(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Coleta de exames é descentralizada

Saúde Comentários 08 de novembro de 2018

Medida faz parte do pacote lançado visando melhorar o atendimento


Em menos de 48 horas após o médico ter solicitado os exames de hemograma e glicose para a dona Rozelma Silva Souza, ela já conseguiu colher o sangue para a realização das análises laboratoriais. Ela recorda que da última vez o tempo de espera foi muito maior - 10 dias - além da longa fila. O sentimento de alívio e conforto vai ao encontro da reestruturação da saúde idealizada pelo prefeito Roberto Naves. “Em breve teremos postos de coleta que vão cobrir todas as Regiões da cidade. Outra novidade é que os resultados serão, num futuro próximo, encaminhado para os celulares dos pacientes”, ressalta o prefeito.
Na terça-feira, 07, o prefeito visitou a unidade de saúde do Parque Iracema logo cedo, para fiscalizar como estava o andamento no primeiro de funcionamento. Com prazo curto e poucas pessoas aguardando pelo procedimento, foi elogiado pela iniciativa. “Parabéns prefeito, a unidade está ótima, ganhamos um grande presente ao podermos fazer esses exames aqui também”, diz a aposentada, Terezinha Silveira.
Outros dois locais que já estão realizando esse tipo de atendimento são o Hospital Municipal e unidade de saúde Abadia Lopes. “A próxima região que vamos contemplar será o bairro de Lourdes”, afirma Roberto Naves. Esse é o sétimo dia em que a saúde passa por reestruturação - sem nenhum trauma aos pacientes que foram direcionados para unidades de saúdes que tiveram horário de atendimento estendido, além da ampliação de serviços.

Serviço
Num primeiro momento serão 200 análises clínicas por semana, média de 40 por dia. “Esses exames eram realizados apenas na urgência e emergência e agora passam a ser feitos nos postos, de forma descentralizada. Uma ação inédita em Anápolis”, ressalta o prefeito Roberto Naves.
No total, serão ofertados 39 exames laboratoriais como hemograma completo, colesterol, ácido úrico, glicose, triglicérides, plaquetas e tempo de coagulação. Os postos nas unidades Abadia Lopes e Iracema vão funcionar das 7h às 11h (horário previsto de coleta). No Hospital Municipal, onde fica o laboratório de análises, o atendimento vai dar 7h às 17h para agendamento e depois passa a trabalhar em regime de plantão para as urgências e emergências, assim como acontece na UPA da Vila Esperança. O agendamento será feito nas unidades por servidores dos próprios laboratórios de coleta.


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Combate à “farra” dos cartões do SUS

17/01/2019

O Prefeito Roberto Naves anunciou que deverá enviar uma equipe técnica para conhecer o modelo de gestão de uma espécie de...

Secretário Municipal de Saúde faz “raio-x” nas unidades ligadas ao setor

17/01/2019

Avaliar de perto a realidade de cada uma das unidades da rede municipal e fiscalizar a prestação de serviços ao cidadão. ...

Crise na Saúde - Municípios estão em dificuldades sem os repasses do Estado

10/01/2019

De acordo com o Atlas da Eficiência da Educação (versão 2018) em Goiás, a gestão da educação em 213 municípios (93% ...

Verba para equipamentos na odontologia municipal

10/01/2019

Devido ao trabalho executado na área de saúde bucal, inclusive com a criação de 12 novas equipes em dois anos, a Prefeitu...