(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Conferência debate saúde do trabalhador

Cidade Comentários 12 de junho de 2014

Evento contou com participação de dezenas de municípios da região Centro-Norte


A Secretaria Municipal de Saúde/ Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em parceria com os Conselhos Estadual e Municipal de Saúde recebeu diversos municípios da região Centro-Norte, durante a Conferência Macrorregional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que aconteceu nos dias 10 e 11 últimos.
A abertura da Conferência aconteceu na noite da última terça-feira, 10, e contou com a presença do prefeito João Gomes, da primeira-dama Lucimar Gomes, do secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Teixeira; da coordenadora do Cerest, Ana Cláudia Dezzen; do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Venerando de Jesus; do subdelegado Trabalho de Anápolis, Degmar Jacinto Pereira; do coordenador da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador, Geordecí Menezes de Souza; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Jacob Oliveira; do promotor e curador da Saúde no Município, Marcelo Henrique dos Santos; do presidente da Câmara Municipal, Luiz Lacerda, ente outras autoridades.
As palestras, que aconteceram nesta quarta-feira, 11, foram realizadas durante todo o dia na Estância Park Hotel. Mais de 200 pessoas, de toda região Centro-Norte do Estado, participaram com o objetivo de discutir pontos importantes para a elaboração de novas políticas de saúde dos trabalhadores. Essas propostas serão encaminhadas às demais etapas. A estadual que será realizada em Goiânia, de 25 a 27 de junho, e a nacional que acontece em Brasília, entre os dias 10 e 14 de novembro.
Vários palestrantes de destaque nacional foram convidados para falar sobre as questões que envolvem a saúde do trabalhador como: A influência do desenvolvimento econômico; precarização do trabalho; estratégias de saúde; direitos e deveres do trabalhador; responsabilidades das esferas municipais, estaduais e federal; e, principalmente, sobre a efetivação das políticas públicas.
De acordo com a coordenadora do Cerest, Ana Cláudia Dezzen, a Conferência é de extrema importância. “Debatemos junto a outras cidades do Estado, sobre vários assuntos importantes de saúde do trabalhador como notificações, acidentes de trabalho e, principalmente, prevenção”, disse.
A conselheira de saúde de Nerópolis, Márcia Rodrigues, acredita que o melhor que a saúde pública voltada para o trabalhador pode oferecer está em Anápolis. “Anápolis é referência. Buscamos levar, para nosso município, exemplos de uma saúde atuante e séria como essa. São ações extremamente positivas para construir uma saúde cada vez melhor”, falou.
Os presidentes dos conselhos Estadual, Venerando de Jesus Leme, e Municipal, Francisco Jacob Oliveira, acreditam que o processo deve contribuir para melhorar a qualidade de vida do trabalhador. “Nós queremos propostas que venham agregar e que possam contribuir com a saúde do trabalhador. Com mais vigilância de trabalhos insalubres e mais alertas sobre os direitos dos trabalhadores”, garantiu Venerando. Segundo Francisco, a ideia é reforçar aquilo que já está em desenvolvimento em Anápolis. “Vamos abordar e discutir temas que são reflexos da atualidade vivida por nossos trabalhadores. Também desejamos fortalecer a participação dos trabalhadores na criação dessas políticas públicas”, acrescentou.
De acordo com o prefeito João Gomes, a cidade é referência na geração de emprego e renda e, também, quando o assunto é saúde do trabalhador. “A saúde do trabalhador é uma política pública importante da qual somos exemplo. Temos uma preocupação com a formação e capacitação do trabalhador e, principalmente com a saúde do mesmo”, concluiu.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Anápolis tem novos comendadores

20/07/2017

A Comenda “Gomes de Sousa Ramos”, maior honraria instituída pelo Município, foi entregue a personalidade de diversos se...

Monumentos históricos de Anápolis completam 60 anos

13/07/2017

Ignorados por grande parte da população e, até, pelas autoridades governamentais, dois monumentos que ficam no centro de A...

Câmara Municipal de Anápolis vai ter seu hino oficial em breve

15/06/2017

O vereador Teles Júnior (PMN) informou, durante o uso da tribuna, na sessão ordinária da última segunda-feira,12, que pro...

Presidente da UVG defende 13º e férias para os vereadores

09/06/2017

Em visita à Câmara Municipal de Anápolis, na manhã da última quarta-feira,07, o Presidente da União dos Vereadores de G...