(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Conferência debate saúde do trabalhador

Cidade Comentários 12 de junho de 2014

Evento contou com participação de dezenas de municípios da região Centro-Norte


A Secretaria Municipal de Saúde/ Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em parceria com os Conselhos Estadual e Municipal de Saúde recebeu diversos municípios da região Centro-Norte, durante a Conferência Macrorregional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que aconteceu nos dias 10 e 11 últimos.
A abertura da Conferência aconteceu na noite da última terça-feira, 10, e contou com a presença do prefeito João Gomes, da primeira-dama Lucimar Gomes, do secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Teixeira; da coordenadora do Cerest, Ana Cláudia Dezzen; do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Venerando de Jesus; do subdelegado Trabalho de Anápolis, Degmar Jacinto Pereira; do coordenador da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador, Geordecí Menezes de Souza; do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Jacob Oliveira; do promotor e curador da Saúde no Município, Marcelo Henrique dos Santos; do presidente da Câmara Municipal, Luiz Lacerda, ente outras autoridades.
As palestras, que aconteceram nesta quarta-feira, 11, foram realizadas durante todo o dia na Estância Park Hotel. Mais de 200 pessoas, de toda região Centro-Norte do Estado, participaram com o objetivo de discutir pontos importantes para a elaboração de novas políticas de saúde dos trabalhadores. Essas propostas serão encaminhadas às demais etapas. A estadual que será realizada em Goiânia, de 25 a 27 de junho, e a nacional que acontece em Brasília, entre os dias 10 e 14 de novembro.
Vários palestrantes de destaque nacional foram convidados para falar sobre as questões que envolvem a saúde do trabalhador como: A influência do desenvolvimento econômico; precarização do trabalho; estratégias de saúde; direitos e deveres do trabalhador; responsabilidades das esferas municipais, estaduais e federal; e, principalmente, sobre a efetivação das políticas públicas.
De acordo com a coordenadora do Cerest, Ana Cláudia Dezzen, a Conferência é de extrema importância. “Debatemos junto a outras cidades do Estado, sobre vários assuntos importantes de saúde do trabalhador como notificações, acidentes de trabalho e, principalmente, prevenção”, disse.
A conselheira de saúde de Nerópolis, Márcia Rodrigues, acredita que o melhor que a saúde pública voltada para o trabalhador pode oferecer está em Anápolis. “Anápolis é referência. Buscamos levar, para nosso município, exemplos de uma saúde atuante e séria como essa. São ações extremamente positivas para construir uma saúde cada vez melhor”, falou.
Os presidentes dos conselhos Estadual, Venerando de Jesus Leme, e Municipal, Francisco Jacob Oliveira, acreditam que o processo deve contribuir para melhorar a qualidade de vida do trabalhador. “Nós queremos propostas que venham agregar e que possam contribuir com a saúde do trabalhador. Com mais vigilância de trabalhos insalubres e mais alertas sobre os direitos dos trabalhadores”, garantiu Venerando. Segundo Francisco, a ideia é reforçar aquilo que já está em desenvolvimento em Anápolis. “Vamos abordar e discutir temas que são reflexos da atualidade vivida por nossos trabalhadores. Também desejamos fortalecer a participação dos trabalhadores na criação dessas políticas públicas”, acrescentou.
De acordo com o prefeito João Gomes, a cidade é referência na geração de emprego e renda e, também, quando o assunto é saúde do trabalhador. “A saúde do trabalhador é uma política pública importante da qual somos exemplo. Temos uma preocupação com a formação e capacitação do trabalhador e, principalmente com a saúde do mesmo”, concluiu.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Oposição e situação criam embate por situação do PETI

19/04/2017

Ao usar a tribuna na sessão de quarta-feira ,19, o vereador Antônio Gomide (PT) falou sobre a necessidade de a gestão muni...

Caixa equilibrado foi a maior conquista, avalia Roberto Naves

12/04/2017

Numa entrevista coletiva, com a presença de quase todos os membros de seu secretariado e de vários vereadores, o Prefeito R...

Prefeitura anuncia revitalização do Mercado Municipal em curto prazo

07/04/2017

O Mercado Municipal “Carlos de Pina” é um dos principais pontos turísticos da cidade e também um local tradicional de ...

Alvará de funcionamento terá rigorosa fiscalização na Cidade

23/03/2017

A Divisão de Fiscalização e Posturas vai desencadear, no início de abril, uma intensa e rigorosa fiscalização em todos ...