(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Cadastramento de eleitores é reforçado em Anápolis

Política Comentários 31 de agosto de 2013

Convênio entre a Prefeitura e o TRE-GO amplia número de servidores e atendimento passa a ser feito em dois turnos


A Prefeitura de Anápolis realizou convênio com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para aumentar o número de atendimentos diários na Central de Recadastramento Biométrico de Anápolis, cedendo mais 40 profissionais para reforçar a equipe. Com a publicação da Lei Municipal de n°. 3.690, na última segunda-feira, 26, o número de profissionais nessa atividade, cedidos pelo Município, passa de 70 para 110. Já está sendo feita a seleção dos servidores que, a partir de segunda-feira, 02, devem começam a atuar na Central instalada no Anashopping, em funcionamento de segunda a sexta-feira. O horário de atendimento também será ampliado, com início às 08 e término às 18 horas, sem intervalo para almoço.
A medida beneficiará os milhares de eleitores dos municípios de Anápolis, Campo Limpo e Ouro Verde que ainda não realizaram o processo. De acordo com TRE, este incremento no número de atendentes e a ampliação do horário de atendimento, resultarão no aumento dos atendimentos da Central de Recadastramento Biométrico, que passará de 800 para cerca de 1.500 por dia. Até hoje, cerca de 100 mil eleitores – o que corresponde a 41% do eleitorado anapolino - já efetuaram o recadastramento, e ainda faltam 150 mil. O encerramento do processo de cadastro biométrico está previsto para o final de novembro, informa a chefe de cartório, Patrícia Melo.
De acordo com informações do procurador geral do Município, Edmar Silva, o aumento do número de atendentes só foi possível mediante a alteração da lei que rege sobre a celebração de convênios para o desenvolvimento de estágios remunerados, em parceria realizada com as instituições de ensino superior do município, no artigo que limitava o número das vagas disponíveis. “Estamos muito satisfeitos por essa parceria que, além da agilidade, irá proporcionar mais comodidade aos eleitores”, disse.

O cadastramento
De acordo com estimativa do TRE, aproximadamente 260 mil eleitores serão atendidos pela Central de Recadastramento. Para a revisão, o eleitor deve levar documento de identificação, título eleitoral e comprovante de residência. O recadastramento é um processo compulsório de revisão eleitoral que inclui coleta de dados e digitais do eleitor e é um processo obrigatório. Portanto é importante que o eleitor compareça e evite filas e transtornos, e ainda o cancelamento do seu título.
Os eleitores deverão comparecer à Central de Atendimento Biométrico para fazer a revisão dos dados e a coleta das digitais. Os eleitores que, por ventura, não comparecerem à Central terão o título eleitoral cancelado. O documento é imprescindível ao cidadão à obtenção de passaporte, carteira de identidade e ao Cadastro de Pessoa Física (CPF). Sem o título de eleitor também não é possível se matricular em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, inscrever-se em concurso público, participar de concorrência pública, obter empréstimo em bancos oficiais, entre outros.

Biometria
O sistema é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, pois o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica confirma a identidade de cada eleitor por meio das impressões digitais.
A medida torna praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas. O recadastramento integra o Programa de Identificação Biométrica do Eleitor, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral desde 2007.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Política

Daniel se compromete a reduzir IPVA em até 15%

20/09/2018

O candidato ao governo de Goiás pela Coligação Novas Ideias, Novo Goiás (MDB, PP, PRB e PHS), Daniel Vilela (MDB), afirmo...

Candidatura de Caiado ganha mais reforços de lideranças evangélicas

20/09/2018

O respeito e a credibilidade do Bispo Abigail (PSC) junto à sociedade goiana trouxeram um novo peso político à campanha el...

Zé Eliton diz que educação será prioridade em seu novo governo, caso seja reeleito

20/09/2018

O governador Zé Eliton (PSDB) afirmou que avançar mais na Educação é a máxima prioridade de seu novo governo e que a li...

Samuel Gemus: “Trago um novo jeito de fazer política nesta eleição”

20/09/2018

Aos 36 anos de idade e já dono de um extenso currículo na área médica, Samuel Fayad Gemus, ou Dr. Samuel, como muitos o c...