(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Campanha objetiva desobstruir as calçadas e facilitar vida do pedestre

Cidade Comentários 22 de fevereiro de 2018

“Calçada não é garagem” é o tema da campanha lançada, que terá a parte educacional e notificações e multas


A Companhia Municipal de Trânsito e Transporte desenvolve a campanha “Calçada não é garagem”, que tem por objetivo conscientizar os proprietários de veículos a não utilizarem os passeios para estacionarem veículos, tirando, assim, o espaço que seria destinado à segurança dos pedestres. A iniciativa foi apresentada aos empresários, na última quarta-feira, 21, durante reunião da Associação Comercial e Industrial de Anápolis.
De acordo com Carlos Toledo, a ação vem de encontro a uma provocação feita ao órgão pelo Ministério Público, no ano passado. De lá para cá, ocorreram diversas reuniões envolvendo o MP, a própria CMTT, Postura, forças de segurança, Assessoria de Segurança e outros órgãos, com o intuito de trabalhar a campanha. Segundo ele, a orientação é não criar uma espécie de “campo de guerra” com a população e os comerciantes, mas, fazer a aplicação da lei com bom senso.
A legislação, de acordo com Carlos Toledo, diz que as calçadas devem ter um espaço livre para a circulação de pedestre de 1,20 metro. Porém, destacou a necessidade de uma regulamentação própria para o uso dos passeios, o que deve ocorrer em breve. A campanha, entretanto, transcorre sem prejuízo dessa questão. Num primeiro momento faz-se a parte educativa, com a distribuição de material impresso orientando a população sobre o uso dos passeios. Depois, a CMTT vai começar a notificar e a multar infratores. O Código de Trânsito Brasileiro prevê que estacionar o veículo no passeio, faixa de pedestre, ciclovia e ciclofaixas, é passível de multa no valor de R$ 195,23, de natureza grave, com aplicação de 5 pontos na carteira de motorista.
O diretor da CMTT reconhece, porém, que poderá ter alguma dificuldade, considerando que, hoje, a frota de veículos do Município e é de 250 mil unidades. Há estudos apontando que o número ideal de agentes de trânsito por veículos seria de 1 para cada 1.000. Atualmente, o órgão tem em seu quadro apenas 38 agentes. Ou seja, há uma distância muito grande entre a realidade e aquilo que seria considerado o ideal.

Área azul digital e gestão inteligente do transporte público serão implantados
Duas boas novidades foram anunciadas pelo diretor geral da CMTT, Carlos César Toledo, durante a reunião com empresários na ACIA: a implantação da área azul digital e o sistema inteligente de gestão do transporte público.
Segundo Carlos Toledo, as novidades devem ter um impacto bastante positivo no contexto da mobilidade urbana. A área azul digital é uma versão mais moderna do estacionamento rotativo, com a utilização de equipamentos próprios para fazer a medição do tempo. Em princípio, o novo sistema deverá ser implantado em algumas ruas e avenidas da região central, do Bairro Jundiaí e da Vila Jaiara.
Quanto ao sistema de transporte urbano, os ônibus passarão a ser dotados de equipamentos de GPS. Um aplicativo será disponibilizado para os usuários, que vão poder acompanhar o trajeto e, assim, saber se o veículo está a uma distância pequena do ponto de embarque e desembarque próximo de sua residência ou local de trabalho. Para Carlos Toledo, além da comodidade, o mecanismo garantirá maior segurança aos usuários do transporte.
O diretor da CMTT adiantou que os dois projetos já estão em fase adiantada para serem licitados e, desta forma, há expectativa de que este ano ambos sejam implantados. Além disso, ele adiantou que está, também, em fase adiantada, o projeto do Plano de Mobilidade Urbana, que vai nortear todas as ações neste setor, crucial para a qualidade de vida da população. Carlos Toledo ponderou que a ausência do Plano - que já deveria ter sido feito - pode resultar em embaraço para a obtenção de verbas federais, inclusive, que podem ser utilizados em projetos como a revitalização e adequação de calçadas.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Cidade

Escoteiros têm direito a sede no Parque da Matinha

16/11/2018

“Agora temos a nossa identidade”. Este é o sentimento do presidente do Grupo Escoteiro Bernardo Sayão, Mário Fernandes...

Prefeitura faz lançamento do Espaço da Oportunidade

16/11/2018

Uma casa que estava totalmente abandonada, inutilizada há anos e agora, após uma reforma, nela começa a funcionar um proje...

Casamento comunitário com 345 casais

16/11/2018

Neste sábado, 17, 345 casais dirão o tão esperado “sim” durante a Cerimônia Civil do Casamento Comunitário, promovid...

Município e PM firmam parceria para o combate à criminalidade na região de Anápolis

16/11/2018

A Prefeitura de Anápolis e a Polícia Militar do Estado de Goiás lançaram a Força Tática, uma nova unidade para o polici...