(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

CIDADE: Saúde, educação, urbanismo. Aconteceu, virou notícia

Cidade Comentários 23 de dezembro de 2015

Anápolis teve um ano marcado por acontecimentos importantes, Um dos mais recentemente foi a mudança do sistema de transporte coletivo. Também, foi iniciada a construção de mais um viaduto urbano


Força Tarefa na CIRETRAN
A Circunscrição Regional de Trânsito recebeu uma força-tarefa do DETRAN-GO, com o objetivo de resolver falhas no sistema e tentar acabar com os transtornos causados aos usuários que, inclusive, são obrigados a pagar multas por atrasos, pelos quais não tiveram culpa, devido a lentidões e paralisação do sistema.

Mais videomonitoramento
A Assessoria Especial de Segurança, e o Gabinete Integrado de Gestão Militar, ganharam uma unidade móvel de videomonitoramento. Um micro ônibus equipado com 20 câmeras e moderno sistema de controle, com valor estimado de R$ 1,9 milhão. Além disso, o Município recebeu um lote das chamadas armas não letais, composto de 50 pistolas de condutividade elétrica, espargidores de pimenta e bombas de efeito moral (gás lacrimogênio). O kit foi fornecido pelo Ministério da Justiça, através do programa “Crack, é possível vencer!”.

Zeca Batista
Alunos especiais sem professor
O Colégio Estadual “Zeca Batista”, com 60 alunos que recebem educação inclusiva, passou por uma situação dramática, após o Governo Estadual dispensar 14 profissionais que atuavam na unidade. A diretora da escola reconheceu o problema, que foi sanado depois da ampla repercussão em matéria do Jornal Contexto.

Não vai faltar água
Em fevereiro, durante encontro com empresários na Associação Comercial e Industrial de Anápolis, a Gerente Regional da SANEAGO, Tânia Valeriano Pereira, assegurou que não deverá faltar água na Cidade, mesmo que haja um período de estiagem mais prolongado. Será?

Carnaval religioso
Diferente do que ocorre em grande parte das cidades brasileiras, o carnaval, em Anápolis, não foi embalado pelo axé ou pelo samba. O ritmo, na Cidade, foi ditado pelos eventos religiosos que atraíram milhares de pessoas de diversas partes do País e movimentam hotéis, restaurantes e o comércio de uma maneira em geral.

Área Azul: privatização
A Companhia Municipal de Trânsito e Transporte estuda a possibilidade de passar à iniciativa privada o controle sobre o estacionamento rotativo de veículos, na região central de Anápolis, as conhecidas áreas Azul (para carros) e Verde (para motos). Uma alternativa seria a implantação de parquímetros.

Crença ou crueldade?
Uma imagem amplamente divulgada nas redes sociais, logo após o feriado de carnaval, mostrando o que seria um possível ritual religioso, causou muita polêmica e indignação entre os anapolinos que acessaram as fotos, onde aparecem vários animais sacrificados em meio a centenas de garrafas de bebida e outros objetos. A Polícia sustentou não possuir elementos para configurar o caso como crime de maus tratos.

Plano Diretor
Com um atraso de oito anos, a Prefeitura Municipal iniciou o processo de revisão do Plano Diretor de Anápolis. Durante o ano, foram realizadas várias audiências públicas para discutirem-se questões polêmicas relativas ao uso e parcelamento do solo, trânsito e mobilidade urbana e, também, uma série de temas pontuais como a exigência de estacionamento para as edificações comerciais, a questão do estudo de impacto de vizinhança e impacto de trânsito, dentre outros.

Lixo de fora para a Cidade
Prefeitos de cinco municípios que integram o Consórcio Intermunicipal da APA do Ribeirão “João Leite” reuniram-se com o Prefeito João Gomes e apresentaram uma proposta de remanejar o lixo produzido em suas cidades para o aterro sanitário local, em troca de recursos que teriam para fazer o tratamento desse mesmo lixo.

Raios-x da AIDS
O infectologista Marcelo Daher, que atua na Secretaria Municipal de Saúde, faz “diagnóstico” um tanto quanto ruim sobre a situação da AIDS, em Anápolis. No começo do ano, a proporção era de uma pessoa a cada dia, infectada pelo HIV. Atualmente, a rede pública contabiliza um total de 800 casos diagnosticados da doença, com cerca de 650 pacientes em tratamento.

