(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Campanha para lembrar a Síndrome de Down

Especial Comentários 22 de maro de 2019

Tema central foi conscientizar a comunidade sobre o assunto


“Ninguém fica para trás”. Esse é o tema do Dia Internacional da Síndrome de Down em 2019, comemorado nesta quinta-feira, 21. A proposta da campanha foi lembrar que todas as pessoas devem ter oportunidades e ser incluídas com igualdade de condições, em qualquer esfera da sociedade. Coincidência ou não, é o que a Prefeitura de Anápolis promove no Centro Municipal de Atendimento à Diversidade “Maria Onilza Borges”, mais conhecido como Cemad.
Fátima Castro é mãe do João Arthur, um dos 15 alunos com Síndrome de Down que são atendidos no local. De acordo com ela, diante de tantas opções de atendimento em Anápolis, o filho fez questão de escolher o Cemad para frequentar. “Acredito inclusão não deve ser voltada apenas para a área da Educação, mas para a vida como um todo. Aqui sinto que ele está sendo preparado de fato para enfrentar os desafios do mundo e sou muito grata por tudo isso”, conta.
Lá ele tem aulas de música, informática, atendimento educacional especializado (AEE), acompanhamento com fonoaudióloga, entre muitas outras atividades voltadas para o lúdico. E o sorriso largo do João Arthur, 20 anos, não esconde como ele se diverte quando está no centro. “Eu amo muito o Cemad e gosto dos meus amigos e professores daqui”, compartilha.
Para o secretário municipal de Educação, Alex Martins, ver a dedicação dos profissionais e o respeito com os alunos e suas famílias, é o que mais motiva. “A equipe é preparada para acolher quem precisa e desenvolver suas potencialidades. É um desafio muito gostoso, mas aqui, nós aprendemos uns com os outros”, garante.
A diretora do Cemad, Valdiléia Prado Rezende, explica que os pais interessados podem ir à instituição onde a equipe vai fazer uma avaliação para detectar as necessidades do aluno, ou se ele frequentar alguma unidade da rede municipal de ensino, a equipe pedagógica pode encaminhá-lo para atendimento no local.
A instituição municipal, que atende pessoas com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, tem como missão desenvolver no indivíduo em suas potencialidades, possibilitando sua habilitação ou reabilitação no sentido de integrá-lo no ensino regular, e sua participação na comunidade, e ainda a sua capacidade de auto-realização e independência.
Constitui-se como referência para unidades escolares do município, no que se refere ao apoio técnico pedagógico especializado, psicológico, fonoaudiológico e social a alunos com dificuldade de aprendizagem e distúrbio de comportamento que esteja interferindo na aprendizagem. Clique aqui e saiba mais!

SÍNDROME DE DOWN
A síndrome de Down é uma condição genética que leva à características físicas singulares. Ela é causada por um cromossomo extra no par 21 e, embora apresentem deficiências intelectuais e de aprendizado, pessoas com síndrome de Down têm personalidade única, estabelecendo boa comunicação, sensibilidade e muito amor.
Muitas vezes, crianças portadoras da síndrome sofrem em meio a sociedade, por isso, no dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Essa data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade.


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Especial

Abadiânia tenta se reerguer de crise após prisão do seu famoso curandeiro

25/04/2019

Desde a prisão do famoso médium João Teixeira de Faria, o “João de Deus” - preso sob acusações de assédio sexual e...

Campanha para lembrar a Síndrome de Down

22/03/2019

“Ninguém fica para trás”. Esse é o tema do Dia Internacional da Síndrome de Down em 2019, comemorado nesta quinta-fei...

Dia da Mulher terá ampla programação

07/03/2019

Oito de março, Dia Internacional da Mulher. Em Anápolis, a data será amplamente comemorada. É que a Prefeitura preparou u...

UniEVANGÉLICA promove colação de grau para mais de 400 estudantes

28/02/2019

O Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA promoveu no dia 26 de fevereiro, terça-feira, colação de grau espe...