(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Centro Materno Infantil, exemplo de eficiência

Saúde Comentários 28 de junho de 2013

Grande parte da população do setor Norte de Anápolis é servida por um estabelecimento médico/ambulatorial gratuito, de boa qualidade


O Centro Materno Infantil “Sônia Santillo” é referência em Anápolis pelas especialidades oferecidas para toda a população, e, pelo atendimento exemplar que oferece aos pacientes. Em abril de 1994 o projeto de sua construção foi pensado pelos “Vicentinos” (membros da Sociedade “São Vicente de Paulo”) com o intuito de oferecer à população carente, da cidade e região, atendimento médico, mesmo que de forma simples e num local sem a mesma infraestrutura dos hospitais convencionais da Cidade. A região escolhida foi a da Vila Jaiara, um conglomerado de vários bairros que não tinha, até então, um estabelecimento que atendesse à população mais carente na questão da saúde pública.
Foi quando Henrique Santillo, médico e, então, Ministro da Saúde, se interessou pelo projeto e por meio de um convênio doou o valor previsto para a construção da unidade, de caráter totalmente filantrópico, como explica o Diretor do Centro, José Vieira, que desde o início de sua construção é envolvido com as atividades da instituição. “No mês de outubro daquele ano o Centro já estava em pleno funcionamento. No entanto, não conseguíamos credenciá-lo ao sistema de Saúde do Estado. Com isso o Doutor Henrique Santillo trabalhou no Centro por mais de três anos, gratuitamente, pagando, ainda, o salário de mais três médicos”, explica José Vieira, que na época também pagou, por conta própria, os salários de dois funcionários além de outros custos referentes à unidade.
Desde 1997, quando foi credenciado ao sistema estadual de Saúde, o Centro Materno Infantil foi ampliado e pôde oferecer mais especialidades aos pacientes, como vem fazendo. “Hoje, com 17 funcionários e 11 médicos, nossas especialidades são ginecologia; obstetrícia; pediatria; urologia, gastrologia e clínico”, conta o diretor. Além dessas especialidades médicas, o Centro mantém um laboratório bem equipado com Raios-X, odontologia básica e ultrassonografia. “Em fevereiro do ano passado estava em trâmite um possível convênio com a Secretaria Estadual de Saúde, que foi efetivado este ano. Com isso, uma licitação está sendo feito para que, até o final de julho, além dos serviços já oferecidos, a unidade esteja realizando ultrassom vaginal, de mama e coração”, comemora o diretor.

Como funciona
Pelo caráter filantrópico inicial ser sua característica fundamental, o Centro só realiza atendimentos por meio do Sistema Único de Saúde, SUS. “Quando iniciamos nosso trabalho, há dez anos, o intuito era atender a população que conta com poucos recursos financeiros, mas já atendemos a pacientes de todos os pontos da cidade e do entorno, porém mantendo o atendimento sempre pelo SUS”, explica José Vieira que apesar de ser membro da diretoria, realiza trabalhos de escritório, office-boy, entre outros. “Se eu não me dedicasse dessa forma, teria que contratar mais funcionários para fazerem esses serviços. Mas, já que posso fazê-los, ajudo a administrar as verbas públicas repassadas da melhor maneira possível. Buscamos economizar mesmo, pois aqui as questões financeiras são tratadas com muita seriedade”, ressalta o diretor.
Esmeralda Gomes trabalha como secretária na instituição desde o seu início e garante que todos que a procuram recebem tratamento adequado. “Pessoas de regiões distantes vêm para cá e dizem não se importar em atravessar a Cidade, pois o esforço é válido diante do bom atendimento que recebem aqui. Isso é gratificante para nós, os funcionários”, confirma a secretária que acredita no trabalho realizado pela instituição. “Além de todas as especialidades e o bom atendimento, a administração do Centro é transparente, se não fosse assim eu não estaria aqui há quase 20 anos”, relata.

Depoimento
A dona de casa e ex-funcionária pública Nazidi Porto Rangrab, 57, moradora da Vila Jaiara, há cinco anos frequenta o Centro Materno Infantil e está satisfeita com o atendimento recebido. “Quando eu ouvia falarem sobre o Centro Materno Infantil, imaginava ser um local que atendesse, exclusivamente, a crianças. Mas, quando descobri que o local é um centro de atendimento com diversas especialidades, senti por não tê-lo conhecido antes”, comenta a paciente que frequenta a entidade com toda a família quando necessita. “Meus familiares e eu buscamos atendimento em urologia; clínica geral; gastrologia, assim como Raios-X, além de marcar exames sem dificuldades para vários hospitais da cidade”, conta e explica o porquê gosta tanto do atendimento recebido na unidade. “Aqui o tratamento é mais fácil, rápido e humano. Não é difícil perceber que profissionais capacitados trabalham no Centro, sempre dispostos a nos atender da melhor maneira possível, sempre com um sorriso no rosto, mesmo para aqueles que às vezes chegam mais exaltados. Sou encantada com a forma como o trabalho é realizado na instituição”, conclui.

Autor(a): Carol Evangelista

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Como superar o fim de um relacionamento?

27/04/2017

Ter o ‘coração partido‘ é uma das experiências mais traumáticas da vida. No entanto, de acordo com um estudo da Univ...

Obras no Huana continuam com recursos da venda da CELG

27/04/2017

As obras de ampliação e reforma do Hospital de Urgências de Anápolis “Dr. Henrique Santillo” terão continuidade com ...

Saúde realiza vacinação contra a gripe até dia 26 de maio

19/04/2017

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou na última segunda-feira, 17, e as vacinas estão disponívei...

Vereadora consegue recursos para castração de animais

19/04/2017

A vereadora Thaís Souza (PSL) conseguiu junto ao deputado estadual Lincoln Tejota (PSD), uma emenda de R$ 180 mil será dest...