(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Candidaturas registradas e partidos prontos para a "Guerra"

Política Comentários 06 de julho de 2012

A partir deste dia seis de julho, partidos, coligações e frentes partidárias estão liberados para iniciarem a caça aos votos. Em Anápolis, cinco nomes confirmados e um a confirmar, disputam a Prefeitura


Um estreante na política partidária (Wilson de Oliveira - DEM); um buscando a reeleição (Antônio Gomide - PT); um deputado estadual (José de Lima - PDT); um ex-presidente da Câmara Municipal (Gerson Falacci - PHS) e um pastor evangélico (Elismar Veiga - PPS) - faltando a confirmação oficial de um empresário (Élber Sampaio - PSOL) são, a princípio, os nomes disponibilizados ao eleitor anapolino para a escolha do prefeito que vai governar a Cidade a partir de janeiro do ano que vem. Pela primeira vez, dois dos mais tradicionais partidos não terão candidato ao cargo: PSDB e PMDB. O primeiro ainda tem o candidato a vice na chapa do Democratas (Odilon Alves). O segundo, nem isto. Vai compor com o PT, apoiando a candidatura de Antônio Gomide. Até o fechamento desta edição ainda não havia sido confirmada a candidatura de Élber Sampaio, que, a exemplo das eleições de 2008, concorreria pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Uma curiosidade é que, também, pela primeira vez, em muitos anos, não haverá mulheres disputando a Prefeitura de Anápolis. A ressalva fica para a candidata a vice na chapa de José de Lima (PDT), a advogada Maristela Rodrigues da Silva (PTC).
Candidatos a prefeito
Bacharel em Direito e Economista, Gerson Santana ingressou, ainda jovem, na política, sendo eleito vereador, chegando a presidir a Câmara Municipal de Anápolis. O sobrenome Falacci foi acrescido ao seu nome, devido a uma estampa de confecção da qual era representante e, assim, ser chamado por muitos clientes. Ele é evangélico (filho do Pastor Benedito Santana, da Igreja do Movimento Missionário) e foi nomeado, no ano passado, pelo Governador Marconi Perillo, Pró-Reitor de Administração, Planejamento e Finanças da Universidade Estadual de Goiás. Atualmente, Gerson Falacci preside a Comissão Executiva Municipal do PHS, partido pelo qual concorre à Prefeitura de Anápolis. Gerson já foi, também, candidato a deputado federal. Seu companheiro de chapa na disputa é o advogado Cláudio Louzeiro, do PSD.
Élber Sampaio Araújo, 46 anos, é empresário e iniciou sua vida política no movimento estudantil. Foi coordenador da União da Juventude Socialista; vice-presidente da União Estadual dos Estudantes - UEE e presidente, por duas vezes, e tesoureiro do Diretório Central dos Estudantes, da Faculdade de Direito de Anápolis. Foi, também, funcionário da CELG e líder sindical da categoria. A primeira experiência em eleição foi em 2006. Dois anos depois, se candidatou a Prefeito de Anápolis pelo PSOL. Ligado aos movimentos populares, Élber Sampaio se coloca como alternativa para o eleitor de Anápolis e assegura que a primeira candidatura a prefeito lhe ofereceu embasamento para nova postulação e pretende ocupar bem o espaço na mídia para chegar ao comando da mais importante cidade do interior e o terceiro maior colégio eleitoral do Estado.

Elismar Veiga é pastor evangélico; escritor, conferencista e teólogo. É, ainda, licenciado em Pedagogia (UnB), pós-graduando em Gestão Pública (PUC - Anápolis) e pós-graduando em Administração do Terceiro Setor (FACINTER). Atualmente preside a Missão Alô Criança de Assistência Infantil em Anápolis e o Lar da Criança “Reencontro com a Vida”, em Caldas Novas. É ligado à Igreja Assembleia de Deus onde exerce uma série de atividades. Tem, ainda, experiência em administrações de vários municípios e foi candidato a deputado estadual em 2010, quando obteve um total de 7839 sufrágios, sendo votado em 147 municípios. Elismar Veiga disputa pelo PPS, partido que já elegeu um prefeito em Anápolis (Ernani de Paula em 2000) e assegura ter um plano exequível para administrar a Cidade. Seu vice é Davidson Oliveira (PSDC).

José Rodrigues de Lima Neto está concorrendo à Prefeitura de Anápolis pela terceira vez. Ex-vereador e, atualmente, deputado estadual do PDT, ele tem como companheira de chapa a advogada Maristela Rodrigues da Silva (PTC). José de Lima se caracteriza como político municipalista e construiu sua carreira junto às comunidades menos assistidas, nos bairros mais populares e nos distritos administrativos de Anápolis. Ele é empresário do ramo de marmoraria e tem um extenso currículo de ações desenvolvidas nos mais diferentes setores da comunidade. A eleição para a Prefeitura de Anápolis é um sonho acalentado há anos e José de Lima, embora afirmando não dispor de muitos recursos financeiros, acredita que pode levar adiante a proposta. Em 2008 o deputado só não disputou o cargo de prefeito devido a questões internas do partido.

Candidato à reeleição, o Prefeito Antônio Gomide, do Partido dos Trabalhadores, sua única sigla partidária em todos os tempos, tem no currículo nada menos que três mandatos de vereador por Anápolis e duas suplências como deputado estadual. Nasceu para a política nas antigas CEB (comunidades eclesiais de base), ligadas aos movimentos sociais da Igreja Católica. Ao lado do irmão, o deputado federal Rubens Otoni, o atual Prefeito de Anápolis sempre adotou uma postura crítica em relação a governos anteriores e quando se lançou candidato em 2008 não tinha nem cinco por cento de preferência do eleitorado. Concorreu com políticos tradicionais e conseguiu reverter o quadro, vencendo o primeiro e o segundo turnos com relativa folga. Seu companheiro de chapa continuará sendo o empresário João Gomes, também do PT.

Estreante em disputas político/partidárias, o empresário Wilson de Oliveira, integrante de tradicional família anapolina vai concorrer à Prefeitura de Anápolis pelo Democratas. Wilson de Oliveira é político classista e, dentre outras funções, já ocupou a Presidência da Associação Comercial e Industrial de Anápolis; Federação das Indústrias do Estado de Goiás; Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias de Goiás e outros cargos. Foi fundador do Partido da República (PR) em Anápolis. Wilson de Oliveira é advogado, com diversas pós-graduações e membro de diretoria em várias instituições como APAE; Rotary Clube, Sindicato da Alimentação e outros. Tem cursos de gestão na Escola Superior de Guerra e outras organizações sociopolíticas. Seu companheiro de chapa na disputa é o advogado e jornalista Odilon Alves (PSDB).

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Política

Ronaldo Caiado acusa Governo de usar dados para mascarar crise do Estado

08/11/2018

O governador eleito Ronaldo Caiado (Democratas) cobrou maior transparência nos dados repassados à equipe de transição pel...

Partido realiza ação social em prol da Casa Joana

08/11/2018

O Democratas Mulher Anápolis irá realizar nesta sexta-feira, 09, a partir das 09 horas, em Anápolis, uma manhã odontológ...

Vereador exige explicações para aumento da energia elétrica em Goiás

08/11/2018

O vereador João da Luz (PHS) informou na tribuna, durante a sessão ordinária da última quarta-feira,07, que esteve em Bra...

Ronaldo Caiado terá muitos desafios para enfrentar em sua terra natal

02/11/2018

Não dá para falar que se trata de uma “herança maldita”. Mas, dá para dizer que os “gargalos” de Anápolis vão o...