(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Clube Ipiranga já é do Município

Cidade Comentários 25 de outubro de 2013

Área verde e parque esportivo foram incorporados ao patrimônio público municipal


Assim como já ocorreu em relação à área onde, antes, funcionava o campode futebol do Ipiranga Atlético Clube, entregue em dação de pagamento para se quitarem tributos devidos à Prefeitura eonde, hoje, está o parque Ipiranga, a parte restante, onde fica o bosque e a área com quadras de esportes e piscinas, foi vendida ao Governo Municipal. A ideia, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, é acoplar-se a reserva florestal nativa de Mata Atlântica, ao restante do Parque Ipiranga, inaugurado em dezembro de 2010.
A negociação entre Prefeitura e a diretoria do Clube foifeita em etapas, tendo em vista o interesse dos dirigentes em resolverem a situaçãoeconômico/financeira do Ipiranga. O Clube estava atolado em dívidas acumuladas ao longo de muitos anos, principalmente tributos de todas as esferas já vencidos e que acumulavam juros, multas e correções. As receitas de bilheteria não cobriam, sequer, os gastos diários. Assim sendo, a área foi colocada à venda, mas por ser uma espécie de APP (área de preservação permanente) devido à existência de várias minas d’água em seu interior, não há como se desenvolver qualquer projeto urbanístico no terreno.
O caminho encontrado foi o de se passar o patrimônio para a Prefeitura. Com o dinheiro arrecadado, cerca de R$ 5 milhões, a diretoria do Ipiranga informou que vai quitar as dívidas trabalhistas, tributos variados edespesas com fornecedores. Os sócios em dia com suas obrigações estatutárias junto ao Clube serão ressarcidos, o que deve se equacionar nos próximos meses. Ainda não se sabe a forma, nem quanto cada sócio tem direito a receber pela perda do título. Acredita-se que centenas de associados terão de volta o valor a ser definido por uma comissão específica formada para tratar do assunto. O Ipiranga montou, inclusive, um escritório no centro da Cidade, para fazer este entendimento e este acertocom os sócios.
Aproveitamento
Também não existe um projeto pronto e acabado para a utilização da área do Ipiranga Atlético Clube. O que se sabe é que o bosque será preservado e, em seu interior, serão introduzidos melhoramentos que não desfigurem sua forma original. Soube-se que serão reformadas as pistas e as trilhas de seu interior, assim como, protegidas as dezenas de nascentes de água pura que existem dentro da mata. A parte onde fica o parque esportivo (piscinas, quadras, etc.) deverá receber um projeto específico, com a finalidade de se criar mais uma alternativa para o esporte amador em Anápolis.
O Ipiranga Atlético Clube foi fundado em 15 de novembro de 1952 e se caracterizou, inicialmente, como time de futebol. Com o crescimento da Cidade, ele experimentou, também, uma boa evolução patrimonial e financeira, culminando com a construção do primeiro estádio com campo de futebol gramado e com arquibancadas de alvenaria em Anápolis. Era o Estádio “Irani Ferreira Barbosa” que, durante muitos anos, sediou as partidas oficiais do Campeonato Goiano de Profissionais. Logo depois, o Ipiranga incorporou o então Anápolis Tênis Clube, justamente a área que acaba de ser adquirida pela Prefeitura.
Com a desativação do futebol profissional, o Ipiranga passou a desenvolver a proposta de clube social e esportivo,com a frequência de centenas de sócios em suas piscinas, bosques e outras dependências. A promoção de bailes, principalmente no perídio do carnaval, era, também, uma marca do Ipiranga, batizado com os cognomes de “Gigante do Jundiaí” e “Clube das Garotas”. Nos anos 80, o clube investiu no segmento esportivo de Natação e possibilitou a formação de bons atletas que brilharam nos campeonatos e torneios regionais e, até, nacionais. A partir de agora, o Ipiranga será, apenas, uma página virada na História de Anápolis.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Anápolis tem novos comendadores

20/07/2017

A Comenda “Gomes de Sousa Ramos”, maior honraria instituída pelo Município, foi entregue a personalidade de diversos se...

Monumentos históricos de Anápolis completam 60 anos

13/07/2017

Ignorados por grande parte da população e, até, pelas autoridades governamentais, dois monumentos que ficam no centro de A...

Câmara Municipal de Anápolis vai ter seu hino oficial em breve

15/06/2017

O vereador Teles Júnior (PMN) informou, durante o uso da tribuna, na sessão ordinária da última segunda-feira,12, que pro...

Presidente da UVG defende 13º e férias para os vereadores

09/06/2017

Em visita à Câmara Municipal de Anápolis, na manhã da última quarta-feira,07, o Presidente da União dos Vereadores de G...