(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

CMTT anuncia implantação da Área Azul Digital para, ainda, este ano

Cidade Comentários 10 de maio de 2018

Anuncio foi feito pelo diretor da CMTT, Carlos César Toledo, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal


Em uma audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal, na quinta-feira,10, o projeto de implantação da área azul digital foi apresentado aos segmentos organizados da sociedade e à população em geral. A audiência pública, uma iniciativa conjunta da CMTT, Acia e CDL, era o pré-requisito para se abra o seu processo licitatório para a escolha da empresa que vai gerir esta nova modalidade de estacionamento público em Anápolis.
De acordo com o Diretor Geral da CMTT, Carlos César Toledo, depois de concluído o processo licitatório, a ser realizado através da modalidade de concessão, o projeto da área azul digital deverá ser implantado no segundo semestre deste ano, oferecendo inicialmente 4 mil vagas, distribuídas entre a área central, Bairro Jundiaí e a grande Vila Jaiara. O número poderá ser ampliado ou reduzido, de acordo com a demanda da cidade. Ele explicou que para funcionar com eficiência, o projeto necessita de uma efetiva fiscalização e do cumprimento do tempo de estacionamento, no projeto, denominado de taxa de respeito.
“Além disso, o projeto tem que ser abraçado pelas instituições signatárias, que são a CMTT, a Acia e a CDL”, acrescentou Carlos César Toledo, revelando que a área azul digital vai funcionar com o uso de tecnologia de ponta, com a implantação de sensores (ship’s) em todas as vagas, que vão permitir informar o status de suas ocupações. Ele garantiu que o sistema vai dar uma maior rotatividade nas vagas, democratizar o seu uso, melhorar a fluidez no trânsito, promover o dinamismo da atividade comercial e benefícios ao meio ambiente.
Outras vantagens relacionadas pelo diretor da CMTT incluem benefícios aos motoristas, com estacionamentos mais facilitados, deslocamentos mais rápidos e eficientes, redução de tempo na procura por vagas disponíveis, redução de congestionamentos, de consumo de combustíveis e a consequente queda na emissão de gases poluentes, além da possibilidade de pagamento por meio móveis (celular). Para as empresas, disse que a localização das vagas ficará mais próxima ao lugar de destino, com orientação do percurso aos clientes por meio de aplicativo móvel e aumento do comércio de rua, com geração de mais empregos e pagamento de tributos Para a CMTT, explicou que o novo modelo de gestão será mais eficiente, permitirá um melhor entendimento do setor e a possibilidade de monitoramento em tempo real de informações sobre o status de ocupação de vagas.

PARADIGMA
Carlos Cesar Toledo acha que esse modelo será um novo paradigma de gestão de estacionamento de rua com o uso de tecnologia de ponta, igualando Anápolis às cidades mais desenvolvidas do mundo. Segundo ele, a proposta de concessão determina que é de responsabilidade da concessionária a contratação da equipe, a sinalização horizontal e vertical, a implantação de sensores nas vagas para que seja informado o status de ocupação das mesmas e o sistema de gestão on-line com informações sobre o mapa de ocupação, taxas de ocupação e de respeito e veículos estacionados de forma irregular.
A concessionária ficará obrigada a investir na atualização tecnológica para a fiscalização do sistema, pela contratação de mão-de-obra, de preferência local, pela gestão do sistema e encargos trabalhistas e pela constante fiscalização da rotatividade, para que se obtenha excelência na taxa de respeito e sucesso na rotatividade. Carlos César Toledo informou que o projeto tem como premissas a mobilidade urbana, com o uso de mapas de ocupação de vagas com atualização em tempo real, através de sensores, conforto para os usuários com pagamento por meio de aplicativos, portal via web, monitores e pontos de vendas.
Outras premissas do projeto são a transparência, com o controle de receitas on-line, comodidade aos usuários com o regime de pagamento pós-utilização de vagas, segurança e transparência com sistema integrado de compra de crédito, eficiência com monitoramento por meio de câmera com tecnologia OCR e comodidade, com sistema de pagamento automatizado, via débito eletrônico.
Ele explicou que a fiscalização será feita através de coletores de dados, com o sistema atualizando e transmitindo informações para os celulares de monitores sobre o status de ocupação de vagas. Passado o tempo de tolerância, disse que o sistema acusará se o estacionamento está ou não regular. Além disso, as informações serão sincronizadas com os celulares dos agentes de trânsito e com o programa on-line de gestão, permitindo controle da atividade de fiscalização. Segundo o diretor da CMTT, essa eficiência promoverá a educação no trânsito, garantindo também o alcance da taxa de respeito.
Concluindo, disse que o modelo segue o que há de mais moderno de gestão de estacionamento público, “totalmente alinhado aos novos padrões de cidades inteligentes, porque o sistema fornecerá informações relevantes ao poder público, contribuindo para um melhor planejamento e ordenamento público”, afiançou Carlos Toledo.

Autor(a): Ferreira Cunha

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Prefeitura inicia desassoreamento do lago do Parque

20/09/2018

Recuperado na gestão do Prefeito Roberto Naves, o Central Parque da Juventude Onofre Quinan voltou a receber melhorias. Nest...

Multas por infrações no trânsito têm redução em mais de 15 por cento

14/09/2018

As multas por infrações no trânsito em Anápolis caíram mais de 15% de janeiro a agosto deste ano, na comparação com o ...

Humanização do atendimento é meta de programa inovador

06/09/2018

Uma cólica renal levou Leila Evangelista, 49, pela primeira vez à Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h. No caminho pen...

Milhares de visitantes são esperados no dia dos Portões Abertos na ALA 2

06/09/2018

Neste sábado, 08, das 9h às 17h, a Ala 2 (Base da Aérea de Anápolis), irá abrir as suas instalações para mais uma edi...