Com o tema Criança trabalhando, só em sonho, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) lançou na manhã da última quarta-feira,08, uma campanha contra a exploração do trabalho infantil. As ações que começaram no Parque Ambiental Ipiranga serão feitas durante todo o mês em que se comemora o Dia das Crianças, celebrado no dia 12.
Estiveram presentes na solenidade de lançamento o prefeito João Gomes, a primeira-dama Lucimar dos Santos Gomes, a coordenadora do Cerest, Mirian Gomes, os secretários municipais Luiz Carlos Teixeira (Saúde) e Virgínia Melo (Educação), a coordenadora do Peti, Águeda Zimmer, o presidente do Sindicato Rural de Anápolis, José Caixeta, entre outras autoridades.
A campanha tem como proposta promover entre as crianças ideais de profissões, dentro daquilo que elas sonham ser, e chamar a atenção da população que esta inserção no trabalho deve ser feita na idade certa. Durante o mês de outubro, os profissionais do Cerest irão percorrer escolas, parques e participar de vários eventos com distribuição de material informativo, algodão doce, balões e levar muita animação para as crianças.
A coordenadora do Cerest, Mirian Gomes, explica que o principal objetivo é a prevenção e o fim da exploração do trabalho infantil e do adolescente em Anápolis e regional Pirineus. Vamos trabalhar para que a população seja conscientizada de que as crianças possuem direitos à educação, pleno desenvolvimento físico e psicológico, lazer e, principalmente, fazer um alerta de que essas condições de trabalho são prejudiciais à saúde durante a infância, ressaltou.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Teixeira, observou que a campanha integra as ações da pasta. Temos importantes projetos como o Samuzinho que resgata os direitos das crianças e mostram à elas a realidade de várias profissões. É uma preparação para que elas aprendam a fazer suas escolhas para o futuro, comentou.
Para a secretária municipal de Educação, Virgínia Melo, a campanha irá integrar as atividades da rede municipal que são desenvolvidas durante todo o ano. É um evento que marca um trabalho constante feito em Anápolis que é exatamente essa prevenção contra o trabalho infantil. Temos trabalhado nas escolas de forma sistemática com os pais para que eles tenham consciência de que a criança realmente tem que estudar e ter o seu tempo de brincar, avaliou.
O prefeito João Gomes destacou a importância da campanha para Anápolis. Tirar essas crianças do trabalho infantil é dar oportunidade para que elas tenham o sonho de se tornarem o profissional que desejarem. É através da educação e formação que podemos ter a expectativa de uma geração de sucesso. Estamos investindo para proporcionar à elas boas oportunidades, disse.
Comentários
Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.