(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Como comprar o cachorro de estimação certo?

Geral Comentários 21 de fevereiro de 2013

Saber qual raça é mais adequado para a sua realidade é um desafio. O tamanho adequado do bicho, e o preço, estão entre os principais itens a serem observados na hora de escolher o animal.


A pessoa chega em casa e encontra os móveis virados pelo avesso e vê seu cachorro agindo como se não tivesse feito nada. Ele pesa 40 quilos, ocupa muito espaço e o lugar onde ela mora, mal cabe a família. Talvez ela tenha escolhido a raça errada. “A pessoa depois frustra, porque escolheu um cachorro que não é o ideal para o ambiente que ela quer e, aí, depois tem que se desfazer desse animal, pois está apresentando problemas e causando dificuldades. E, aí, não é porque o animal seja complicado. É por que a escolha não foi correta”, afirmou o médico veterinário Marcelo Barbosa da Silva.

A raça labrador é um exemplo que não deve ser adquirida por quem mora em apartamento. “Logo ele começa a ficar agitado... começa a bater nas coisas, por que ele tem energia para consumir, mas é um cão de grande porte. E, nem sempre, o proprietário tem condições de descer com esse cão duas vezes por dia para passear lá fora, para ele gastar energia”, explicou o especialista. Um dos problemas ao se adquirir um cão, segundo o veterinário Marcelo Barbosa é que “a maioria compra porque é bonitinho ou compra porque o filho pede”.

Isso pode gerar conflitos quanto a quem vai cuidar do cão e trazer problemas de saúde para a família, quando o animal é mal cuidado. Segundo Marcelo, “tem uma série de zoonoses” como bicho geográfico; leptospirose, brucelose e raiva. Algumas doenças podem ser passadas do cão para o homem e do ser humano para o bicho. “Você deve procurar o profissional antes de adquirir o animal, ter as informações das raças, ver qual raça cabe na sua realidade, tanto de ambiente como financeira, para você então não ter surpresas desagradáveis depois”, afirmou o veterinário.

O estado de estresse do cachorro pode trazer problemas físicos também, como no caso da lambedura psicogênica, como explica Marcelo Barbosa da Silva: “Ele começa a lamber uma determinada parte no corpo, e vai lambendo até virar ferida. Isso é um estresse, isso mostra que o cão está estressado, que ele precisa queimar energia, ele precisa andar. Mas, ele está confinado. E, aí ele tem energia para queimar, mas ele não tem espaço. Então ele começa a fazer essa atitude, que é um vício”. Nesse caso, a rotina do animal deve ser alterada para tratar a doença.

Curiosidades
A Confederação Brasileira de Cinofilia possui um registro de tipos de cães que existem. Há, segundo a entidade, onze grupos de raças de cachorros distintas. Algumas delas são conhecidas:

Old English Sheepdog: dócil e de caráter igual. Corajoso, fiel e confiável; não é, de forma alguma, tímido ou agressivo se não for provocado.

Bóxer: Ele é dócil no meio familiar, mas desconfiado com estranhos. Alegre e afetuoso na brincadeira, contudo destemido quando a situação é seria.

Shih Tzu: inteligente, ativo e alerta. Carinhoso e independente.

Poodle: cão reconhecido por sua fidelidade, apto a aprender e a ser treinado, o que faz dele um cão de companhia particularmente agradável.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cinofilia.

Autor(a): Felipe Homsi

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Prefeitura vai contratar OS para promover os eventos natalinos

12/10/2017

A Prefeitura está lançando edital de chamamento público para seleção e posterior estabelecimento de Termo de Colaboraç...

Anápolis tem 1ª Olimpíada Digital de Matemática

12/10/2017

A Prefeitura de Anápolis, através da Secretaria Municipal de Educação, promove a 1ª Olimpíada Digital de Matemática. O...

Pesquisa retrata infância em Goiás

12/10/2017

O Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan)...

Fisco flagra transporte com notas irregulares

12/10/2017

A equipe do Comando Volante da Delegacia Regional de Fiscalização de Anápolis flagrou na última terça-feira,10, dois cam...