(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Capitão Waldyr homenageado por políticos e empresários

Geral Comentários 15 de julho de 2011

Um dos pioneiros da industrialização em Goiás e do movimento rotariano, o ex-combatente da Força Expedicionária teve reconhecimento ao celebrar 95 anos


Em solenidade realizada na noite da última quarta-feira,12, o empresário Waldyr O´Dwyer transferiu a presidência do Núcleo Regional da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) ao também empresário, Ubiratan da Silva Lopes. Na ocasião, foi celebrado o aniversário do decano da indústria goiana, que completou 95 anos de idade. O capitão Waldyr - como é conhecido por sua atuação na Força Expedicionária Brasileira nos campos de batalha da Itália durante a segunda guerra mundial – por quase seis décadas participou da diretoria da Federação. Ele presidiu por quase 11 anos o Núcleo da Fieg, que ajudou a criar no ano de 1999.
A solenidade, realizada no salão de eventos do Sesi do Jundiaí- Centro de Atividades Gilson Alves de Souza- foi prestigiada por dezenas de autoridades políticas e classistas representando os poderes Executivo Estadual e Municipal, o Poder Judiciário, Assembleia Legislativa, o setor de Segurança Pública, a Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Goiás, CDL, ACIA, Sebrae, Sistema Indústria (FIEG, SESI, SENAI, IEL, ICQ Brasil), dentre outras representações.
O presidente da Fieg, Pedro Alves de Oliveira, em seu discurso, afiançou que Waldyr O´Dwyer “é um modelo de homem, pai de família, militar, empresário e líder classista”, disse, acrescentando: “Goiás tem uma dívida impagável com o capitão Waldyr, pela contribuição que ele deu ao desenvolvimento do Estado”. Ele também ressaltou a liderança do empresário Ubiratan Lopes. “Ele vem presidir o Núcleo Regional da Fieg porque acreditamos no seu sucesso, como demonstrou na presidência do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Anápolis (Sicma) e na Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), em ambos por dois mandatos consecutivos, além da sua brilhante trajetória como empresário”, destacou, lembrando que em função de sua atuação, Ubiratan foi agraciado com a Comenda do Mérito Industrial, a mais alta distinção concedida pelo Sistema Indústria.
O governador Marconi Perillo não pode comparecer à solenidade, devido a outros compromissos de sua agenda, mas fez questão de questão de enviar um telegrama parabenizando o homenageado [capitão Waldyr O´Dwyer] e Ubiratan Lopes pela posse. Ele foi representado no evento pelo vice-governador José Eliton Figuerêdo. “Fiquei muito feliz em receber a indicação do governador para representá-lo nesta solenidade e trago por ele as considerações de maior apreço e respeito por Anápolis, através das lideranças do capitão Waldyr e do empresário Ubiratan Lopes, que assume esse desafio importante de ajudar a consolidar ainda mais o pólo industrial do Município.
O prefeito Antônio Gomide também discursou durante o ato, destacando a contribuição do capitão Waldyr no cenário econômico de Anápolis e do Estado. “Agradecemos a Federação das Indústrias pela oportunidade de trazer para cá essa importante homenagem, por tudo que o capitão Waldyr fez por Anápolis e Goiás”, frisou, parabenizando também a escolha de Ubiratan Lopes para a presidência do Núcleo Regional da Fieg.

Fábrica de sonhos
O empresário Waldyr O´Dwyer, no alto dos seus 95 anos de idade, fez um pronunciamento rápido, mas que emocionou aos presentes pela emoção e vibração. “Ainda tenho muitos sonhos e um deles é ver consolidada a nossa Plataforma Logística Multimodal”, ressaltou. O projeto, uma de suas bandeiras de luta, começou a se tornar realidade em 2007, durante o segundo governo de Marconi Perillo e que deverá entrar em operação no atual governo, já que foi este um dos compromissos assumidos pelo próprio Marconi para esta gestão. “Quero agradecer ao apoio que tive dos companheiros no Núcleo da Fieg, em especial ao Gilson Amaral Brito e ao Wilson de Oliveira, que seguraram o bastão durante minha ausência e Ubiratan Lopes que assume essa missão.
Waldyr O´Dwyer recebeu também uma homenagem dos membros do Rotary Clube, do qual também participa há mais de 50 anos. Em nome dos rotarianos, falou o ex-prefeito de Anápolis Eurípedes Barsanulfo Junqueira. E ainda, recebeu um fardamento especial como homenagem da Polícia Militar do Estado de Goiás e uma escultura em madeira que foi entregue pelo presidente da Fieg, Pedro Alves, e pelo conselheiro da Fieg e secretário geral da CNI, Paulo Afonso Ferreira.

Missão especial
O empresário Ubiratan da Silva Lopes, em seu pronunciamento, afirmou ser “um desafio suceder a um sábio”. “Nós só vamos conseguir levar adiante este desafio fazendo uma gestão compartilhada com os nossos companheiros presidente e diretores dos Sindicatos Patronais, com apoio do Sistema Indústria”, enfatizou
Ubiratan Lopes também destacou em seu discurso alguns momentos importantes da histórica econômica de Anápolis que, conforme observou, foi construída por autoridades políticas e classistas mas também por pessoas anônimas e voluntárias. Ele citou, neste retrospecto, a chegada em Anápolis da Estrada de Ferro Goyaz, no ano de 1935, e a construção e a implantação da primeira unidade do Senai em Goiás, de 1949 a 1952. Em 1976, a inauguração do Distrito Agroindustrial e, posteriormente, a criação dos programas de incentivos fiscais Fomentar e Produzir, este último, conforme observou, foi uma alavanca para consolidar a indústria goiana, que fez crescer o PIB (Produto Interno Bruto de Goiás).
“Foi lançado um desafio de chegarmos a um PIB de 100 bilhões de reais até 2012. Isso é espetacular e aconteceu graças ao trabalho, como disse, de muitas pessoas e entre elas destaco o ex-secretário de Indústria e Comércio Ridoval Chiareloto que, em sua gestão, aprovou mais de mil projetos no Produzir, mais de 300 empresas foram viabilizadas. Isso foi possível por causa de pessoas sonhadoras como o capitão Waldyr, que está inaugurando a maior concessionária Mercedes da região.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Município quita dívidas trabalhistas de ex-servidores comissionados

19/04/2017

A Prefeitura de Anápolis começa a quitar dívidas trabalhistas do município, que estão pendentes desde 2011, para ex-serv...

Ovos de chocolate com diferenças salgadas, aponta pesquisa do Procon

12/04/2017

O Procon de Anápolis divulgou a pesquisa sobre os preços de produtos para a páscoa- ovos de chocolate e caixas de bombons....

Projeto da sede do MP tem significativo avanço

12/04/2017

A proposta de se definir uma nova sede para as promotorias de Justiça em Anápolis (hoje funcionando em um edifício da Aven...

Advogados receberam a Caravana Nacional de Prerrogativas

07/04/2017

Morosidade do Poder Judiciário; desrespeito por parte de autoridades policiais, juízes, promotores; porte de arma; e até o...