principalmente, na formulação de estratégias, controle e fiscalização da execução da política de saúde pública do município.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Oposição e situação criam embate por situação do PETI

19/04/2017

Ao usar a tribuna na sessão de quarta-feira ,19, o vereador Antônio Gomide (PT) falou sobre a necessidade de a gestão muni...

Caixa equilibrado foi a maior conquista, avalia Roberto Naves

12/04/2017

Numa entrevista coletiva, com a presença de quase todos os membros de seu secretariado e de vários vereadores, o Prefeito R...

Prefeitura anuncia revitalização do Mercado Municipal em curto prazo

07/04/2017

O Mercado Municipal “Carlos de Pina” é um dos principais pontos turísticos da cidade e também um local tradicional de ...

Alvará de funcionamento terá rigorosa fiscalização na Cidade

23/03/2017

A Divisão de Fiscalização e Posturas vai desencadear, no início de abril, uma intensa e rigorosa fiscalização em todos ...