Hospital Espírita em crise
O Hospital Espírita de Psiquiatria de Anápolis, em crise financeira, chegou a decretar a paralisação de atendimentos de pacientes por meio do Sistema Único de Saúde. Um acordo firmado com as secretarias Municipal e Estadual da área garantiu a retomada dos atendimentos. Mas, os problemas não acabaram. O HEP passa por uma crise financeira, devido à baixa remuneração do SUS e atrasos em convênios.

Rotary é homenageado
Com cerca de 70 anos de história em Anápolis, o Rotary Clube foi homenageado pela Câmara de Vereadores, dentro da primeira celebração alusiva ao Dia Municipal do Rotary, conforme projeto aprovado no Legislativo. O evento aconteceu no Centro de Esportes e Lazer da OAB, com a presença de diversas autoridades.

Morte de aves nos parques
O Centro de Controle de Zoonoses levantou preocupação com a mortandade de aves e outros animais de pequeno porte que habitam parques e praças de Anápolis. Pensando nisso, o órgão iniciou uma campanha pelas escolas, que visa conscientizar crianças e adolescentes sobre a preservação da fauna urbana.

Cachorros bravos amedrontam
Um problema tem se tornado recorrente em Anápolis: cães de grande porte circulam pelas praças e parques da Cidade, muitas vezes, sem a segurança devida. Com isso, são frequentes os casos de ataques, tanto a adultos, como a crianças que frequentam estes locais. Foram muitas as reclamações por parte da população.

Autistas no Cinema
A rotina de um grupo de alunos autistas da Escola Estadual “Zeca Batista” teve uma mudança radical e transformadora. Através de uma ação realizada em parceria entre o Cine Prime de Anápolis, Porto Seco Centro-Oeste e Jornal Contexto, eles curtiram a diversão daquela que é considerada uma das maiores maravilhas do mundo: o cinema.

Um batalhador pela vida
O Jornal Contexto mostrou a história de Hamilton João Teles. Durante 22 anos, fez hemodiálise para tratar de uma doença chamada Nefroesclerose Hipertensiva. O fato chamou a atenção, porque é uma raridade na literatura médica. Infelizmente, na semana posterior à publicação da reportagem. Hamilton faleceu. Deixou um grande exemplo.

Travestis no Calixtópolis
Em algumas ruas do Parque Calixtópolis, na região Sul de Anápolis, onde se concentram vários motéis, os moradores demonstraram estar assustados com o grande número de travestis que atuam no local. Segundo eles, de uns tempos para cá tem aumentado de forma significativa a criminalidade naquela região. O fato levou a uma mobilização das forças de segurança e alguns segmentos organizados, para tentar acabar com o problema. Mas, não houve mais desdobramentos recentes.

Ana é destaque no Mais Você
A anapolina Ana Maria Morais, 50, foi destaque no quadro “Dia de Patroa”, do programa Mais Você, da Rede Globo, comandado pela apresentadora Ana Maria Braga. A história de “Aninha”, como é também conhecida, foi escolhida entre milhares de cartas que chegaram à produção do programa e retratou um pouco da vida de uma trabalhadora dedicada e, mais do que isso, de uma pessoa que, verdadeiramente, ama a seu próximo como a si mesma.

Copacabana à espera de promessas
As mais de 1,1 mil famílias que residem no setor reclamaram da falta de uma série de equipamentos públicos, como escolas, creche e posto de saúde, para atenderem às suas necessidades. Outra carência é com relação à segurança. No setor há muitas histórias e relatos de dificuldades, como a do casal Eliseu e Elivânia. Juntos, na mesma casa: pais, filhos e netos, num total de 18 pessoas, dividem um espaço de 200 metros quadrados.

Esperança de Anna Clara
Aos dois anos de idade, Anna Clara de Carvalho Teixeira foi diagnosticada com Leucemia e, desde então, trava uma luta gigante, com o apoio dos pais, em busca de um doador compatível de medula óssea. Como outros pacientes que vivem situação semelhante, a esperança é a palavra de ordem. A história dela levou muita gente para a fila de doação de medula. Uma pequena grande batalhadora da vida.

