(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Clube Ipiranga já é do Município

Cidade Comentários 25 de outubro de 2013

Área verde e parque esportivo foram incorporados ao patrimônio público municipal


Assim como já ocorreu em relação à área onde, antes, funcionava o campode futebol do Ipiranga Atlético Clube, entregue em dação de pagamento para se quitarem tributos devidos à Prefeitura eonde, hoje, está o parque Ipiranga, a parte restante, onde fica o bosque e a área com quadras de esportes e piscinas, foi vendida ao Governo Municipal. A ideia, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, é acoplar-se a reserva florestal nativa de Mata Atlântica, ao restante do Parque Ipiranga, inaugurado em dezembro de 2010.
A negociação entre Prefeitura e a diretoria do Clube foifeita em etapas, tendo em vista o interesse dos dirigentes em resolverem a situaçãoeconômico/financeira do Ipiranga. O Clube estava atolado em dívidas acumuladas ao longo de muitos anos, principalmente tributos de todas as esferas já vencidos e que acumulavam juros, multas e correções. As receitas de bilheteria não cobriam, sequer, os gastos diários. Assim sendo, a área foi colocada à venda, mas por ser uma espécie de APP (área de preservação permanente) devido à existência de várias minas d’água em seu interior, não há como se desenvolver qualquer projeto urbanístico no terreno.
O caminho encontrado foi o de se passar o patrimônio para a Prefeitura. Com o dinheiro arrecadado, cerca de R$ 5 milhões, a diretoria do Ipiranga informou que vai quitar as dívidas trabalhistas, tributos variados edespesas com fornecedores. Os sócios em dia com suas obrigações estatutárias junto ao Clube serão ressarcidos, o que deve se equacionar nos próximos meses. Ainda não se sabe a forma, nem quanto cada sócio tem direito a receber pela perda do título. Acredita-se que centenas de associados terão de volta o valor a ser definido por uma comissão específica formada para tratar do assunto. O Ipiranga montou, inclusive, um escritório no centro da Cidade, para fazer este entendimento e este acertocom os sócios.
Aproveitamento
Também não existe um projeto pronto e acabado para a utilização da área do Ipiranga Atlético Clube. O que se sabe é que o bosque será preservado e, em seu interior, serão introduzidos melhoramentos que não desfigurem sua forma original. Soube-se que serão reformadas as pistas e as trilhas de seu interior, assim como, protegidas as dezenas de nascentes de água pura que existem dentro da mata. A parte onde fica o parque esportivo (piscinas, quadras, etc.) deverá receber um projeto específico, com a finalidade de se criar mais uma alternativa para o esporte amador em Anápolis.
O Ipiranga Atlético Clube foi fundado em 15 de novembro de 1952 e se caracterizou, inicialmente, como time de futebol. Com o crescimento da Cidade, ele experimentou, também, uma boa evolução patrimonial e financeira, culminando com a construção do primeiro estádio com campo de futebol gramado e com arquibancadas de alvenaria em Anápolis. Era o Estádio “Irani Ferreira Barbosa” que, durante muitos anos, sediou as partidas oficiais do Campeonato Goiano de Profissionais. Logo depois, o Ipiranga incorporou o então Anápolis Tênis Clube, justamente a área que acaba de ser adquirida pela Prefeitura.
Com a desativação do futebol profissional, o Ipiranga passou a desenvolver a proposta de clube social e esportivo,com a frequência de centenas de sócios em suas piscinas, bosques e outras dependências. A promoção de bailes, principalmente no perídio do carnaval, era, também, uma marca do Ipiranga, batizado com os cognomes de “Gigante do Jundiaí” e “Clube das Garotas”. Nos anos 80, o clube investiu no segmento esportivo de Natação e possibilitou a formação de bons atletas que brilharam nos campeonatos e torneios regionais e, até, nacionais. A partir de agora, o Ipiranga será, apenas, uma página virada na História de Anápolis.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

MP pode aliviar dívida municipal com o INSS

18/05/2017

Durante a marcha dos prefeitos à Brasília, na terça-feira,16, o Presidente Michel Temer assinou uma Medida Provisória amp...

Escola de Pais promove evento para a família

18/05/2017

A Escola de Pais do Brasil (EPB) – Seccional Anápolis- realiza no próximo dia 26, a partir das 19h30, o 31º Seminário R...

Presidente do Tribunal de Justiça visitou a Base Aérea

11/05/2017

O comando da Base Aérea de Anápolis, agora denominada Ala 2 de Anápolis - Otávio Lage de Siqueira -, recebeu, na segunda-...

ABIH quer pressa para Centro de Convenções e Aeroporto de Cargas

04/05/2017

O momento vivido pela rede de hotelaria de Anápolis foi debatido no Denali Hotel na manhã do último dia 28 de abril, em ma...