(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Conselho Municipal de Cultura tem nova composição

Cultura Comentários 06 de setembro de 2013

Colegiado auxiliará a Administração no planejamento das políticas públicas culturais


Com o objetivo de integrar sociedade civil e poder público para planejar políticas públicas no setor cultural do município, a Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou a posse de 28 membros do Conselho Municipal de Cultura. A solenidade foi realizada nesta quinta-feira, 05, no miniauditório do Centro Administrativo.
A solenidade de posse contou com as presenças do prefeito Antônio Gomide, do vice-prefeito João Gomes, do secretário municipal de Cultura, Augusto César Almeida, do presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Luiz Lacerda, da vereadora Maria Geli Sanches, secretários municipais, entre outras autoridades.
Os novos membros do Conselho Municipal de Cultura foram eleitos durante conferência realizada no final de junho. O Conselho é o órgão que, no âmbito da Secretaria Municipal de Cultura, institucionaliza a relação entre a Administração Municipal e os setores da sociedade civil ligados à cultura. Integram sua lista de atribuições, participar da elaboração, da execução e da fiscalização da política cultural da cidade.
O Conselho, eleito para um mandato de dois anos, é composto por 28 membros, dos quais 16 representam a sociedade civil e os demais são indicados pelo poder público. O novo presidente será eleito após uma reunião que acontecerá na segunda-feira, 09.
O ator e escritor José Evangelista da Silva comentou que Anápolis vivencia uma ótima fase para a prática da arte. “Tínhamos muitas dificuldades para trabalhar e até mesmo de incentivar as pessoas a acompanharem os eventos artísticos de Anápolis. Agora, a união de representantes de vários setores da cidade permite mais do que discussões de possíveis ações, mas a realização de eventos culturais que entram para a história da cidade”, falou. Em seu terceiro mandato, o músico Regi Resende destaca que as ações dos conselheiros tem feito a diferença em Anápolis. “É o quinto ano de trabalho do conselho e nesse período conseguimos enquadrar o município no Sistema Nacional de Cultura, criamos eventos em várias áreas e buscamos ter uma constante parceria com o governo federal. Assim temos apoio e recursos para que a cultura avance no município”, avaliou.
O secretário municipal de Cultura, Augusto César Almeida, ressaltou que a união de esforços ajuda no trabalho desenvolvido na cidade. “É um planejamento constante para podermos investir cada vez mais no setor, promover mais eventos e envolver a população. Queremos buscar mais parceiros para que o desenvolvimento cultural de Anápolis continue”, observou.
Segundo o prefeito Antônio Gomide, envolver as pessoas junto a administração municipal contribui para que a cultura chegue em todos os setores da cidade. “É uma oportunidade de fazer mais pela cidade e nossa gestão entende que conselhos como esse trazem um diferencial nas sugestões dadas, na definição de orçamento para os próximos anos. Fazemos investimentos por meio das escolas de dança, música e teatro e promovemos importantes eventos, mas entendemos que podemos fazer mais e, por isso, a importância dessa união de esforços”, disse.

Composição do Conselho Municipal de Cultura


CONSELHO GERAL
- Benedito Pereira da Silva
- Gabrielle Patrícia Augusta Corrêa de Oliveira
- Ivair Matias Teles
- Juscelino Martins Polonial

SETORIAL DE ARTES CÊNICAS E MÚSICA
- Ana Maria Paulino de Queiroz Frederico
- Israel Stalin Ferreira Diniz
- Marcelo de Assis Felipe

SETORIAL DE ARTES VISUAIS
- Joardo Magalhães Barbosa Filho
- Luis Sebastião Santana
- Reinaldo de Souza e Silva

SETORIAL DE ARTES AUDIOVISUAIS
- Absair Weston de Oliveira Moraes
- Carlos César Santos
- Luiz Eduardo Rosa Silva

SETORIAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL
- Ligia Maria de Carvalho
- Marília Resende de Carvalho
- Tiziano Mamede Chiarotti

SETORIAL DE LIVRO E LITERATURA
- José Evangelista da Silva
- Maria Rodrigues Diclemente
- Newton Rodrigues da Silva

SETORIAL DE CIÊNCIA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
- Cláudia Maria Alves Feitosa e Sousa
- Edergênio Severino Vieira
- Sueni Conceição Moreira Youssef

SETORIAL DE EVENTOS DE RUA
- Gabriel Alves Silva
- Luciano Paulino de Morais
- Thaísa Ruskaia de Souza Silva

SETORIAL DE INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL E MOVIMENTOS SOCIAIS
- Nowhah Luiza de Freitas
- Raphael Fillipe Cordeiro de Lima
- Reginaldo Ribeiro Resende

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cultura

Música, artes, teatro e dança com inscrições abertas

12/01/2018

As inscrições para ingresso nas unidades culturais de Anápolis estão abertas. As escolas de Dança, de Artes Oswaldo Vera...

Duas boas exposições estão abertas para o público

05/01/2018

A Secretaria Municipal de Cultura e a Galeria de Artes Antônio Sibasolly apresentam a última temporada de exposições de 2...

Sesc abre inscrições para cursos

05/01/2018

Que tal começar 2018 fazendo arte? O Sesc Anápolis já está com matrículas abertas para aulas de Balé, Dança do ventre ...

Vagas em oficinas de animação e gravura

29/12/2017

Acontecem em janeiro as oficinasEntre quadros – o DNA da animação e Gravura em matriz de plástico, com os artistas visua...