Autolesão chega às escolas
Pouca gente ainda tem conhecimento de uma prática disseminada em redes sociais entre jovens em idade escolar, denominada de autolesão, ou seja, pessoas que machucam a si próprias e se automutilam. Porém, achava-se que casos como estes estavam restritos aos grandes centros. Engano. Em Anápolis, conforme levantou reportagem do Contexto, foram quase 70 casos nos quatro primeiros meses do ano.

Unidade Oncológica
Referência no tratamento de pacientes portadores de câncer em Anápolis e mais de 60 cidades de Goiás e, até, de outros estados, a Unidade Oncológica travou uma luta gigante para manter o atendimento na área de radioterapia. Uma campanha foi feita para a aquisição de programa de computador que custa mais de US$ 230 mil.

HUANA alerta para acidentes
O Hospital de Urgências “Dr. Henrique Santillo” aderiu ao movimento denominado Maio Amarelo, cujo objetivo foi despertar a sociedade para o grande número de mortes e feridos no trânsito. Em Anápolis, em quatro meses, entraram no hospital cerca de 560 pacientes vítimas de acidentes envolvendo carro ou moto.



Galo da Comarca
A Câmara Municipal realizou uma sessão solene para comemorar os 69 anos de fundação do Anápolis Futebol Clube. Ex-dirigentes e jogadores, além de membros da atual diretoria foram homenageados pelo Poder Legislativo, com a entrega de um certificado de Honra ao Mérito.

Colégio Militar se destaca
O Colégio Militar, que conta com duas unidades em Anápolis, comemorou o alto índice de aprovação de seus alunos em concursos vestibulares realizados no País. O C.M. “Dr. Cézar Toledo”, contabiliza de 2014 para cá, nada menos que 500 aprovações. Uma ex-aluna chegou a ser aprovada em nove certames.


Diário com os dias contados
Uma novidade implantada na Escola Municipal “Anapolino de Faria” pode ser o começo do fim dos diários que os professores utilizam para fazer a chamada dos alunos. Trata-se do equipamento de frequência fácil digital que, como diz o próprio nome, faz o controle da presença pelo rosto do estudante.

Corpus Christi é celebrado por católicos
Em junho, milhares de fieis católicos de Anápolis se uniram em torno da celebração de Corpus Christi. Como tradicionalmente ocorre, fieis das paróquias da Diocese do Município se deslocam em procissão até a Praça Sant´Ana. No final da tarde, o ponto alto da comemoração foi a realização da Santa Missa, celebrada pelo Bispo Dom João Wilk.


Perda de água
O Ministério Público e a SANEAGO assinaram um Termo de Compromisso, Responsabilidade e Ajustamento de Conduta, onde a estatal se comprometeu a realizar uma série de melhoramentos e ampliações no sistema de água tratada. O documento contém metas de curto, médio e longo prazos. Uma delas é a redução de perdas, que chegam a 42%, acima da média nacional, que é de 36%.

Indústrias na mira do MP
A Justiça deu prazo, na Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público, para que a Goiasindustrial confirme o repasse de uma verba no valor de R$ 8 milhões para a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto do DAIA, que seria uma das origens da fedentina reclamada por moradores. Empresas poderão, também, ser acionadas em razão de não fazerem o pré-tratamento adequado do esgoto antes de lançá-lo na ETE.

Capital brasileira do tiro prático
A Associação de Tiro Esportivo de Anápolis (ATIRE) coordenou a 28ª etapa do Campeonato Brasileiro de Tiro Prático. O torneio trouxe para a Cidade os melhores competidores do esporte. Uma megaestrutura foi montada na sede do clube, próximo ao Distrito de Joanápolis.

Polêmica
Morosidade dos Correios é debatida
Uma audiência pública, na Câmara Municipal, debateu as denúncias, recorrentes em Anápolis nos últimos tempos, sobre a morosidade dos Correios. Os representantes da estatal reconheceram que há dificuldades, devido à falta de pessoal. Porém, observaram que há outras questões envolvidas, decorrentes de falhas no endereçamento da Cidade.

