(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Campanha incentiva o uso racional de água tratada no dia-a-dia

Cidade Comentários 19 de julho de 2018

SANEAGO tem plataforma com dicas, vídeos, jogos e uma série de outros atrativos que podem ajudar a driblar a crise hídrica


Em tempos de crise hídrica e para formar cidadãos mais conscientes, uma campanha no site da Empresa de Saneamento de Goiás (Saneago), utiliza dois personagens - Paulo e Mariana - em nove situações do dia a dia. A mensagem: economizar água é muito simples.
As dicas para diminuir o consumo de água estão no banho, no jardim, ao escovar os dentes, lavando roupa, na cozinha, lavando o carro, na calçada e no quintal, no vaso sanitário e na piscina.
A campanha para o uso racional de água tem dicas, vídeos, jogos (tabuleiro, caça palavras, forme palavras, labirinto e cruzadas) e imagens para imprimir e colorir. No banho, Paulo agora desliga o chuveiro enquanto ensaboa o corpo. Ele aprendeu que um banho de 15 minutos, consome em média 150 mil litros de água.
Já Mariana, ao molhar as plantas, utiliza o regador ou uma mangueira com esguicho. Ao escovar os dentes e fazer a barba, o casal agora fecha a torneira. Reabre apenas para enxaguar a boca e lavar o rosto.
Na cozinha, ao lavar a louça, antes o casal joga os restos de comida no lixo, molha, ensaboa tudo com a torneira fechada e, só depois, abre para enxaguar. Lembrando que uma torneira aberta por 15 minutos consome, em média, 243 litros de água tratada. Para lavar o carro, Paulo usa um balde. Ele sabe que assim, gasta menos água: uma mangueira aberta por meia hora gasta 388 litros e um balde apenas 40 litros.
Ao limpar a calçada e o quintal, não usar a mangueira. Basta varrer. O que também vale como atividade física: uma hora varrendo gasta 250 calorias. No vaso sanitário, a dica é não usar como cinzeiro, nem como lixeira. A descarga não deve ser acionada à toa. Também é importante manter a válvula sempre regulada. Uma descarga gasta até 15 litros de água.
O hábito do casal agora é sempre cobrir a piscina de casa com uma lona. Com isso, evitam que o sol e a ação do vento evaporem a água. Uma piscina exposta ao sol perde em média, 126 litros de água por dia. Coberta, apenas 12 litros são perdidos.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

Novo contrato entre SANEAGO e Município sai nos próximos dias

11/10/2018

Principal tema em debate na reunião da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Anápolis na última quarta-feira...

Conclusão da obra da Câmara Municipal tem muitos entraves e custos elevados

11/10/2018

A comissão instituída pelo Prefeito Roberto Naves, com o objetivo de fazer um amplo “diagnóstico” sobre a situação d...

Vereadores que participaram das eleições 2018 comemoram votos

11/10/2018

O presidente da Câmara Municipal, Amilton Filho (SD), agradeceu a vitória nas urnas do domingo (07/10). Com 16.486 votos, e...

Enel recebe enxurrada de críticas por atendimentos prestados em Anápolis

11/10/2018

Uma, duas, três, quatro vezes o fornecimento de energia elétrica, de responsabilidade da Enel Distribuição Goiás foi int...