(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Conferência discute melhorias para a saúde pública

Saúde Comentários 03 de julho de 2015

Na conferência são eleitos os delegados para participar da etapa estadual e da 15ª Conferência Nacional de Saúde


A 9º Conferência Municipal de Saúde, etapa da 15ª Conferência Nacional de Saúde, foi realizada em Anápolis, nos dias 1º e 2 (quarta e quinta) últimos, na Estância Park Hotel. Neste ano, o evento reuniu em torno de 200 participantes para debater o tema: “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.


Na abertura da Conferência, estiveram presentes o prefeito João Gomes; o deputado estadual, Carlos Antônio; o promotor e curador da Saúde, Marcelo Henrique dos Santos; o representante do Conselho Nacional de Saúde, Luiz Gonzaga; o representante do Conselho Estadual de Saúde, Neilton Pedro Chaves;  o presidente do Conselho Municipal de Saúde; Francisco Jacob; e o secretário municipal de saúde, Luiz Carlos Teixeira.


As discussões vão dar enfoque à elaboração de propostas e formas de mobilizar e estabelecer diálogos com a população acerca do direito à saúde e sugestões de reformas necessárias. Na conferência serão eleitos os delegados para participar da etapa estadual da 15ª Conferência Nacional de Saúde.


De acordo com o secretário de saúde, Luiz Carlos Teixeira, a expectativa é que durante a Conferência sejam levantadas discussões sobre o funcionamento do SUS em Anápolis para poder elaborar projetos. “Precisamos dizer ao Ministério da Saúde nossas necessidades, mas para isso é necessário entender realmente o que acontece. Qual o motivo de municípios vizinhos, que buscam nossa cidade, não conseguirem cumprir com suas responsabilidades de fazer atenção básica e porque que em algumas contas destinadas a programas específicos sobram dinheiro enquanto falta em outras. Precisamos mostrar para as demais esferas públicas que saúde se pensa de baixo para cima – do municipal ao federal”, falou.


Para o promotor de justiça e curador da saúde, Marcelo Henrique dos Santos, existem dois aspectos importantes em relação à referência. O primeiro é a eleição para os novos conselheiro de saúde que desempenham um papel muito importante junto à Secretaria. O outro, da extração de delegados que levarão o que for discutido na etapa municipal para as etapas Estadual e Nacional. “Nosso Conselho Municipal de Saúde tem apresentado resultados satisfatórios para nossa população e esse evento é o resultado desse trabalho”, disse.


O prefeito João Gomes ressaltou que, apesar dos diversos desafios, existem muitos motivos para comemorar. Ele lembra que o planejamento de sua gestão é voltado para dar mais qualidade de vida à população e a saúde pública é um dos instrumentos fundamentais para que isso ocorra. “Percebemos que quanto mais investimentos, mais somos procurados por municípios vizinhos. Ao mesmo tempo em que isso nos sobrecarrega, nos demonstra que temos dado conta do recado. Estamos entre as melhores cidades do Brasil em aplicabilidade de recursos em saúde e educação”, finalizou.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Obras do Centro Pediátrico 24 horas seguem o cronograma

12/01/2018

A obra do Centro Pediátrico 24h, construída ao lado do Cais Mulher, no Bairro Maracanã, iniciou o ano de 2018 se preparand...

Ambulatório de Queimados registra aumento de demanda

29/12/2017

No Ambulatório de Queimados do Hospital Municipal Jamel Cecílio são atendidos, em média, 80 pacientes por dia, vítimas d...

Casos de AIDS têm aumento de 70% no Município

29/12/2017

O número de pacientes soropositivos para a Aids, teve um aumento de cerca de 70 por centro este ano, comparado aos anos ante...

SAMU promove simulação de acidentes no Parque da Cidade

22/12/2017

Visando capacitar e avaliar a atuação dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Prefeitura...