Rotary: nova direção
Em junho, no Salão Nobre do Denali Hotel, foram empossados os membros do Conselho Diretor do Rotary Clube Anápolis Oeste. Fundada há 43 anos, a instituição tem larga folha de serviços prestados ao Município e terá, na gestão 2015-2016, a liderança do jornalista Vander Lúcio Barbosa. A reunião festiva de posse contou com a presença de dezenas de personalidades rotarianas e autoridades políticas.

Coleta seletiva ampliada
O serviço de coleta seletiva em Anápolis foi ampliado. A boa notícia foi dada após uma reunião entre representantes do Ministério Público, das duas cooperativas de catadores de lixo existentes em Anápolis, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de instituições de ensino.

Galo busca maior profissionalização
O Diretor de Futebol do Anápolis Futebol Clube, André Hajjar, em entrevista ao Jornal Contexto, falou sobre o projeto de profissionalização do Clube, particularmente, sobre a parceria com o empresário Francis Melo, que abriu 50% das ações para a própria agremiação.

UEG e a autonomia
A Universidade Estadual de Goiás conquistou mais um marco para a sua história: a autonomia didático-pedagógica, financeira, administrativa e patrimonial. Criada em 1999, a instituição conta com 42 unidades - com a sede principal em Anápolis - e um contingente de 18 mil alunos matriculados em 153 cursos em nível de graduação, sequenciais e de ensino à distância.

Anápolis 108 anos
A Prefeitura de Anápolis realizou, durante o mês de julho, uma programação intensa para comemorar os 108 anos de emancipação política do Município. Ao todo, foram mais de 213 atividades, incluindo mais uma edição do Festival de Balonismo.

Daniel rumo à Tailândia
A família do bebê Daniel Santos Platsch, que sofreu uma paralisia cerebral quando ainda estava no útero da mãe e, por conta disso, não anda, não fala e não pega nada com as mãos, realizou uma intensa campanha nas redes sociais para levantar recursos necessários para um tratamento na Tailândia, o que pode melhorar, em muito, a qualidade de vida do garoto. Caso foi mostrado pelo Jornal Contexto.

Terminal vira estacionamento
Um flagrante registrado pelo Jornal Contexto revelou que alguns espertos já conseguiram encontrar uma finalidade para o espaço que ficou nos escombros da derrubada do Terminal II, na Praça Americano do Brasil: estacionamento de graça, em pleno centro da Cidade. As baias que eram utilizadas pelos ônibus, onde havia um moderno espaço para a integração do transporte coletivo, caíram sob medida para o estacionamento dos veículos.

Transporte intermunicipal
O promotor de Justiça Marcelo Henrique dos Santos abriu uma investigação sobre suposta violação de direitos do consumidor em relação à prestação de serviços de transporte intermunicipal, no trecho Anápolis-Goiânia, pela empresa Viação Araguarina. Depois da repercussão do fato, a empresa colocou novos ônibus em circulação

Intolerância religiosa
Um grupo familiar, formado por um casal e duas filhas, que vinha sofrendo perseguição religiosa no Iraque, veio parar em Anápolis, por intermédio do pastor e missionário Asaph Borba e pela ONG Abba de Anápolis. A vinda foi celebrada durante um culto realizado na Igreja Ministério Shalom.

A reforma do “Nelson Mandela”
Inaugurado há pouco mais de um ano e meio com “pompa e circunstância”, o viaduto Nelson Mandela, no cruzamento da Avenida Brasil com a Fayad Hanna, passará por uma reforma dentro dos próximos meses. A Prefeitura divulgou no Diário Oficial o edital de chamamento a fim de contratar uma empresa para a realização do serviço, estimado em R$ 300 mil. O viaduto, inaugurado em 20 de fevereiro de 2014, custou R$ 14 milhões.

Jonas Duarte ficará maior
Estádio terá, a partir do ano que vem, a sua capacidade ampliada de 10 para 15 mil lugares. O “Jonas Duarte”, com 50 anos de existência, é a “casa” dos três times profissionais da Cidade: Associação Atlética Anapolina, Anápolis Futebol Clube e Grêmio Anápolis. O serviço ainda está sendo executado e a expectativa é de que o Estádio fique pronto para o Goianão de 2016.

