(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Comunidade e poder público realizam ação ambiental

Meio Ambiente Comentários 29 de novembro de 2013

Mais de mil mudas de várias espécies nativas foram plantadas em uma área do Bairro Anápolis City


Na última quinta-feira,28, foi realizada em Anápolis a 6ª edição do projeto Carbono Neutro, desenvolvido pela Polícia Federal, com apoio da Prefeitura, Porto Seco e outros parceiros. A iniciativa que visa a compensação ambiental dos gases poluentes decorrentes das atividades desenvolvidas pela corporação.
Foram plantadas mais de 400 mudas na Avenida S-Quatro - Qd. 68, localizada no Bairro Anápolis City. As mudas foram doadas pela Prefeitura de Anápolis por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Estiveram presentes: o Superintendente da Polícia Federal em Goiás, Delegado Geraldo Scarpellini; o Delegado da PF Santos, responsável pelo projeto em Anápolis; o Superintendente do Porto Seco Centro Oeste, Edson Tavares; o Vice-Prefeito, João Gomes; o Secretário de Meio Ambiente Francisco Costa; a Secretária de Educação, Virgínia Melo; além de outras autoridades que foram representando diversas entidades.
Segundo o superintendente da aduaneira, Edson Tavares, a ação integra a política de responsabilidade sócio-ambiental do Porto Seco. “Com o plantio dessas mudas, esperamos conscientizar as novas gerações do impacto que o homem causa ao meio ambiente e o que se pode fazer para compensar esses danos”, ressaltou. Assim sendo, Mais de 50 crianças de 10 a 14 anos da Escola Municipal Walmir Bastos foram convidadas para realizar o plantio e para se comprometerem a fiscalizar o crescimento de cada mudinha.
Além do caráter educativo-ambiental, o evento de Anápolis também contou com ações de entretenimento para os participantes, com a colaboração da Escola Viva as crianças puderam se divertir e também se deliciar com pipocas e algodão doce distribuídos pelo Porto Seco Centro Oeste, que também criou um novo canal de comunicação para que as crianças possam dar sugestões e enviar seus relatórios do estado das mudinhas. Por meio do e-mail meioambiente@portocentrooeste.com.br, será possível também que a população entre em contato para dar sugestões de ações que possam contribuir com a preservação do meio ambiente.

Parcerias
No ultimo dia 23, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) realizou uma grande ação de plantio de árvores, em extensa área urbana no Bairro Anápolis City, com a participação de moradores, oficiais e soldados da BAAN, escoteiros, equipe da SEMMA e apoio do jornal CONTEXTO. Mais de 1000 mudas de ipês de variadas cores, mogno, peroba branca, bálsamo, oiti, ingazeiro e amoreira foram plantadas, fortalecendo a consciência de que o meio ambiente é um patrimônio público e sua defesa, é um direito e dever de todos os cidadãos.
A SEMMA dispõe de um serviço permanente de distribuição de mudas à população, com o propósito de estimular a arborização urbana na cidade, através do plantio de árvores em calçadas e quintais. São oferecidas orientações aos interessados sobre os cuidados e manejo adequado das árvores, pois um plantio realizado sem planejamento, com espécies não indicadas ao meio urbano ou feito com técnicas inadequadas, podem acarretar em diversas situações de transtornos futuros à SEMMA e ao próprio cidadão, como casas trincadas, infiltrações, calçadas quebradas e o comprometimento da saúde da árvore.



Como cuidar de sua árvore
- Nas primeiras semanas, pela manhã ou ao final do dia deve-se regar dia sim dia não, mais sem excesso, até que surjam as primeiras novas folhas. Estas folhinhas indicam que a muda está “pegando”. Nos primeiros dois anos é recomendável que se faça a rega, em especial nos meses sem chuva.
- Os brotos laterais e na base da muda devem ser periodicamente removidos, para que ela tenha mais força. Isto ajuda na formação de árvore, evitando que se torne um arbusto e prejudique a passagem de pedestres quando plantada em calçada.
- De tempos em tempos, acrescentar um pouco de composto orgânico em volta da planta (coroa), isso deixará a jovem árvore mais bonita e saudável, acelerando seu desenvolvimento



O que não fazer com sua árvore
- Não cimente o colo da árvore. Isso prejudica a saúde do tronco e das raízes.
- Não pregue placas nas árvores. Isso danifica seu troco e abre caminho para o desenvolvimento de doenças.
- Não fixe luzes de Natal com pregos nos trocos e galhos das árvores. Isso prejudica seu desenvolvimento e pode causar doenças, ocasionando até mesmo a morte da árvore.
- Não pinte o tronco das árvores. Isso dificulta a respiração do tronco e possibilita o desenvolvimento de doenças.
- Tenha muito cuidado ao fazer a aplicação de fertilizante na árvore. Oriente-se de como fazer corretamente e qual o produto adequado para a planta.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Meio Ambiente

Poluição de nascentes é denunciada na Câmara

09/11/2017

O vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB) denunciou a poluição de nascentes localizadas nas proximidades da Avenida Brasil No...

Erosões comprometem o solo e a água potável do Município

28/09/2017

O acelerado processo de erosões em Anápolis compromete, não apenas, o solo, mas, também, todas as bacias hidrográficas e...

Limpeza preventiva de córregos

14/09/2017

Os córregos se contorcem diante do assoreamento que desidrata os cursos d’água nesse momento de estiagem. Mas para evitar...

Queimadas em vegetações e plantações estão têm registro de incidência na região de Anápolis

10/08/2017

Embora já se esteja em um período que favorece a sua ocorrência, a estação da seca ainda não provocou este ano grandes ...