(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Câmara Municipal tem a maior bancada feminina da história

Política Comentários 06 de outubro de 2016

Num universo de cerca de 180 concorrentes, quatro mulheres conseguiram conquistar vagas no Legislativo anapolino, sendo, este, o maior número desde a sua instalação


A 18ª legislatura da Câmara Municipal vai entrar para a história do parlamento anapolino, como a que mais teve mulheres em sua composição. As urnas deste ano elegeram quatro representantes do sexo feminino, bancada maior do que a eleita no pleito anterior, de 2012, quando três mulheres - Dinamélia Rabelo e Professora Geli, ambas do PT, e Mirian Garcia, do PSDB, representaram a bancada.
O resultado das urnas no último dia 02 reelegeu a Professora Geli (PT), com 1.326 votos, para cumprir o seu segundo mandado parlamentar. Ela terá a companhia de três novatas: Vilma Rodrigues, Thais Gomes de Souza (Thais da Aspaan) e Elinner Rosa. A então candidata e, agora, vereadora eleita Vilma Rodrigues elegeu-se pelo PSC, obtendo 3.577 votos, alcançando, inclusive, a segunda maior votação entre os 23 eleitos. Ela é radialista e estreante na política local. Thais Gomes de Souza (Thais da Aspaan) é advogada e foi eleita pelo PSL, com 2.010 votos. Elinner Rosa, também advogada, foi eleita pelo PMDB, com 1.045 votos. Ela é filha do vereador Eli Rosa e, também, uma novidade revelada nesta eleição.
Juntas, as quatro representantes femininas somam 7.958 votos, o que corresponde a 4,11% dos votos válidos para o cargo de vereador. Chegar à Câmara não foi fácil, pois tiveram de enfrentar um verdadeiro vestibular das urnas, com 561 candidatos concorrendo. Desse total, cerca de 180 mulheres.
Embora o quantitativo de cadeiras conquistas seja o maior na história do Legislativo, ainda é um número pequeno. Entretanto, sinaliza que a participação feminina nas eleições e na ocupação de cargos eletivos, como o de vereador, é um gráfico de curva ascendente.

Histórico
Na eleição de 1947, Francisca Miguel, pelo Partido Republicano (PR), foi a primeira vereadora eleita de Anápolis. Isso, numa época em que a política era um universo predominantemente masculino. Na Casa, ela exerceu o cargo de secretária da Mesa Diretora, na gestão do então presidente Adhayl Lourenço Dias e chegou a exercer, por um curto período, a Presidência.
Depois do mandato de Francisca Miguel, abriu-se um hiato na participação da mulher no Poder Legislativo Municipal, que durou até 1983, quando foi eleita Maria Conceição Meireles. Em 1989, Marlene Barbaresco se elegeu pelo PT, partido ainda novo no cenário político brasileiro.
Mirian Garcia, hoje no PSDB, é a mulher que mais vezes foi eleita vereadora. Ela chegou ao cargo nas eleições 1992, 2000, 2004, 2008 e 2012 e, agora, está encerrando, portanto, o quinto mandato, uma vez que não conseguiu a reeleição. A tucana teve a companhia, por três mandatos, da vereadora Dinamélia Rabelo, do PT, eleita nos pleitos de 2004, 2008 e 2012 e que, agora, encerra o seu terceiro mandato, já que também não conseguiu a reeleição. O pleito de 2008 elegeu a vereadora Gina Tronconi, que exerceu, apenas, um mandato no parlamento anapolino.

Nas legislaturas de 1993 a 1996 e 2001 a 2004, a única representante no parlamento foi a vereadora Mirian Garcia, que começou a carreira no PST e, hoje, está no PSDB. A parlamentar é a mulher recordista em eleições na Câmara, estando, atualmente, no exercício do quinto mandato consecutivo. Na legislatura de 2005 a 2008, foi eleita a petista Dinamélia Rabelo, para o primeiro de seus três mandatos consecutivos. Na legislatura de 2008 a 2012, Mirian Garcia e Dinamélia ganharam a companhia da vereadora Gina Tronconi, eleita pelo PPS. E, na atual legislatura, Mirian e Dinamélia ganharam como companheira de bancada feminina a petista Maria Geli Sanches.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Política

Vereador defende mudança no pacto federativo

08/12/2017

O vereador Leandro Ribeiro (PTB) usou a tribuna durante a sessão ordinária da última quarta-feira, 06, para defender mudan...

Prefeito pode fazer uma reforma administrativa no começo do ano

08/12/2017

O Prefeito Roberto Naves (PTB) deverá ampliar a reforma em sua equipe, a partir de janeiro próximo. É que algumas Pastas e...

Vereador busca solução sobre fechamento de ruas

30/11/2017

O vereador Leandro Ribeiro (PTB), primeiro secretário da mesa diretora da Câmara Municipal, informou na tribuna do plenári...

“Estamos cansados de esperar o Governo”, desabafa Roberto

30/11/2017

“A Cidade não aguenta mais esperar”. A afirmação é do Prefeito Roberto Naves (PTB), que não esconde mais a sua insat...