Parada Gay: polêmica
A Parada do Orgulho Gay do mês de agosto, em Anápolis, foi objeto de muita polêmica na Câmara Municipal. Vários vereadores repudiaram a forma como o evento vem ocorrendo e, até, propuseram que a população façam um boicote e não passe perto da movimentação.

O adeus às passarelas do “Ayrton Senna”
Quando foram inauguradas, as passarelas do viaduto “Ayrton Senna”, na região Leste de Anápolis, eram uma espécie de símbolo da modernidade no que, hoje, se chama mobilidade urbana. Mas, por razões diversas, elas nunca foram usadas e, por isso mesmo, nestas duas décadas de existência foram alvos de muita polêmica e demandas na Justiça. Mas, o tempo delas acabou e elas foram, enfim, retiradas.

Combate à erosão
A Prefeitura iniciou as obras para a contenção da erosão da Rua Leopoldo Bulhões, “velha conhecida” da população, em especial, dos moradores da região que, há vários anos, enfrentam muitos transtornos devido ao problema. O serviço deve chegar a cerca de R$ 9 milhões, incluindo o projeto de reurbanização do local.

União pelo Piancó
O Ministério Público reuniu os produtores da bacia do Piancó e representantes da SANEAGO, EMATER-GO, secretarias estadual e municipal de Meio Ambiente e ONGs que defendem a preservação da natureza, para estabelecer uma ação integrada que objetive cuidar da “saúde” do manancial que é responsável pelo abastecimento de cerca de 80% da população.

Colégio Militar completa 10 anos
Neste mês de dezembro, o Colégio da Polícia Militar “Dr. Cézar Toledo” completou 10 anos em Anápolis. A instituição, nesta primeira década de “vida”, já coleciona várias conquistas. E, fazendo parte desta história, a Banda Marcial conta com 80 alunos que têm na música um completo importante na formação para a vida.

Novo viaduto
O Prefeito João Gomes assinou no final de setembro, a ordem de serviço para o início das obras do pacote de mobilidade urbana, com investimentos de, aproximadamente, R$ 80 milhões, oriundos de financiamento no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2). O pacote de serviços inclui a implantação de seis corredores de ônibus e a construção de mais dois viadutos ao longo da Avenida Brasil, nos cruzamentos com a Rua Amazílio Lino e a Avenida Goiás.

Eleições no Conselho Tutelar
Com um total de 25 candidatos concorrendo a 20 vagas, foi realizada a eleição para a escolha dos novos membros dos Conselhos Tutelares Leste e Oeste de Anápolis. São 10 vagas para conselheiros titulares e 10 para conselheiros suplentes. Um detalhe: a eleição foi aberta à participação da comunidade.

Outubro Rosa
Durante todo o mês de outubro, a cor rosa tomou conta de vários prédios públicos e monumentos. Anápolis adere à campanha denominada “Outubro Rosa”, cujo objetivo foi despertar nas pessoas a importância para a prevenção do câncer de mama, uma das doenças que mais matam mulheres no País.

Blitz ambiental
Uma blitz coordenada pela Secretaria Estadual de Cidades, Infraestrutura e Meio Ambiente deu início a uma série de ações que deverão ser desencadeadas com o intuito de conter o uso indiscriminado de água no Ribeirão Piancó. Na operação foram verificados 13 pontos com possíveis captações sem outorga. Alguns produtores foram notificados.

Saúde: cortes em massa
Um profissional da Rede Municipal de Saúde, que não quis se identificar, denunciou ao Jornal Contexto que estariam ocorrendo afastamento de médicos dos plantões em diversas unidades locais. O secretário de Saúde, Luiz Carlos Teixeira, no entanto, rebateu e disse que o que está sendo feito é apenas uma otimização do atendimento.

Rodízio para o consumo de água
Anápolis viveu uma das maiores crises de desabastecimento de água potável de sua história. A Cidade passou por um sistema de rodízio imposto pela SANEAGO. Assim, vários bairros ficaram sem receber o produto. E, em alguns casos, a data prevista para o reabastecimento não funcionou como era previsto. Empresa de Saneamento chegou jogar parte da culpa nos produtores da bacia do Piancó. Houve, também, muitos flagrantes de desperdício em plena crise de desabastecimento.

