(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Campanha previne o câncer de próstata

Saúde Comentários 16 de outubro de 2009


A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) deu início a uma campanha de prevenção ao câncer de próstata, direcionada a homens acima de 45 anos. Será disponibilizada gratuitamente a realização do exame de sangue que diagnostica a doença, o PSA (Antígeno Prostático Específico) em cinco unidades de saúde do município, até o dia 30 de dezembro.
Segundo o chefe de gabinete da Semusa, Roberson Guimarães, será oferecida toda a estrutura para a realização da parte laboratorial do exame, como equipamentos e profissionais da área. “Além dos exames, durante toda a campanha, os médicos e equipes de apoio também estarão orientando os homens sobre outros tipos de câncer”, garante.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de novos casos do câncer de próstata no Brasil em 2008 foi de 49.530. Estes valores correspondem a um risco estimado de 52 casos novos a cada 100 mil homens. No que diz respeito a valores absolutos, o câncer de próstata é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de câncer. As taxas de incidência desse tipo de câncer são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos, se comparadas às dos em desenvolvimento.
Mais do que qualquer outro tipo de câncer, esse é considerado o câncer da terceira idade, uma vez que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Exame PSA
O diagnóstico do câncer de próstata já pode ser feito pela velocidade de elevação do PSA (Antígeno Prostático Específico) – uma substância produzida pela próstata, mais especificamente pelo epitélio prostático, que possui a função de liquefazer o coágulo seminal. Introduzido em 1992 na medicina, esta forma de equação calcula a velocidade a partir de três dosagens, em 19 e 24 meses, mas na prática, um aumento do antígeno de 0,75 ng/ml ou mais por ano alerta fortemente à presença de um nódulo na próstata.

Unidades que realizarão os exames
Cais Jardim Progresso
Unidade de Saúde Ilion Fleury, no Jundiaí
Mini-Cais Abadia Lopes da Fonseca
Unidade Oncológica de Anápolis
Poli- Saúde Jaiara

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Combate à “farra” dos cartões do SUS

17/01/2019

O Prefeito Roberto Naves anunciou que deverá enviar uma equipe técnica para conhecer o modelo de gestão de uma espécie de...

Secretário Municipal de Saúde faz “raio-x” nas unidades ligadas ao setor

17/01/2019

Avaliar de perto a realidade de cada uma das unidades da rede municipal e fiscalizar a prestação de serviços ao cidadão. ...

Crise na Saúde - Municípios estão em dificuldades sem os repasses do Estado

10/01/2019

De acordo com o Atlas da Eficiência da Educação (versão 2018) em Goiás, a gestão da educação em 213 municípios (93% ...

Verba para equipamentos na odontologia municipal

10/01/2019

Devido ao trabalho executado na área de saúde bucal, inclusive com a criação de 12 novas equipes em dois anos, a Prefeitu...