(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Comerciantes querem ampliação de vagas

Cidade Comentários 03 de junho de 2016

Movimento liderado pelo comerciante Carlos Alcântara reivindica também implantação de sistema que proporcione maior fluidez na circulação de veículos


Preocupado com a queda nas vendas por causa do agravamento da crise e o aumento do desemprego, o comerciante Carlos Alcântara está liderando um movimento entre os lojistas de Anápolis na tentativa de sensibilizar o prefeito João Gomes para que seja ampliado o número de vagas de estacionamento na área central da cidade e também a implantação de um sistema de trânsito que proporcione maior fluidez na circulação de veículos.
“Anápolis enfrenta hoje uma situação delicada, por ser uma cidade centralizada e com grande quantidade de estabelecimentos comerciais em sua área central, o que acaba provocando, como consequência, um grande fluxo de veículos”, disse Carlos Alcântara destacando que hoje os comerciantes, além de serem afetados pela grave crise econômica do País, passaram a sentir também reflexos negativos nas vendas ainda maiores, devido à escassez de vagas para estacionamento de veículos nas ruas do centro, segundo ele, uma situação que acaba afastando clientes.
O comerciante atribui a estes fatores o fechamento de muitas lojas na área central. Segundo ele, este fato é visivelmente verificado em uma rápida passagem pela área central, onde dezenas de lojas foram fechadas, permanecendo nesta situação já há alguns meses. “A falta de estacionamento agrava esta situação porque tira o interesse do comerciante na locação de um imóvel comercial na área central”, acrescentou Carlos Alcântara para quem é necessária a adoção de providências urgentes para que a situação seja revertida.
Abaixo-assinado
“Por isso, estamos providenciando um abaixo assinado para ser entregue ao prefeito João Gomes, solicitando a ele mais atenção a essa grave questão e também para com os comerciantes afetados com a falta de estacionamento, considerando que a grande maioria é responsável pelo sustento de inúmeras famílias”, disse o líder do movimento. Ele revelou que no documento que será entregue ao prefeito é solicitada a regularização do estacionamento rotativo nas ruas Barão do Rio Branco, 15 de Dezembro, Engenheiro Portela, Barão de Cotegipe e 14 de Julho.
O documento pede também ao prefeito João Gomes, segundo Carlos Alcântara, como sugestões apresentadas pelos comerciantes, uma melhor organização das áreas de estacionamento, com a demarcação de vagas para cada veículo como forma de evitar que um único carro ocupe mais de uma vaga. Os comerciantes querem também que o estacionamento de motos seja ampliado, o retorno da Guarda Mirim por acreditarem que, além de gerar emprego para adolescentes, facilita aos motoristas a aquisição de talões ou de folhas avulsas de estacionamento rotativo pago, para evitar, como ocorre hoje, que as pessoas percam tempo à procura de postos de vendas.
Os comerciantes pedem ainda uma fiscalização mais eficiente da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) no uso da área azul. “É preciso ainda que seja implantada uma política educativa para instruir os motoristas que não tiverem como destino o centro da cidade o uso de rotas alternativas, sem passar pelas vias centrais, visando desafogar o trânsito de veículos para quem precisa ir até o centro”, acrescentou Carlos Alcântara revelando que espera reunir cinco mil assinaturas no abaixo assinado que será entregue ao prefeito, solicitando-lhe estas benfeitorias no trânsito.
Multas
Funcionário de uma loja de departamento na área central, o gerente Luiz Aparecido Soares afirma que hoje muitas pessoas de municípios circunvizinhos que vêm a Anápolis aos finais de semana para fazer suas compras no comércio da área central, passaram a procurar outros setores da cidade devido a falta de vagas para estacionar seus veículos e com receio de serem multadas por fiscais da CMTT. “Eu mesmo já tive meu carro autuado 15 vezes desde o início do ano”, conta Luiz Soares admitindo que destaca várias folhas do talão da área azul quando coloca seu veículo em estacionamento rotativo pago.
Segundo ele, as multas foram aplicadas porque o tempo de uso em estacionamento da área azul é de apenas uma hora. “Como não posso deixar o local de trabalho apenas para trocar o bilhete da área azul, já fui multado várias vezes por essa razão. Luiz Soares afirma que as vezes os fiscais da CMTT fica mais de um mês sem fiscalizar a área azul, “mas quando eles aparecem a aplicação de multas é generalizada”.
O gerente da loja de departamento acha que as vagas de estacionamento precisam ser demarcadas para que seus espaços sejam mais bem aproveitados, que a CMTT deveria facilitar a venda de talões de área azul e que é preciso aumentar as áreas de estacionamento exclusivo de motos, mas com a contrapartida de proibir que veículos de duas rodas estacionem em espaços destinados a carros. Ele defende ainda a implantação de uma política de reeducação para os fiscais da CMTT, afirmando que hoje a maioria trata mal os condutores de veículos, são arrogantes e praticam abuso de autoridade. “É preciso melhorar a relação destes fiscais com os condutores de veículos”, defende Luiz Soares.

Autor(a): Ferreira Cunha

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Anápolis tem novos comendadores

20/07/2017

A Comenda “Gomes de Sousa Ramos”, maior honraria instituída pelo Município, foi entregue a personalidade de diversos se...

Monumentos históricos de Anápolis completam 60 anos

13/07/2017

Ignorados por grande parte da população e, até, pelas autoridades governamentais, dois monumentos que ficam no centro de A...

Câmara Municipal de Anápolis vai ter seu hino oficial em breve

15/06/2017

O vereador Teles Júnior (PMN) informou, durante o uso da tribuna, na sessão ordinária da última segunda-feira,12, que pro...

Presidente da UVG defende 13º e férias para os vereadores

09/06/2017

Em visita à Câmara Municipal de Anápolis, na manhã da última quarta-feira,07, o Presidente da União dos Vereadores de G...