Maratona de conquistas
O atleta Roberto Bittar conseguiu um feito pouco comum entre os corredores de maratona. Este ano, ela já disputou cinco provas oficiais e as duas últimas delas, num espaço de apenas seis dias. Na prova do Rio de Janeiro, ele conquistou índice para a tradicional Maratona de Boston, nos Estados Unidos.

TG comemora 70 anos
Uma das mais tradicionais unidades do Exército Brasileiro em Goiás, o Tiro de Guerra 11.001, sediado em Anápolis, completou 70 anos de atividades ininterruptas no Município. Mais de 13 mil jovens já passaram pelo TG.

Hospital do Idoso é destaque
O Hospital-Dia do Idoso, que é referência em atendimento especializado às pessoas da chamada terceira idade, vai integrar o programa Saúde na Estrada, que faz parte da programação de comunicação do Ministério da Saúde, por meio da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Por ano, cerca de 3,5 mil pessoas são atendidas na unidade.

Combate às invasões
O Departamento de Posturas realizou, somente no mês de outubro, o desmantelamento de seis invasões de áreas públicas em Anápolis. Em alguns casos, os invasores fizeram, até, construções no terreno irregular e, num deles, o imóvel estava para ser negociado, segundo o gerente de fiscalização, pelo preço de R$ 70 mil. As invasões estão espalhadas por, praticamente, todas as regiões do Município.

Maternidade aumenta parto humanizado
Quem conhece um pouco da história da Maternidade “Dr. Adalberto Pereira da Silva” lembra os momentos difíceis por que a unidade passou, inclusive, com uma intervenção do Ministério Público. Hoje, a realidade é outra e o hospital trabalha para consolidar-se como referência em partos humanizados em Goiás.

Falta vacina nos postos de atendimento
Quem foi ou, ainda, terá de ir a um posto de saúde em busca de vacinas, pode deparar com uma desagradável surpresa: a falta de alguns imunizantes necessários à prevenção de doenças tanto em crianças como em adultos. O problema é decorrente do atraso de entregas do Ministério da Saúde.

Novembro Azul
Depois da campanha Outubro Rosa, que incentivou as mulheres a fazerem a prevenção do câncer de mama, os homens também tiveram a sua vez. A campanha Novembro Azul teve como objetivo despertar no público masculino a consciência sobre a necessidade de fazer a prevenção ao câncer de próstata.

Obra do viaduto
As obras de construção do viaduto no cruzamento das avenidas Brasil e Goiás, na região central de Anápolis começaram. E, os problemas, também. Nos horários de pico do tráfego de veículos, os congestionamentos são inevitáveis. E, por enquanto, o volume de serviços ainda é pequeno.

O pequeno grande campeão
Recém-chegado da Argentina, onde disputou o Sulamericano de Judô, Herlio Mariano Bastos Júnior trouxe mais uma medalha de campeão. No ano passado e este ano, ele disputou e venceu várias lutas em torneios regionais e nacionais e, agora, começa a sedimentar, também, uma carreira profissional e é uma promessa do esporte no Brasil.

Com que ônibus eu vou?
Uma verdadeira batalha de decisões judiciais, às vésperas da data marcada para a transição das empresas operadoras do transporte coletivo em Anápolis, deixou a população na expectativa do que poderia acontecer. No final de novembro, a Urban assumiu o sistema de transporte de massa, pondo fim a um ciclo de cinco décadas de serviços prestados pela TCA. Houve muita confusão durante a transição, sobretudo, com relação a migração dos funcionários entre as empresas.

Plano de Mobilidade atrasado
A Lei Federal nº 12.587, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana, exige que os municípios com mais de 20 mil habitantes elaborem os seus planos de mobilidade. O prazo estipulado venceu em abril deste ano. No caso de Anápolis, a previsão é de que o planejamento - que será convertido em um Projeto de Lei a ser apreciado e votada na Câmara Municipal - seja entregue em fevereiro do ano que vem, com quase um ano de atraso.

