(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Comandante da ALA 2 anuncia sua expansão

Geral Comentários 05 de abril de 2018

Coronel Aviador Mioni, falou sobre os 46 anos da Base Aérea e os projetos futuros


O Comandante da ALA 2 (antiga Base Aérea), Coronel Aviador Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, participou, na última quarta-feira,04, de reunião com empresários na Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia). Na oportunidade, ele falou sobre o transcurso dos 46 anos de implantação da unidade operacional e os projetos futuros que devem quase dobrar o seu tamanho.
À frente da ALA 2 desde janeiro último, o Coronel Mioni já havia servido 11 anos na Base Aérea e, agora, volta para atuar no seu comando, num momento de muitas transformações.
Do ponto de vista histórico, o comandante lembrou que, em 1969, iniciou-se uma disputa para a escolha do local para sediar a base operacional para, dentre outras coisas, atuar na missão de defender a Capital Federal, Brasília. No ano seguinte, a escolha recaiu sobre Anápolis e, dois anos depois, a Base Aérea foi efetivamente implantada.
Conforme disse Coronel Mioni, nestes 46 anos, sempre houve um processo de interação muito grande da Base Aérea com a sociedade, inclusive, em projetos sociais importantes. Além disse, a unidade da Força Aérea também teve e tem uma contribuição relevante no aspecto econômico do Muncípio.
Este ano, conforme foi antecipado na edição anterior do Jornal Contexto, a ALA 2 começa a receber as primeiras aeronares multiuso KC-390, produzidas pela Embraer, que vão ser utilizadas em diversas missões, como, por exemplo, o reabastecimento de aeronaves no ar; combate a incêndios; ressuprimento de materiais, dentre outras. “É uma aeronave versátil e que vai dar um salto operacional muito grande para a Força Aérea”, comemora o Coronel Mioni, destacando que a ALA 2 deve receber um total de 16 aeronaves.
Em relação aos caças Gripen, o comandante disse que a chegada da aeronave está prevista para 2021. Ele adiantou que equipes brasileiras já estão trabalhando na Suécia junto à empresa fabricante, a Saab. A partir da oitava aeronave, a produção vai ser transferida para o Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). Ao todo, o governo brasileiro está adquirindo 36 aviões.
Com a ampliação, a Base Aérea deverá dobrar de capacidade. O comandante confirmou os projetos de dois novos prédios na Vila dos Oficiais com 48 moradias e na Vila dos Suboficiais, outras 96 novas moradias. Tudo isso, avaliou, terá um grande impacto na economia local.

PARCERIA
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), Anastácios Apostolos Dagios lembrou que a entidade teve uma participação de destaque na história da Base Aérea, inclusive, cedendo espaço em seu prédio para que a corporação pudesse realizar alguns trabalhos. “São parceiros importantes da sociedade e da Acia”, ressaltou o presidete, acrescentando que a Base Aérea está também integrada ao projeto do Comdefesa-GO, que visa a implantação de um polo de atração de investimentos na área de defesa e segurança. “Isso tudo começou, justamente, com essa movimentação para a vinda dos caças Gripen”, pontuou Anastácios Apostolos, observando que a parceria com a ALA 2 é fundamental dentro do processo de desenvolvimento econômico da região.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

UniEVANGÉLICA - Seminários destacam direitos da pessoa com deficiência

20/09/2018

Foi promovido nesta semana na UniEVANGÉLICA o Seminário dos Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, uma iniciativa d...

Regulamenta lei que proíbe fabricação e uso do cerol

20/09/2018

O governo de Goiás editou o Decreto n° 9.316, de 18 de setembro de 2018, que regulamenta a Lei n° 17.700/2012, que dispõe...

Comarca de Anápolis fica de fora do plano para a expansão de novas varas

20/09/2018

A Comarca de Anápolis ficou de fora da primeira fase do plano de reestrutura judiciária, definido pela Lei 20.254/18, que d...

Vereador destaca do Dia do Vicentino

20/09/2018

Em discurso no pequeno expediente, durante a sessão ordinária da última quarta-feira,19, o vereador Lisieux José Borges (...