(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Caravanas de Anápolis vão ao encontro do Papa

Geral Comentários 19 de julho de 2013

Evento no Rio de Janeiro reúne jovens de todo o mundo e marca a primeira viagem internacional do Papa Francisco


Cerca de mil jovens anapolinos e de várias cidades do entorno, participam, esta semana, da Jornada Mundial da Juventude, JMJ. Muitas caravanas já seguiram e outras estão a caminho. A Jornada acontece entre os dias 23 e 28 de julho. O evento que espera reunir 2,5 milhões de jovens de países de todo o mundo, tem como tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, o que reflete sua dimensão.
Entre os jovens que participarão do evento que celebra a fé, conhecidos como peregrinos, está a analista internacional Ana Carolina Soares, 24, que já vivenciou outras Jornadas, sendo as duas últimas em Sydney, na Austrália, e em Madri, na Espanha, o que só aumenta a expectativa quanto ao evento que dessa vez acontecerá praticamente em casa. “Acredito que o Brasil irá realizar a JMJ mais animada e calorosa já vista, mostrando ao mundo, através da nossa alegria, a Igreja Católica viva que existe aqui”, avalia a jovem que considera importante o encontro entre a juventude católica e seu líder religioso.
Para Ana Carolina, também integrante do Setor Juventude em Anápolis, o que faz com que outras religiões queiram participar do evento é a interação cultural e o desejo pela unidade. “A Jornada é organizada pela Igreja Católica, mas se abre a todas as religiões para que possamos viver realmente como irmãos e mostrar ao mundo que é possível conviver em paz com as outras crenças”, enfatiza.
A estudante do curso de medicina, Poliana Silva Barbosa, 19, irá participar de uma Jornada Mundial da Juventude pela primeira vez. “Minha empolgação não poderia ser maior. Receber o Santo Padre em casa, em uma cidade maravilhosa como o Rio, em uma experiência riquíssima de fé e um misto de arte e cultura mundial será algo maravilhoso”, avalia.
O músico Rafael Lopes, 20, que desde o ano passado vem juntando dinheiro para esse fim, também passa pela experiência de vivenciar uma jornada pela primeira vez. “Depois da JMJ, tenho certeza que a Igreja será alavancada e mais encorajada a cumprir a missão dada por Jesus, de levar o Seu Santo Evangelho e anunciar seu reino e seu amor a todos. Como João Paulo II, criador da JMJ, bem disse, ‘se os jovens soubessem a força que têm, colocariam fogo no mundo’! E é isso que JMJ faz: Dá aos jovens um novo ardor, para trazer a chama do Espirito Santo às nações”, exprime.
O Designer gráfico, Guilherme Augusto das Mercês, 23, participará do evento pela segunda vez. “Fiz muitas amizades na primeira peregrinação em Madri, tenho contato com alguns via internet até hoje, como jovens de Rapanui na Ilha de Páscoa, República Checa, Coréia do Sul e Espanha”, conta. O jovem irá para o Rio de Janeiro pela excursão intitulada “Renascer”, estimando que seus custos totais com a JMJ na cidade fiquem em torno de R$1.600. “Um terço do valor gasto na Jornada de Madri em 2011”, destaca.

DELEGAÇÕES
O coordenador da excursão é o professor de educação física, Amaury Fernandes Júnior, 24, que conta que o nome do grupo foi escolhido por causa de um conhecido encontro entre os jovens católicos da Diocese local. “A excursão foi preparada para jovens que tenham participado do encontro ou alguma pessoa que precisa renascer em Cristo nesta JMJ”, explica. Cerca de 40 jovens compõe o grupo que participará das atividades da Jornada. “Toda a viagem, contando com gastos como a inscrição para a JMJ, onde já está incluso a alimentação e o transporte dentro do Rio, o kit com materiais básicos para os peregrinos, o seguro de vida, hospedagem e a camiseta da nossa caravana, ainda com passagens para outros pontos de peregrinação católicos próximos ao RJ, ficou em R$ 1.100,00”, contabiliza.
Delegações como a da Comunidade Nova Aliança, Setor Juventude, Seminário Maior Diocesano, Segue-me, entre outras, estarão embarcando para o Rio de Janeiro neste final de semana.

Privilégio
O bancário João Paulo Monteiro, 25, que também participou da última Jornada em Madri, foi escolhido para estar no altar próximo ao Papa Francisco, na missa de envio, que será celebrada em 28 de julho, último dia da Jornada Mundial da Juventude e da estadia do Sumo Pontífice no Brasil. Ele representará a Diocese de Anápolis, bem como, todos os jovens pertencentes a ela, junto às autoridades e religiosos, o que define como “um grande presente”.
Quando participou da JMJ em Madri, apesar da dificuldade em se comunicar por meio de outro idioma, João Paulo percebeu que o que unifica e dá significado ao evento é algo muito maior daquilo que imaginava. “Entre tantos povos, de tantas nações, apesar da variedade de idiomas era perceptível que todos ali falavam uma só linguagem, a do amor”, destaca.

Pré-JMJ Anápolis
Muitos do anapolinos que irão para o Rio de Janeiro, participam, também, neste fim de semana, da Pré JMJ Anápolis. De acordo com o Coordenador do Setor Juventude em Anápolis, Renato Souza, 26, o evento, em preparação para os dias na cidade maravilhosa, acontecem simultaneamente em todas as dioceses e arquidioceses brasileiras.
Na sexta-feira, 19, os jovens se concentrarão na Praça Dom Emanuel às 19h, seguindo em procissão para um luau no Parque Ipiranga. No sábado, 20, a concentração será na Paróquia São Francisco de Assis às 13h, seguida de tarde de missões, encerrada às 18h com uma missa de envio para a JMJ Rio 2013, presidida pelo Bispo da Diocese, Dom João Wilk, na Catedral de Bom Jesus. Haverá a presença dos jovens dos mais de 300 movimentos juvenis católicos da Diocese de Anápolis, que engloba cidades do entorno, como Corumbá; Pirenópolis; Abadiânia; Alexânia, Nerópolis, dentre outros.

Autor(a): Carol Evangelista

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Adoção de selo eletrônico é adiada

22/06/2017

A Secretaria da Fazenda informa que a obrigatoriedade de uso do Selo Fiscal Eletrônico para as embalagens descartáveis de ...

Jovem anapolino abre portas para o difícil universo das fragrâncias

15/06/2017

O jovem anapolino Helder Machado Owner é um exemplo de que o empreendedorismo não tem barreiras. A primeira coisa para aven...

Subseção da OAB entrega Moção a juíza de Anápolis

09/06/2017

A juíza titular da 2ª Vara de Família e Sucessões da comarca de Anápolis, Aline Vieira Tomás, recebeu, na segunda-feira...

Controle da folha de pagamento é um desafio para a Prefeitura

02/06/2017

Dentro do que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Prefeito Roberto Naves e a equipe econômica apresentaram, ...