Aterro Sanitário ampliado
Pelo menos nos próximos cinco anos, Anápolis não terá problema para fazer o tratamento do lixo orgânico de parte das cerca de 280 toneladas de resíduos que são coletados diariamente na Cidade. Com investimento de cerca de R$ 2 milhões, o Consórcio GC Ambiental entregou mais uma célula para receber e tratar os detritos. E, pela sexta vez consecutiva, Anápolis recebeu o Selo Ambiental “Chico Mendes”, um dos mais importantes do País.

Antiga estação ferroviária
Um dos símbolos do progresso anapolino, a antiga Estação Ferroviária “Prefeito José Fernandes Valente”, na Praça “Americano do Brasil”, vai ser revitalizada. As obras já começaram, com um valor estimado de mais de R$ 500 mil. O local foi inaugurado na década de 30 e estava praticamente abandonado.

“Guerra” ao Aedes aegypti
Ele é bem pequeno, mas há muito tempo já é tratado como um dos maiores vilões da saúde pública no Brasil. Claro, estamos falando do Aedes aegypti, famoso por transmitir a dengue, a febre amarela e a chikungunya. Agora, também, apontado como o vetor do Zika vírus. Em Anápolis, a Secretaria Municipal de Saúde concentra esforços para intensificar o combate do mosquito.

Rubra e Galo no Goianão
A temporada de 2016 do Campeonato Goiano não poderia começar melhor. Logo na primeira rodada, haverá o clássico entre Anápolis e Anapolina. Os dois times farão o jogo de reabertura do Estádio “Jonas Duarte”, que está em reformas. O Goianão começa no dia 31 de janeiro.

Casamentos e divórcios batem recordes
O IBGE divulgou o resultado da pesquisa sobre registro civil, que traz informações sobre nascimentos, óbitos, casamentos e divórcios. Os dados revelam que, em Anápolis, o ano de 2014, foi recorde na série histórica - tomada desde 1974 - no número de casamentos e, também, no de divórcios.

Apagão de água, energia e segurança
Numa semana atípica, o anapolino enfrentou muitos transtornos com a falta de água tratada, falta de energia elétrica e paralisação na segurança pública. O problema maior, desta vez, recaiu sobre a concessionária de energia elétrica, a CELG, que demorou muito para fazer um serviço na rede que fica nas proximidades da estação de captação da SANEAGO, região do Ribeirão Piancó. Em relação à segurança, houve paralisação nas polícias Civil e Militar.

Transparência pública
Anápolis é, dentre os 246 municípios de Goiás, o que conta com melhores ferramentas de transparência pública. Foi o que apontou uma pesquisa feita pelo Ministério Público Federal em todo o Brasil. No ranking nacional, a Cidade ocupa a 38ª posição, num universo de 5.568 municípios pesquisados. Entre os estados brasileiros, Goiás ficou, apenas, na 15ª colocação.

Escolas ocupadas
A exemplo do que ocorre na Capital, escolas da Rede Estadual de Ensino foram ocupadas por estudantes, em protesto contra o projeto do Governo de entregar a gestão das unidades para as chamadas Organizações Sociais (OSs), assim como já acontece na área da saúde. No Município, chegou a seis, o número de estabelecimentos ocupados, entre eles, colégios tradicionais como o “José Ludovico de Almeida” e o Polivalente “Frei João Batista”.

Autor(a): Claudius Brito

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Câmara Municipal de Anápolis vai ter seu hino oficial em breve

15/06/2017

O vereador Teles Júnior (PMN) informou, durante o uso da tribuna, na sessão ordinária da última segunda-feira,12, que pro...

Presidente da UVG defende 13º e férias para os vereadores

09/06/2017

Em visita à Câmara Municipal de Anápolis, na manhã da última quarta-feira,07, o Presidente da União dos Vereadores de G...

Anápolis ainda tem muito caminho para melhorar em informação

02/06/2017

Criada em 2011, a Lei de Acesso à Informação ainda não é aplicável de forma plena por boa parte dos municípios brasile...

MP pode aliviar dívida municipal com o INSS

18/05/2017

Durante a marcha dos prefeitos à Brasília, na terça-feira,16, o Presidente Michel Temer assinou uma Medida Provisória amp...