(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Casos de polícia

Contexto Político Comentários 23 de abril de 2010

A vereadora Miriam Garcia (PSDB) propôs e a Mesa Diretora da Câmara Municipal acatou a proposta de se fazer uma comissão para ir até à Delegacia de Homicídios, em Goiânia, buscar maiores esclarecimentos sobre a morte da publicitária Pollyana Borges.


Casos de polícia
A vereadora Miriam Garcia (PSDB) propôs e a Mesa Diretora da Câmara Municipal acatou a proposta de se fazer uma comissão para ir até à Delegacia de Homicídios, em Goiânia, buscar maiores esclarecimentos sobre a morte da publicitária Pollyana Borges. A vítima, então com 26 anos de idade, desapareceu no dia 23 de setembro de 2009, quando estava a caminho da Universidade Católica de Goiás, onde ministraria uma palestra para estudantes. No dia seguinte, seu corpo foi encontrado em uma área às margens do Córrego “Caveirinha”, em Goiânia. “É um direito que a família tem obter uma resposta”, ressaltou a vereadora.
As vereadoras Dinamélia Rabelo (PT) e Gina Tronconi (PPS) afirmaram que não apenas o caso da publicitária Pollyana Borges carece de esclarecimento para a família e a sociedade, citando também o assassinato, ainda não esclarecido, do médico Illion Fleury Júnior, quando o mesmo saía do trabalho na Santa Casa de Misericórdia. De acordo com Gina Tronconi, esses são dois casos que ganharam repercussão, assim como os assassinatos dos jovens em Luziânia, mas há muitos casos que não estão na mídia, e que, da mesma forma, as famílias esperam respostas da polícia.

PT 2010
O deputado federal Rubens Otoni (PT-GO) desenha as estratégias de seu partido para a eleição deste ano. A prioridade é fazer Dilma Rousseff sucessora de Lula. Além disso, os petistas vão trabalhar a eleição de Íris Rezende. Outra meta é fazer com que o partido aumente as suas representações tanto na Assembleia Legislativa de Goiás, como na Câmara Federal onde, hoje, ele divide a bancada do PT naquela casa com o deputado Pedro Wilson.

Comunas
O site “Vermelho”, uma home page na internet mantida e gerida pela Associação Vermelho, entidade sem fins lucrativos, em convênio com o Partido Comunista do Brasil – PC do B, destacou, há poucos dias, a solenidade de entrega de computadores para as escolas anapolinas. A matéria foi transcrita do Boletim Oficial do município e ganhou o seguinte título: “Ação dos comunistas na Prefeitura Municipal de Anápolis”. O diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Educação, Fabrízio Ribeiro, é filiado ao PC do B.

Conta
Em pleno calor do debate a respeito do projeto que renova o contrato entre o município e a Saneago, a Mesa Diretora da Câmara Municipal foi surpreendida com uma notificação da estatal que cobra valores não pagos de gestões anteriores - mais de R$ 100 mil - senão poderá ter o fornecimento interrompido. O presidente Sírio Miguel informa que medidas já estão sendo adotadas para evitar o corte e que o próximo passo será fazer uma negociação para a quitação do débito. E antecipa, ainda, que em sua gestão, não há contas com a Saneago em atraso. Agora, o que ninguém sabe é porque a situação chegou aonde chegou. No mínimo, estranho!

CPI da Pedofilia
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga casos de pedofilia e abuso sexual de menores em Goiás vai realizar, no próximo dia 28, às 9 horas, na Assembleia Legislativa, uma reunião com conselheiros tutelares de todo o Estado. O objetivo, segundo o presidente da CPI, deputado Fábio Sousa (PSDB), é abordar questões referentes à atuação dos Conselhos nas questões preventivas e sobre como lidar nos casos de pedofilia.


PTB com tucanos
A chapa do PSDB, liderada pelo pré-candidato Marconi Perillo, ao Governo de Goiás, ganhou apoio do PTB. Trabalho do deputado federal Jovair Arantes, presidente do partido e aliado de primeira hora de Marconi. Arantes não descarta a possibilidade do empresário Júnior Friboi, que é de seu partido, ser vice na composição. Porém, se Marconi sonha em atrair o DEM de Ronaldo Caiado, esta costura fica complicada. Será preciso muito diálogo.

Espaço
Enquanto o PTB de Goiás trabalha para conquistar seu espaço no cenário da sucessão goiana. O partido, em Anápolis, tem outras pretensões: quer mais espaço na administração do petista Antônio Roberto Gomide, que pode encaminhar à Câmara Municipal o projeto da reforma administrativa. Corre o comentário de que os petebistas estariam de olho, inclusive, na pasta de Assistência Social.

LDO
Já chegou à Câmara Municipal, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2011. É através dessa lei que se estabelece como serão gastos os recursos do Orçamento do Município, no ano posterior à sua aprovação. É o momento que os vereadores têm para indicar obras para as regiões que representam.


