(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Candidatos têm maratona de debates

Política Comentários 15 de setembro de 2016

Dois encontros com candidatos discutiram propostas para melhoria e apoio ao serviço público e ao setor da educação


No calor da campanha, os candidatos à Prefeitura de Anápolis estão participando de uma verdadeira maratona de debates. Na terça-feira, 13, ocorreu um encontro promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos (SindAnápolis). Na quarta-feira,14, houve um novo encontro dos candidatos, desta vez, promovido pelo Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino (Sinpma), em parceria com o Conselho Municipal de Educação (CME) e o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Anápolis e Região (Sintea). Na noite de quinta-feira,15, houve um terceiro debate com setores ligados à cultura. Os três encontros ocorreram no auditório da Universidade Estadual de Goiás (UEG), no Bairro Jundiaí.
No evento pr4omovido pelo SindAnápolis, os candidatos submeteram-se a uma bateria de perguntas, em sua maioria, relacionadas ao serviço público municipal. A audiência pública, como foi denominado o encontro, foi marcada pela entrega de um documento com as propostas da entidade, o qual foi assinada pelos sete candidatos.
O documento tem os seguintes tópicos: Direitos adquiridos dos servidores ameaçados por uma futura reforma previdenciária; Aumento da contrapartida municipal nos planos de saúde em vigor ou a viger; Situação financeira e patrimonial do ISSA; Pagamento dos salários sem atrasos; Reajuste Anual Real dos vencimentos na data-base março de cada ano; Garantia de participação do Sindianápolis em comissões ou projetos que afetem a vida do servidor municipal; Política de contratação de comissionados e valorização dos efetivos; Melhoria das condições de trabalho de várias categorias, como infra-estrutura e cemitérios; Incorporação de gratificações já analisada e deferida pelo Tribunal de Contas; Vale-alimentação para servidores com renda de até 02 salários mínimos; Criação da Guarda Municipal com aproveitamento dos servidores efetivos do cargo de vigias; Reavaliação dos Adicionais de Insalubridade por perícia independente; Ampliação da oferta de bolsas-universitárias.
O debate do Sinpma teve também uma dinâmica semelhante, em que os candidatos também foram chamados a assinar uma espécie de compromisso para atendimento de propostas para o setor educacional, especialmente, no que concerne ao cumprimento do Plano de Carreira e Vencimento, ao Estatuto da categoria e melhorias das condições de trabalho dos professores e servidores administrativos. O evento contou com a participação de seis dos sete candidatos, estando ausente apenas o candidato do PV, José de Lima.
Este segundo debate teve um clima mais quente em relação ao primeiro, devido à participação de um grande número de professores e estudantes. Em vários momentos, houve vaias aos candidatos e, até, interrupções no andamento dos trabalhos, para que os ânimos fossem serenados.
O candidato Valeriano Abreu (PSC) abriu artilharia contra o candidato do PT, João Gomes, em diversos momentos. O candidato do PSDB, Carlos Antônio, foi muito cobrado pela plateia, por conta de seu posicionamento, na Assembleia Legislativa, favorável à retirada do benefício de titularidade para os professores do Estado. O candidato Ernani de Paula, dirigiu alguns ataques ao candidato tucano. Já o petista João Gomes não atacou nenhum candidato. O candidato do PTB, Roberto do Órion, deu algumas alfinetadas nos candidatos do PT e do PSDB.

Autor(a): Claudius Brito

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Política

Fundo bilionário para patrocinar as campanhas

10/08/2017

Os deputados integrantes da comissão especial que analisa mudanças nas regras eleitorais (PEC 77/03) acabam de rejeitar um ...

Antônio Gomide admite participar de chapa majoritária em 2018

10/08/2017

A pouco mais de um ano para as eleições gerais (Presidente da República; governadores; dois senadores por estado, deputado...

Antônio Gomide admite participar de chapa majoritária em 2018

10/08/2017

A pouco mais de um ano para as eleições gerais (Presidente da República; governadores; dois senadores por estado, deputado...

Dívidas do Estado com a União alongadas em até 240 meses

20/07/2017

Aprovadas na Assembleia Legislativa nas sessões realizadas no período de convocação extraordinária, nos dias 14 e 17 des...