(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

CMTT faz alerta sobre estacionamento no centro

Trânsito Comentários 02 de julho de 2011

CMTT vai fazer um trabalho de conscientização junto aos comerciantes no centro de Anápolis, para esclarecer sobre a proibição do estacionamento nos finais de semana


O diretor geral da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), tenente coronel Sidney Pontes adiantou ao CONTEXTO que, neste sábado, 02, o órgão fará uma espécie de “arrastão” de conscientização junto aos comerciantes instalados ao longo da Rua 15 de Dezembro, no setor central da Cidade, com o objetivo de esclarecer dúvidas acerca do estacionamento na via, durante os finais de semana. Recentemente, vários comerciantes e consumidores foram autuados por agentes de trânsito, por estacionarem os seus veículos em locais não permitidos. O que acabou gerando muitas reclamações.
Segundo explicou, isso ocorre pela interpretação errônea do que ocorre em outras vias do quadrilátero central onde alguns trechos são liberados. No entanto, disse ele, neste caso há junto à sinalização vertical (placa) outra placa chamada de “borboleta”, onde o condutor é orientado sobre a liberação no fim de semana. “Só é possível neste caso”, enfatizou, lembrando que os motoristas devem estar atentos à sinalização. Se houver uma placa proibindo parar ou parar e estacionar, ela deve ser obedecida se não houver nenhuma outra indicação. “É isso que queremos mostrar aos comerciantes, para que não surja, por parte de alguns, boatos de que o estacionamento é totalmente liberado”, sublinhou o diretor da CMTT.
A ação a ser realizada no sábado com a participação de agentes de trânsitos e da equipe de educação de trânsito da Companhia, terá um caráter eminentemente educativo. “Nós vamos orientar, mostrar o que pode e o que não pode. A partir daí, nos próximos finais de semana, as irregularidades serão objetos de multa”, informou.

Onda verde
Sidney Pontes, ao fazer uma avaliação sobre o sistema de “onda verde” implantado ao longo da Avenida Goiás e Rua Barão do Rio Branco, respondeu as críticas de que essas vias, principalmente a Barão do Rio Branco, estariam se transformando em “pista de corrida”. Conforme explicou, o sistema tem realmente melhorado o fluxo de veículos, o que não significa que esteja havendo excessos, mesmo porque, sublinhou, o condutor só vai se beneficiar em pegar os sinais abertos, se andar a uma velocidade constante média de 30 quilômetros por hora. Se trafegar bem abaixo ou acima disso, ele provavelmente encontrará à frente um sinal fechado. Ou seja: não há como o veículo desenvolver uma velocidade mais alta no trecho da “onda”. Conforme explicou ainda, os relógios dos dispositivos são acertados por aparelhos de GPS. “Tudo é muito preciso”, enfatizou.

Câmeras
O diretor da CMTT adiantou, também, que se encontra em fase adianta o processo para a implantação do sistema de monitoramento por câmeras que vai auxiliar vários órgãos como as polícias Civil, Militar e Federal no combate à criminalidade; Corpo de Bombeiros; SAMU e a própria Companhia de Trânsito e Transportes. É que alguns dispositivos deverão ser instalados em vias importantes como no cruzamento das avenidas Goiás e Brasil. “Nos vários pontos onde as câmeras serão instaladas, através da central poderemos fechar ou abrir os semáforos de acordo com a necessidade e fazer com que as nossas equipes de agentes de trânsito cheguem aos locais de ocorrências com maior rapidez. O mesmo se dará em relação ao Corpo de Bombeiros e o SAMU. Temos condição de fazer esse controle e isso será muito positivo”, afirmou.
Inicialmente, disse o tenente coronel Sidney Pontes, estão previstos 25 dispositivos. No entanto, a ideia é ampliar esse número. Inclusive, há possibilidade de que isso seja feito em parceria com entidades de classe como a Acia e a CDL que, conforme disse ele, já demonstraram interesse em colaborar.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Trânsito

Semana Nacional registra redução de acidentes em ruas e rodovias

21/09/2017

A redução dos índices de violência no trânsito demonstra que as políticas públicas municipais de educação para o set...

Campanha conscientiza sobre o uso da faixa de pedestres

24/08/2017

A Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), através da diretoria de Educação, continua com ações de conscie...

Frota de Anápolis registra pequeno crescimento

24/08/2017

A frota de veículos emplacados em Anápolis teve crescimento pequeno no primeiro semestre deste ano, comparativamente ao mes...

Estacionamento de veículos em calçadas será regulamentado

10/08/2017

O uso de calçadas para estacionamento de veículos vai ser regulamentado em Anápolis, através de um capítulo específico ...