(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Colégio Militar Cezar Toledo obtém segunda melhor nota no Ideb do País

Educação Comentários 15 de setembro de 2016

Em sua primeira participação no Ideb, meta do colégio era alcançar nota média de 6.3 pontos até 2.021. Mas foi superada neste e nos anos seguintes, ultrapassando a média de países do primeiro mundo


Conhecido pelo bom desempenho de seus alunos nos vestibulares realizados em faculdades públicas e privadas de vários estados do País, o Colégio da Polícia Militar “Cezar Toled” conquistou mais um grande feito. Na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente ao ano de 2015, o Colégio, que funciona no Bairro Alexandrina, em Anápolis, alcançou a segunda maior nota do Brasil.
A unidade alcançou média de 7.2, referente às séries finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, repetindo em 2015 os bons resultados alcançados no Ideb de anos anteriores, quando conquistou o primeiro lugar entre todas as unidades de ensino da rede estadual. Realizado de dois em dois anos, o Ideb mede a qualidade do aprendizado no País e estabelece metas para a melhoria do ensino. Ele funciona como indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação pela população, oferecendo-lhe dados concretos sobre os quais a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.
“A média de 7.2 alcançada pelo nosso colégio é superior à de país de primeiro, onde a média é de 6.0”, comemora o comandante e diretor do Colégio Militar “Cezar Toledo”, tenente-coronel Edmilson Pereira de Araújo, revelando que desde quando a unidade participou pela primeira vez do Ideb a meta estabelecida pela sua direção era alcançar a média de 6.3 até 2021.
Entretanto, essa média foi ultrapassada no Ideb de 2011, quando esta unidade de ensino militar alcançou a média de 6.7 e também no de 2013, quando a média foi de 7.0. Atendendo atualmente 1.757 alunos, divididos em três turnos, a cada Ideb o colégio melhora ainda mais os bons resultados das primeiras avaliações a que foi submetido, assumindo a ponta entre todas as unidades escolares mantidas pelo governo estadual.

Trabalho e dedicação
“Esse é o resultado de muito trabalho e dedicação de toda uma equipe, composta por membros da Polícia Militar, professores, funcionários e alunos, que entenderam e assumiram a proposta do colégio”, avalia o tenente-coronel Edmilson de Araújo sustentando que o único diferencial da unidade é o trabalho em equipe. Segundo ele, professores, coordenadores, alunos e pais se unem em um esforço conjunto para que bons resultados sejam alcançados. ”E vamos continuar trabalhando nesse sentido para levar o nome da escola e de Goiás como referência nacional em educação”, acrescentou.
Apesar de afirmar que o único referencial do colégio é o trabalho em equipe, porque sua grade curricular é a mesma da rede estadual, a unidade se diferencia das demais por oferecer duas matérias a mais – Noções de Cidadania e Ordem Unida. A primeira destinada a reacender nos alunos os valores esquecidos como respeito às autoridades, aos idosos, aos professores e aos próximos e, a segunda o respeito aos valores cívicos, à pátria e aos símbolos nacionais, ambas ministradas por policiais militares. As demais matérias são ministradas por professores da rede estadual.
“Além do ensino de qualidade, trabalhamos pela formação de cidadãos do bem, conscientes de seus deveres e direitos”, disse o diretor, explicando que a disciplina é muito levada a sério e um dos pilares do colégio. Ele justificou essa preocupação, lembrando que a disciplina tem que prevalecer em todas as instituições. “Por isso que compartilhamos com nossa equipe os bons e os maus momentos”, revelando que quando surge qualquer problema, os pais também são chamados para que ele seja também compartilhado.

Disciplina
Para o tenente-coronel, disciplina e dedicação são características positivas que estão fazendo com que a qualidade do ensino no colégio supere a média nacional. Por essa razão, o diretor Edmilson de Araújo disse que não se surpreende com a nota alcançada pela unidade no Ideb. “Nosso jargão é a busca por melhorias”, frisou o diretor lembrando que na avaliação de 2013 o colégio alcançou a nota média de 7.0. “Buscamos mais e conquistamos no Ideb de 2015”.
Para celebrar esta conquista, o Colégio Militar “Cezar Toledo” foi homenageado pela secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira , pelo vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton e pelo comandante-geral da PM, tenente-coronel Divino Alves de Oliveira no último dia 13. Durante a solenidade, Raquel Teixeira afirmou que considera o Colégio Militar de Anápolis como o primeiro do ranking nacional. Ele justificou seu ponto vista lembrando que o Colégio Aplicação, de Recife, primeiro colocado no Ideb, é uma unidade pertencente à Universidade Federal de Pernambuco, tendo, portanto, uma estrutura e condições de funcionamento melhores. “Por isso considero nossa escola a primeira da lista”, disse a secretária, frisando que se trata de uma conquista nova que a enche de orgulho e vontade de continuar lutando por uma educação de qualidade,
De sua parte, o vice-governador José Eliton enalteceu o trabalho da Secretaria da Educação e parabenizou os alunos pela conquista no Ideb. Ao final da solenidade, Raquel Teixeira entregou aos alunos do Ensino Fundamental um certificado de honra ao mérito pela conquista.

Autor(a): Ferreira Cunha

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Educação

Saúde na Escola atende a quase 40 mil estudantes

20/10/2017

A Prefeitura de Anápolis, em parceria com o Governo Federal, está desenvolvendo o Programa de Saúde na Escola (PSE), um co...

Oficinas gratuitas oferecidas no programa Semana Cidadã

06/10/2017

A 1ª edição da Semana Cidadã, uma parceria entre a UniEVANGÉLICA e a Prefeitura Municipal de Anápolis, através da Secr...

UEG abre inscrições para o vestibular de 2018

28/09/2017

Estão abertas até o dia 10 de outubro, as inscrições para o Processo Seletivo Vestibular 2018/1 da Universidade Estadual ...

Encontro faz elo entre empresas e instituição

28/09/2017

Empresários de vários setores de Anápolis participaram da apresentação do Programa UniEVANGÉLICA + Empresários, onde c...