(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Combatentes da dengue premiados

Geral Comentários 28 de junho de 2018

Prefeitura conclama comunidade para continuar mobilização


Em 2017, foi constatada uma redução de 81% dos casos confirmados de dengue em Anápolis, em comparação ao ano anterior. E não parou por aí. Até junho de 2018, houve uma queda de 10% em cima dos índices apresentados no ano passado. Para alcançar esse número de 83% de queda em 18 meses, foi feito um trabalho conjunto que envolveu a Prefeitura e diversos agentes de saúde e sociais, como igrejas, clubes de serviço, associações e forças de segurança. Para agradecer a todos os participantes da campanha “Anápolis contra a dengue”, a Prefeitura realizou um evento de reconhecimento ao trabalho dos parceiros do município nessa guerra contra o Aedes aegypti, na última terça-feira, 26, no Teatro Municipal.
Além de homenagear quem foi fundamental nessa batalha, a intenção é chamar a atenção para a necessidade de erradicação do mosquito e os malefícios causados pela dengue, pela febre chikungunya e pela zika. E os números apresentados pela Vigilância Epidemiológica continuam comprovando a eficácia da campanha. Em 18 meses foram realizadas cerca de cinco milhões de visitas a imóveis da cidade e eliminados mais de seis mil focos da doença.
Para o prefeito Roberto Naves, este também foi um momento de gratidão a toda equipe da saúde, aos parceiros e aos 716 agentes de Combate às Endemias e Comunitários de Saúde que não medem esforços para executarem seus trabalhos. “Aqui estamos mostrando não só à Anápolis, mas a Goiás e também ao Brasil, que a união de pessoas de bem vence todos os obstáculos. Bastou nos unirmos e trabalharmos em conjunto para alcançar esse resultado”, ressaltou.
O secretário municipal de Saúde, Lucas Leite, fez questão de agradecer aos parceiros e, principalmente aos agentes de Combate às Endemias e Comunitários de Saúde, pelo sucesso da campanha. “São vocês que trabalham nas ruas todos os dias, faça sol ou chuva, e conseguem com responsabilidade reverter essa situação”, destacou.
Os agentes também foram lembrados pelo coordenador operacional do programa Goiás contra o Aedes, tenente-coronel Antônio Carlos Moura. “O mérito são de vocês”, frisou. Ele ainda afirmou que, se todos fizessem o que foi feito em Anápolis, é possível erradicar o Aedes aegypti, mas fez uma ressalva. “Estamos aqui pra comemorar, vencemos a batalha, mas, a guerra vamos vencer no dia a dia, e com o esforço de todos”, pontuou.

Enfretamento
Um dos maiores obstáculos enfrentados no combate à dengue ainda é a falta de conscientização da população. E não é só no cuidado de deixar água parada e demais criadouros do mosquito. Está também na cooperação com os agentes que encontram dificuldades durante as visitas.
“Muitas pessoas não aceitam que entremos em suas casas. Não fazemos abordagem sem identificação, por isso pedimos a compreensão da população nessa luta”, disse a Agente de Combate às Endemias, Neuza Oliveira. A mesma opinião é compartilhada pelo Agente Comunitário de Saúde, Renato Santos. “É fundamental que a comunidade nos enxergue como parceiros e nos ajude a vencer a dengue”, finalizou.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Bolsa Cultura abre vagas para diversas especialidades

12/07/2018

Estão abertas, até o dia 27 deste mês, inscrições para o programa Bolsa Cultura para vagas no Corpo de Baile do Teatro M...

Bolsa Cultura abre vagas para diversas especialidades

12/07/2018

Estão abertas, até o dia 27 deste mês, inscrições para o programa Bolsa Cultura para vagas no Corpo de Baile do Teatro M...

Detentos de Goiás vão ter salas de aulas à disposição

12/07/2018

A coordenadoria do Centro de Apoio Operacional da Educação promoveu reunião com o Programa de Fortalecimento do Ensino Not...

Detentos de Goiás vão ter salas de aulas à disposição

12/07/2018

A coordenadoria do Centro de Apoio Operacional da Educação promoveu reunião com o Programa de Fortalecimento do Ensino Not...