Vanderlan de Paula
O vereador Pedro Mariano (PP) está entusiasmado com a candidatura de Vanderlan Cardoso (PR), ex-prefeito de Senador Canedo que tem a bênção do Governador Alcides Rodrigues para disputar a sua sucessão. Segundo o edil, o pré-candidato, se eleito, terá oportunidade de fazer aquilo que os seus adversários, que já estiveram no Poder, não fizeram. O vereador até soltou esta em plenário: “O Vanderlan é o Ernani (de Paula) que deu certo em Senador Canedo”. Como não poderia deixar de ser, quebrou o gelo da sessão.

Papa apoios
O pré-candidato Vanderlan Cardoso fez uma vista ao Vale do Araguaia, na última terça-feira, 20 e foi recebido por cinco prefeitos e lideranças da região. Foi recepcionado pelos prefeitos Valdenir Feitosa, de Bonópolis (PP); Odair Justino de Souza (PR), de Novo Planalto; Elvilásio Limírio de Lima (PP), de Mundo Novo e Lázaro Valdivino Silva (DEM), de Nova Crixás. Segundo a assessoria do pré-candidato, o encontro teve a participação de mais de 300 lideranças de vários partidos.

Lei Penal
Começa ganhar fôlego no Congresso Nacional, a discussão sobre o modelo de progressão de pena adotado no Brasil, pelo qual um sentenciado pode mudar do regime fechado para semiaberto e a liberdade condicional, já tendo cumprido parte da pena. O senador Romeu Tuma (PTB-SP) puxou o debate no Senado, fazendo referência à soltura do pedreiro Ademar de Jesus, assassino confesso de seis jovens em Luziânia. Tuma lembrou que o projeto do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que vedava a progressão da pena nos casos de crimes hediondos, foi aprovado pelo Congresso Nacional e se transformou em lei, mas teve esse dispositivo declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal.


Sindifargo
O Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás (Sindifargo) tem novo presidente: é o empresário Marçal Henrique Soares (Laboratório Kinder), que assumiu o cargo então ocupado pelo também empresário Eduardo Gonçalves (Laboratório Greenpharma). Uma missão importante, já que o pólo farmoquímico goiano - que tem a grande maioria das empresas instaladas em Anápolis - é o terceiro maior do País e com potencial de crescimento, haja vista o interesse de grandes grupos em implantar novas empresas ou adquirir plantas existentes, como foi o caso recente do Laboratório Neo Química. Aliás, para quem gosta de futebol e é bairrista, o nome da empresa estampava a camisa oficial do campeão carioca Botafogo.


Estilo mineiro
O pré-candidato Íris Rezende (PMDB) tem mantido, até agora, uma posição mais discreta. Ao seu estilo, faz o que sabe fazer muito bem: articulações políticas. E este é o momento propício para esta ação. É preciso deixar tudo pronto para quando houver a convenção partidária que vai homologar os nomes das chapas e as alianças. No momento, um trabalho, não menos importante, é montar a linha de frente do comando de campanha, dividindo a bola com o PT.

Números
Apenas cinco cidades goianas abrigam mais de 100 mil eleitores. Juntas, elas representam quase a metade dos 3.971.641 eleitores aptos pela Justiça Eleitoral para votarem este ano (dado atualizado no mês passado). Goiânia é o maior colégio eleitoral: 883.600 votantes (22,2% do eleitorado goiano). Em seguida vêm: Aparecida de Goiânia, 244.862 (6,1%); Anápolis, 223.123 (5,6%), Luziânia, 102.159 (2,5%) e Rio Verde, 100.102 (2,5%). O menor colégio eleitoral goiano é o município de Anhanguera, com apenas 892 eleitores cadastrados.

Moderninho
A posse do ministro Ricardo Lewandowski na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marca o início da utilização de mais uma ferramenta de comunicação da Corte com seu público. As notícias do TSE poderão ser acessadas através do Twitter, rede social criada em 2006 que hoje já pode ser considerada uma coqueluche no meio político. De acordo com o TSE, os internautas terão acesso, em primeira mão, às decisões mais relevantes da Corte e ficarão informados sobre a preparação das Eleições 2010. Além disso, serão divulgados, em tempo real, flashes das ações que chegam à Corte e das decisões e dos julgamentos mais importantes, entre outros temas. O endereço: twitter.com/TSEjusbr.

O clone
O deputado Ozair José (PP) apresentou na Assembleia Legislativa, um projeto que pode acabar com a dor de cabeça de muita gente. A proposta é para que os veículos automotores que tiveram suas placas clonadas, possam substituí-las. Segundo o autor, a clonagem tem causado aborrecimentos a muitos proprietários que, inesperadamente, passam a receber notificações de infrações de trânsito. Depois, têm de enfrentar uma verdadeira maratona burocrática para provar que não cometeram o ato infracional O projeto foi aprovado preliminarmente à publicação e segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Contexto Político

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.631

20/07/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.630

13/07/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.629

06/07/2017

Contexto Político...

Clique na imagem para ver a coluna - Ed.628

29/06/2017

Contexto Político...