(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Colégios militares oferecem 500 vagas em suas três unidades

Educação Comentários 14 de setembro de 2017

Em todos o Estado de Goiás, o número de vagas ofertadas pelas 33 das 36 unidades é de mais de 5,6 mil. Inscrição vai até 20 de outubro próximo


Os Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMGs) oferecem um total de 5.694 vagas para o ingresso de novos alunos, nos ensinos médio e fundamental, em 2018. As vagas estão distribuídas em 33 das 36 unidades dos colégios militares existentes em todo o Estado e serão preenchidas mediante sorteio. Metade delas, 2.847 vagas, são destinadas aos dependentes legais de militares do Estado de Goiás e a outra metade será concedida a dependentes da sociedade civil. São 3.540 vagas para o ensino fundamental e 2.154 vagas para o ensino médio.
Em Anápolis, conforme o edital para o ingresso de novos alunos das unidades dos colégios militares, serão abertas um total de 500 vagas, sendo a metade delas reservadas aos dependentes de militares e a outras aos dependentes de civis. As três unidades existentes no Município ofertarão vagas.
No Colégio da Polícia Militar “Dr. Cezar Toledo”, estão sendo ofertadas 260 vagas. São 120 para o 6º ano do Ensino Fundamental, no período vespertino e 140 vagas para a 1ª Série do Ensino Médio, no período noturno. No Colégio da Polícia Militar Polivalente “Gabriel Issa”, estão sendo ofertadas 140 vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental, no período vespertino. E, no Colégio da Polícia Militar “Arlindo Costa”, estão sendo ofertadas 100 vagas no total, sendo 60 para o 6º ano do Ensino Fundamental, no período vespertino e 40 vagas para a 1ª Série do Ensino Médio, no período noturno. Em todos os casos, as vagas são divididas meio a meio entre dependentes de militares e dependentes de civis.
Jovens que estão fora da escola e que pretendem voltar a estudar também poderão se candidatar, bem como estudantes com deficiência. Os colégios militares possuem um caráter inclusivo, conforme explica o tenente-coronel Anésio Barbosa da Cruz Júnior, responsável pelo Comando de Ensino da Polícia Militar de Goiás.
Não serão feitas inscrições por internet ou telefone. Os interessados em concorrer a essas vagas oferecidas deverão efetuar a inscrição apenas, presencialmente, na própria unidade em que desejam estudar, a partir de segunda-feira, dia 18 de setembro. As inscrições seguem abertas até 20 de outubro e poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das oito da manhã às cinco da tarde. Só será admitida uma inscrição por aluno.
Para se inscrever o candidato deverá apresentar cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade; cópia da carteira de identidade do responsável legal e declaração escolar de que está cursando a série anterior à pretendida. Candidatos que pretendem estudar no período noturno, no ato da inscrição, deverão apresentar comprovante de que trabalham durante o dia.

Sorteio
O sorteio está previsto para as 9 horas do dia 26 de outubro e acontecerá simultaneamente em todas as unidades que oferecem vagas. Todos os candidatos regularmente inscritos concorrerão às vagas, independente da presença dele ou de seus pais ou responsáveis durante o sorteio. A lista dos candidatos contemplados será divulgada, logo após a realização do sorteio, e afixada na unidade onde o mesmo foi realizado.
Os candidatos deverão ficar atentos aos prazos. A matrícula dos contemplados no sorteio será realizada exclusivamente de 08 a 10 de janeiro de 2018, no CEPMG em que o candidato realizou a inscrição. A matrícula desses estudantes não será admitida após esse prazo.
De acordo com tenente-coronel Anésio Barbosa, em 2018 o projeto de ensino militar em Goiás completará 20 anos. “Pretendemos comemorar essas duas décadas do projeto identificando as melhores práticas pedagógicas realizadas ao longo desse período, e intensificando a prática das ações que vem dando certo. Vamos implementar atividades que contribuam cada vez mais para o desenvolvimento e aprimoramento do ensino militar em Goiás”. (Com informações do site: www.goiaagora.go.gov.br)

Autor(a): Claudius Brito

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Educação

Ciências Ambientais - UniEVANGÉLICA tem aula inaugural do Mestrado e Doutorado da matéria

22/03/2019

O Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA dá mais um passo importante para se transformar em uma universidade....

FAEG Jovem leva horta comunitária a escola pública

22/03/2019

No dia 18 último, o grupo Faeg Jovem, da Federação da Agricultura do Estado de Goiás, esteve pela manhã na Escola Munici...

Saúde na Escola conta com 100% de adesão em Goiás

15/03/2019

Os 246 municípios goianos se cadastraram no Programa Saúde na Escola com apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás ...

Institutos Federais vão formar novos agentes digitais

07/03/2019

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) terão até 29 de março para aderir ao Programa Nacional d...