(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Canto da Primavera terá Gil nesta sexta-feira

Geral Comentários 08 de novembro de 2013

Músico baiano é uma das principais atrações do festival musical que acontece em Pirenópolis


A celebração da música em Goiás começa teve início na última quarta-feira, 06, na cidade de Pirenópolis. É a 14ª edição do Canto da Primavera, promovido pela Secretaria da Cultura (Secult) e que vai até domingo, 10. Durante os seis dias da programação, o evento conta com seis atrações nacionais, uma internacional e 30 goianas, de estilos e vertentes musicais variados. Para o secretário, Gilvane Felipe, a intenção do festival é “abranger a diversidade da cultura brasileira e goiana, numa verdadeira festa popular”.
Neste ano, a quantidade de artistas regionais selecionados para o evento foi aumentada em um terço, justamente para atender a demanda do segmento musical do Estado. “Antes, cerca de 40 bandas e músicos se inscreviam. Agora, são 300, 400 a cada edital. A música tem crescido em Goiás. E, para dar espaço aos diferentes talentos, fizemos uma seleção por meio de uma curadoria especializada, num processo totalmente transparente”, explica o secretário.
Um dos shows mais esperado é o do cantor e compositor Gilberto Gil, nesta sexta-feira, 08, após apresentação do rapper Emicida, expoente do gênero no País. No sábado,09, as apresentações principais ficarão por conta da atração internacional The Legendary Tigerman e da carioca Fernanda Abreu. Encerrando o festival no domingo, dia 10, a cantora Céu sobe ao palco, mostrando a nova MPB.

Em paralelo
Durante o festival, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) de Pirenópolis estará com o projeto Estúdio Primavera, um estúdio de gravação moderno e com estrutura completa que será usado por artistas locais para criação de materiais inéditos. Um comitê local foi formado para selecionar os músicos que usarão o estúdio. Um dos critérios para a escolha dos músicos foi que eles escolhessem canções autorais para gravar. “A ideia é que esse material ajude o artista a alavancar a sua carreira, sendo a gravação o seu cartão de visitas futuro”, explica o diretor-técnico e artístico do Estúdio Primavera, Gustavo Vazquez.

Cine Primavera
Nesta edição haverá também uma programação especial de cinema, a mostra Cine Primavera: Veja, Ouça e Dance, com filmes sobre música e dança. São quatro longas-metragens da recente produção cinematográfica brasileira e mundial, em sessões gratuitas que serão realizadas sábado e domingo, 10, no auditório da UEG, com entrada gratuita.
Outra parte tradicional do Canto da Primavera são as oficinas gratuitas de música, que serão ministradas pelos professores Jarbas Cavendish (Harmonia); Guilherme Santana (Bateria); Bororó Felipe (Baixo); Fabiano Chagas (Violão e Guitarra); Everton Luiz (Sopros); Sabah Moraes (Voz); e Marco Lobo (Percussão). As aulas também serão na UEG.
As atrações musicais não ficam restritas aos palcos: o Grito dos Tambores promete movimentar as ruas de pedra do Centro Histórico de Pirenópolis. O grupo Coró de Pau, com 50 músicos, irá percorrer um trajeto no Largo do Rosário, ditando o ritmo com baião e maracatu.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Programa ID Jovem completa primeiro ano de vigência

08/12/2017

A Secretaria Nacional de Juventude comemora os bons resultados do Programa Identidade Jovem. Em 1 ano de vigência da iniciat...

Aumenta para oito anos prisão de bêbado que dirige e mata

08/12/2017

Após cinco anos de espera, o projeto 5568/2013 foi aprovado pela Câmara dos Deputados. A análise ocorreu na sessão desta ...

Pesquisa aponta intenção de compras dos anapolinos

08/12/2017

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Anápolis acaba de divulgar a pesquisa de intenções de compras do consumidor anap...

Residencial Copacabana recebe plantio de mudas de árvores

08/12/2017

Preservar o meio ambiente e cuidar do planeta. Foi com esta disposição que estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio do ...