(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Confira algumas dicas para enfrentar o calor

Saúde Comentários 10 de janeiro de 2014

A temperatura está acima dos 30 graus. Muito calor, sol e junto a essa combinação é preciso reforçar os cuidados


Com as temperaturas a aproximarem-se nos 40ºC, fica difícil conseguir suportar o calor. No entanto, existem alguns truques para conseguir enfrentar mais facilmente os dias quentes. Veja aqui 15 dicas para enfrentar o calor:

1) Use e abuse dos líquidos. Procure hidratar-se com muita água, preferencialmente.

2) Beba água fria, não gelada. A água muito gelada produz um choque no corpo o que acaba por fazer com que a temperatura corporal aumente.

3) Opte por alimentos leves e ricos em água. Dê preferência a frutas, legumes, verduras. Nas carnes opte pelas carnes brancas e coma peixe. No entanto, deve ter atenção aos produtos do mar que, com o calor, têm uma maior tendência para se estragar.

4) Não descongele os alimentos, como carne peixe ou outros, ao ar: passe do congelador para o frigorífico para o descongelar ser progressivo e evitar que se estraguem.

5) Refresque a casa. Evite utilizar o forno ou máquina de secar roupa. Também outros aparelhos electrónicos contribuem para o aumento da temperatura (televisão, computador, etc).

6) Refresque o seu corpo através de pontos estratégicos. O pescoço, os pulsos e a parte interna de cotovelos e joelhos são estratégicos. Coloque panos úmidos ou mesmo um pouco de gelo (sem abusar nem durante muito tempo) nessas partes do corpo, uma vez que ajudam a diminuir bastante a temperatura corporal.

7) Evite roupas justas e de tecido sintético. O contacto do suor com o vento é importante para refrescar o corpo. Prefira roupas que facilitem esse processo, soltas e em tecidos como o algodão.

8) Opte por roupas de cores claras que aquecem menos. As roupas escuras aumentam mais a temperatura do corpo.

9) Se o seu carro ficou no sol abra as portas para permitir que o calor saia. Proteja os pára-brisas do sol com um pala solar e o volante com um pano.

10) Se está na praia ou piscina, evite os horários de maior incidência solar, normalmente das 12-16h. Durante esse período, proteja-se com bonés, chapéus ou embaixo de guarda-sol.

11) Se trabalha na rua e tem de andar ao sol, utilize um chapéu um boné, roupas claras e hidrate-se constantemente. Não se esqueça do protector solar antes de sair de casa. Sempre que possível procure as sombras para se abrigar.

12) Em casa, procure manter janelas e portas abertas para arejar. Mas cuidado com os insetos: use inseticidas ou mosquiteiros para evitar sua entrada.

13) Se estiver no ginásio ou a fazer exercício, opte por atividades físicas leves com menos intensidade em dias muito quentes. Hidrate-se constantemente e use roupas leves, nada muito apertado. Evite as horas de maior calor.

14) Tente evitar ficar muito tempo com o ar condicionado ligado, uma vez que este seca as vias respiratórias, podendo causar irritação de garganta e mucosas. Se tiver ventoinhas utilize, e sempre de forma indirecta para que o ar circule.

15) Se tiver possibilidade, tome vários banhos ao dia, com a temperatura da água não muito quente. É importante que, caso haja, deixe a janela da casa-de-banho aberta para evitar que o vapor acumule e o ambiente fique abafado.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Anápolis tem alta incidência de sífilis

20/10/2017

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou o Boletim Epidemiológico da Sífilis, publicação técnica da Coordenação Estad...

Goiás registra queda nos casos de catapora

05/10/2017

A catapora, cientificamente chamada varicela, é uma infecção viral primária, aguda, altamente contagiosa, caracterizada p...

Protesto contra a falta de insulinas

28/09/2017

A falta de regularidade na dispensação de insulinas e insumos aos diabéticos cadastrados em um programa mantido pela Prefe...

Região de Anápolis mantém baixa em novos casos de dengue

21/09/2017

Anápolis pode fechar 2017 com bons indicadores em relação à dengue. Desde o início do ano, o Município mantém uma baix...