(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Conferência do Rotary em Anápolis repercute dentro e fora do País

Geral Comentários 07 de junho de 2018

Com cerca de 1,2 mil participantes de Goiás, Distrito Federal e Tocantins, evento inaugurou, o Centro de Convenções


Emoção; participação; amizade, trabalho e doação. Com estes e outros componentes, Anápolis sediou, no período de 31 de maio a 02 de junho último, a 63ª Conferência do Distrito 4530 do Rotary, a 5ª Conferência da Juventude e o 1º Encontro da Comissão Distrital da Amizade. A Conferência da Alegria, como foi chamada, reuniu cerca de 1,2 mil participantes dos estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal. Além disso, marcou o “batismo” do Centro de Convenções, que teve o seu primeiro grande evento, inclusive, projetado nacional e internacionalmente, dada a sua repercussão nos meios de comunicação e mídias sociais.
“É uma conferência que vai ficar na história do Rotary, do Centro de Convenções e, especialmente, na história de Anápolis”, ressaltou o Ex-Governador do Distrito 4530, empresário Moacir Lázaro de Melo, que esteve à frente da coordenação geral do encontro. Segundo ele, o sucesso foi resultado do engajamento de todas as casas do Rotary de Anápolis que, conforme disse, não mediram esforços para que a Conferência pudesse alcançar o patamar de organização e profissionalização que teve. O advogado André Luiz Ignácio de Almeida complementou que, em 19 anos de participação em eventos rotarianos, nunca presenciou um desta dimensão, em termos de público e de participação ativa dos presentes. “Foi muito emocionante”, declarou.
Os três dias de programação foram intensos. Conforme destacou Moacir de Melo, abriu-se a oportunidade para que Anápolis fosse amplamente divulgada, no seu aspecto econômico, social e cultural. Além disso, contemplou uma ampla agenda de debates e de trabalhos, que culminaram com o lançamento de um desafio para o Rotary Internacional para o controle da água no mundo, desafio este aceito e que, portanto, deverá pautar um sem número de ações a serem desenvolvidas pelos rotarianos de 19 países.
As tradições e a cultura regional foram pontuadas nas apresentações de Catira (canto e dança) e da Folia de Reis com os Irmãos Floriano e a Orquestra de Violeiros de Anápolis. Também, se apresentaram a Banda Lira de Prata, o cantor Jerominho, a Banda de Música da ALA 2 e, ainda, um show internacional com a DJ Sophia Dalla Voghet.

Programação marcou o evento do Distrito 4530
O pontapé para a abertura da programação da Conferência da Alegria foi dado em um evento público na manhã do dia 31, com a presença do Prefeito Roberto Naves, inaugurando o Marco Rotário e a assinatura do convênio para a manutenção das mudas de Ipê amarelo, plantadas ao longo da Avenida Brasil, numa extensão de seis quilômetros. Cada unidade do Rotary ficará responsável por um trecho, fazendo um trabalho de envolvimento com a comunidade.
Ao longo do dia, houve um encontro no comando da ALA 2; a abertura do Encontrão da Juventude e a encenação da peça teatro “Deixa que eu conto”, com o grupo da Secretaria Municipal de Cultura. A cerimônia de abertura aconteceu no Auditório “Deocleciano Moreira Alves”, que ficou completamente lotado de participantes e convidados especiais. A mesa solene foi composta pela Governadora do Distrito 4530, Margareth Félix da Silva e seu cônjuge, o presidente da equipe da Juventude Distrito 4530, Geraldo Donizetti da Silva; José Ubiracy Silva, representante pessoal do Presidente de Rotary International; Jacques-Michel Moudoute-Bell, Embaixador do Gabão no Brasil e sua esposa a Embaixatriz Julie-Pascalle Moudoute-Bell; Roberto Naves, Prefeito Municipal e o Vice, Márcio Cândido; Antônio Henrique Barbosa de Vasconcelos, Training Leader de Rotary International; William Leyser O’Dwyer, representante do Governador José Éliton e ex-Governador do Distrito 4530; Hugo Da Cruz Dórea, coordenador da Fundação Rotária da Zona 22-B e Ex-Governador do Distrito 4390; Gercy Joaquim Camêlo, Presidente do Conselho de Governadores do Distrito 4530 e sua esposa Lásara Helena Leão Camêlo; Cel. Aviador Antônio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, Comandante da ALA 2; José Marques Zago, Vice-Governador do Distrito 4530; Raimundo Nonato Coelho Rodrigues, Presidente do Rotary Club Goiânia Anhanguera; Luiz Fernando de Menezes Souza, representante Distrital de Rotaract Distrito 4530.
No segundo dia do evento, ocorreram duas sessões plenárias e uma sequência de palestras e debates. Na parte da tarde, no dia 1º houve a entrega de premiações e reconhecimentos “Paul Harris” e a apresentação da 105ª Convenção Internacional de Rotary de Toronto-Canadá. No dia 2, aconteceu a terceira plenária, bem como a apresentação do programa de intercâmbio de jovens. O padre Natalino levantou a plateia presente ao fazer uma abordagem sobre família. Na sequência, o Governador eleito (2018-2019) e o indicado (2019-2020) fizeram as suas respectivas apresentações, seguindo-se, a partir daí, outros pontos protocolares do encontro. A programação encerrou-se com um jantar dançante animado pela Banda Ciclone.

Autor(a): Claudius Brito

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Bolsa Cultura abre vagas para diversas especialidades

12/07/2018

Estão abertas, até o dia 27 deste mês, inscrições para o programa Bolsa Cultura para vagas no Corpo de Baile do Teatro M...

Bolsa Cultura abre vagas para diversas especialidades

12/07/2018

Estão abertas, até o dia 27 deste mês, inscrições para o programa Bolsa Cultura para vagas no Corpo de Baile do Teatro M...

Detentos de Goiás vão ter salas de aulas à disposição

12/07/2018

A coordenadoria do Centro de Apoio Operacional da Educação promoveu reunião com o Programa de Fortalecimento do Ensino Not...

Detentos de Goiás vão ter salas de aulas à disposição

12/07/2018

A coordenadoria do Centro de Apoio Operacional da Educação promoveu reunião com o Programa de Fortalecimento do Ensino Not...