(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Cemitérios municipais já estão preparados para receber público

Cidade Comentários 27 de outubro de 2016

Milhares de pessoas devem visitar os espaços para prestar homenagens a familiares e amigos sepultados nestes locais


Os cemitérios Parque, São Miguel e dos distritos administrados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano, já estão preparados para receber as milhares de pessoas que, na próxima quarta-feira, 2 (Dia de Finados), irão aos locais prestar homenagens a familiares e amigos sepultados nestes locais.
Durante todo o ano são realizados serviços de manutenção, mas neste período, eles são intensificados. Os visitantes encontrarão os espaços limpos, com a grama aparada e meios-fios pintados. Nesta data, o horário de funcionamento será das 7h às 18h, e estão programadas missas e cultos ao longo do dia.
Os interessados em instalar pontos de vendas de flores, velas e outros produtos próximos aos cemitérios devem procurar, com antecedência, a Diretoria de Fiscalização e Postura. O comércio, nestes locais, será permitido apenas àqueles que tiverem autorização do órgão.
“Muitas pessoas estão demarcando lugares, mas tudo deve ser acertado antecipadamente com o órgão competente”, afirma o diretor de Cemitérios Júlio Meguerditchian. Com esta medida, pretende-se evitar transtornos e tumulto em frente aos cemitérios.

Os cemitários
Em Anápolis funcionam dois cemitérios públicos (São Miguel e Parque) e um particular (Memorial Parque), além dos que existem nos distritos administrativos. O “São Miguel” é o mais antigo e, originalmente, ficava onde é, hoje, a Praça Americano do Brasil. Com a chegada da Estrada de Ferro, na década de 30 (foi inaugurada em setembro de 1935) ele foi transferido para o Bairro São Lourenço, à época um local praticamente deserto. Hoje ele, que tem, aproximadamente, 50 mil sepulturas, não realiza mais sepultamentos, exceto de pessoas cujas famílias já possuam terrenos em seu interior, as chamadas perpetuidades.
É nele que está a maior parte dos túmulos e jazigos com obras de arte, revestimentos em mármore e outros materiais nobres, assim como as esculturas, as imagens e outros marcos considerados obras primas. Recentemente o Cemitério “São Miguel” passou por uma reforma em suas estruturas, inclusive no sistema de drenagem. Lá estão sepultados os restos mortais de importantes personalidades, lideranças políticas, empresariais e comunitárias da Anápolis mais antiga. Mas, também, milhares de anônimos, lembrados, somente, pelos parentes e amigos. Todavia, gente que teve importância fundamental na construção de Anápolis nos últimos 105 anos.
O outro cemitério, o Parque, fica na região Sudoeste da Cidade e é o maior existente em Anápolis, embora sua concepção date de 1975. Antes era particular. Depois, foi passado para a Prefeitura. Ali estão sepultados, aproximadamente, 50 mil corpos. Há, entre os que para lá foram levados, também, corpos de pessoas ilustres, gente que frequentou a mídia nas últimas décadas e que, igualmente, participou de todo o processo evolutivo de Anápolis. Mas, como no “São Miguel”, estão sepultados ali, milhares de corpos de gente anônima para a maioria da população, mas que ajudou no desenvolvimento do Município. Também no Cemitério Parque, embora o projeto seja diferenciado, podem ser observadas sepulturas com traços artísticos, uma homenagem “dos que ficaram, para os que partiram”. Outra coisa que chama a atenção de muitos visitantes é a coletânea de mensagens gravada nos túmulos. São textos bíblicos; provérbios populares do Brasil e de outros povos; trechos de poesias, mensagens espontâneas, cada qual buscando uma forma de perpetuar a memória dos entes queridos que morreram recentemente, ou, em épocas remotas.

Autor(a): Da Redação

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Sociedade se mobiliza para reduzir indicadores de dengue em Anápolis

22/03/2019

A Prefeitura de Anápolis lança nesta sexta-feira, 22, a campanha: “Todos em ação contra o mosquito – dengue, chikungu...

SANEAGO intimada a reparar estação de tratamento de esgoto sanitário

15/03/2019

Acatando parcialmente pedido de liminar do Ministério Público de Goiás, o juiz Carlos Eduardo Rodrigues de Sousa, da Vara ...

Moderna tecnologia é aplicada para melhorar a qualidade de vida

07/03/2019

Cada vez mais, a tecnologia se torna um grande aliado para a saúde e o bem estar das pessoas. Com isso, aumenta, também, o ...

Projeto de vereadora propõe punir com multas os “sujões” da Cidade

07/03/2019

Matéria em tramitação na Câmara Municipal quer penalizar quem descarta papéis; anúncios; invólucros, sobras de aliment...