(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Composição muda com eleição de deputados a prefeituras

Política Comentários 21 de dezembro de 2012

O vereador eleito de Anápolis, Valdair de Jesus, poderia assumir uma cadeira no legislativo goiano, mas vai ficar com a vaga na Câmara Municipal


A partir do dia 1º de janeiro de 2013, seis deputados deixarão o Poder Legislativo para assumir a função de prefeito, vez que foram eleitos em outubro passado. Os parlamentares que obtiveram vitória nas urnas são: Jardel Sebba (PSDB), em Catalão; Jânio Darrot (PSDB), em Trindade; Evandro Magal (PP), em Caldas Novas; Cristóvão Tormin (PSD), em Luziânia; Hildo do Candango (PTB), em Águas Lindas de Goiás; e Misael Oliveira (PDT), em Senador Canedo.
Com a eleição de seis deputados para prefeituras de municípios goianos, mudanças ocorrerão na atual composição da Assembleia Legislativa. A partir de 1º de janeiro, quando os eleitos assumirem seus cargos, acontecerá a efetivação de cinco novos nomes e de Talles Barreto (PTB), que já exerce mandato como suplente.
Do PSDB, vão assumir o cargo o segundo e quarto suplentes da coligação governista na Assembleia Legislativa, Nédio Leite e Júlio da Retífica. O vereador Simeyzon Silveira (PSC) vai ocupar a cadeira do deputado Misael Oliveira (PDT). Simeyzon é o primeiro suplente do PSC, que fez coligação com o PDT e o PRP na eleição proporcional de 2010.
Com as vitórias de Cristóvão Tormin e Hildo do Candango, no Entorno de Brasília, fica garantida a efetivação do primeiro suplente, Talles Barreto, que já está no exercício do mandato em razão do aproveitamento do deputado Henrique Arantes na Secretaria Estadual da Cidadania; e também efetiva o segundo suplente Frei Valdair de Jesus, representante de Anápolis, ambos petebistas.
Como Frei Valdair optou pela cadeira de vereador na Câmara Municipal de Anápolis, vai assumir mandato na Assembleia o terceiro suplente do partido, Marlúcio Pereira, que teve essa condição confirmada pela Justiça Eleitoral.
Vale ressaltar que Cristóvão Tormin elegeu-se deputado pelo PTB, mas filiou-se ao PSD em setembro de 2010. Para efeito de posse na Assembleia Legislativa, prevalece o entendimento do TSE de que o suplente beneficiado é do partido de origem – no caso, o PTB.
Ex-secretário de Articulação Política (no governo de Alcides Rodrigues), o suplente Ney Nogueira, do PP, vai assumir mandato na Assembleia Legislativa, em razão da vitória de Magal em Caldas Novas.

Suplentes
Confirmadas as vitórias dos deputados Jânio Darrot, em Trindade, e Jardel Sebba, em Catalão, ambos do PSDB, além do primeiro suplente do DEM, Itamar Barreto, em Formosa, abre-se espaço para a posse do segundo e quarto suplentes da coligação governista na Assembleia, todos tucanos: Nédio Leite e Júlio da Retífica.
Representante de Jaraguá, no Vale do São Patrício, Nédio Leite obteve 23.500 votos na eleição de 2010, tendo ficado na segunda suplência, abaixo de Itamar Barreto.
Já o suplente Júlio da Retífica, hoje secretário extraordinário do governador Marconi Perillo, somou 20.066 votos e vai representar o município de Porangatu, na região Norte.
Apesar de ter sido derrotado na disputa pela Prefeitura de Goiânia, o vereador Simeyzon Silveira (PSC) vai assumir a cadeira de Misael Oliveira, que saiu vitorioso na eleição para a Prefeitura de Senador Canedo.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Política

Vereadores cobram a liberação do “novo” presídio

12/10/2017

Na reunião mensal de delegados regionais de fiscalização e gerentes da Receita, prevista para segunda-feira, dia 9, a Supe...

Câmara Municipal instala frente parlamentar de segurança

12/10/2017

Foi criada na última terça-feira, 10, a Frente Parlamentar de Segurança Pública, uma iniciativa do vereador Pastor Elias ...

Mais de 90% do eleitorado goiano está no sistema de biometira

05/10/2017

O Projeto de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral já superou o percentual de 90% do eleitorado de Goiás. O res...

Fundo de R$ 1,7 bi valerá para 2018

05/10/2017

O Plenário do Senado aprovou no início da tarde desta quinta-feira (5) o PLC 110/2017, que regulamenta a distribuição de ...