(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Bombeiros e cadelas que trabalharam em tragédia foram homenageados

Geral Comentários 08 de fevereiro de 2019

Seis militares e cães estiveram envolvidos nas buscas às vítimas do rompimento da barragem do Córrego do Feijão


Os seis bombeiros militares goianos, juntamente com as cadelas farejadoras, que contribuíram no trabalho de buscas às vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, em Minas Gerais, foram homenageados na terça-feira, 05, pelo governador Ronaldo Caiado. Ele conversou com os militares que participaram da operação, acariciou os animais e conheceu parte do trabalho realizado em Minas.
“Fiz questão absoluta de estar aqui porque esse evento tem um significado maior, ele tem aquilo que é exatamente o sentimento do povo goiano. É o sentimento da lealdade, da gratidão, da competência, da honestidade, da solidariedade e do amor ao próximo. Meus parabéns Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás”, agradeceu o governador.
Participaram da operação em Minas Gerais o 2º tenente Thiago Wening Barbosa; o sargento Julius Cezar Oliveira; os cabos Ricardo Dias dos Reis e Vinicius Veloso; o subtenente Leonardo Dias Soares e o sargento Sebastião Carlos da Costa. Os dois últimos são de Anápolis. Os militares participaram das operações com as cadelas Saori, Hanna, Luna, Vênus, Bruna e Cristal.
Dados divulgados pela Defesa Civil de Minas Gerais confirmam que a tragédia em Brumadinho até o momento já deixou 134 mortos e 199 pessoas estão desaparecidas. A barragem de rejeitos se rompeu no dia 25 de janeiro e a lama destruiu o refeitório e o prédio da mineradora Vale, além de pousadas, casas e vegetação.
De acordo com Ronaldo Caiado, antes mesmo do governo mineiro aceitar a ajuda dos bombeiros goianos, a equipe já estava na estrada. A atuação dos bombeiros goianos em Minas Gerais foi do dia 26 de janeiro a 4 de fevereiro.
O governador ressaltou ainda que é uma honra ter uma tropa que se coloca à disposição para enfrentar adversidades e poder trazer esperança. “Faço essa referência e quero deixar claro que a homenagem de hoje é para cada um de vocês, e de forma especial, àqueles que foram a Brumadinho”, disse Caiado.
Os seis bombeiros são especialistas no atendimento de ocorrências com vítimas desorientadas ou desaparecidas em matas, escombros, deslizamentos ou na água. Já os cães são capazes de fazer buscas de pessoas vivas ou mortas em áreas rurais, áreas deslizadas e estruturas colapsadas. Com o faro, podem fazer varreduras em áreas rurais de 30 mil m² em cerca de 20 minutos, o que consumiria aproximadamente 30 bombeiros executando uma busca em linha.
O governador disse que “onde se vê um Brasil, muitas vezes, mergulhado na lama, se vê outro Brasil e outro Goiás colocando vidas à disposição de salvar e de poder buscar a recuperação daqueles que foram vitimados”.
“Meus parabéns! Meus cumprimentos! É este o Estado de Goiás que vamos construir. De solidariedade, de transparência. De poder fazer com que o dinheiro público venha salvar vidas”, reforçou. Ele também ressaltou o trabalho da cadela Vênus no resgate em Minas. Ela teve uma atuação de destaque, porque foi a cadela que mais conseguiu identificar pontos onde pessoas foram soterradas.
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Dewislon Adelino Mateus, se mostrou contente com a homenagem aos seus comandados. “É uma satisfação muito grande para a instituição Bombeiro Militar ter essa oportunidade e sabemos que o senhor é um grande líder, que faz toda essa máquina estadual funcionar. Sabemos da sua agenda e o senhor fez questão de estar aqui para valorizar as ações da nossa corporação. O senhor percebe a importância de estar presente liderando as nossas ações”, destacou. Ele disse que essa foi a primeira vez que um governador foi à corporação para homenagear uma tropa depois de uma operação. “Isso para nós é um motivo de muita honra”, finalizou.

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Copa Sesc recebe inscrições até o dia 25 próximo

17/04/2019

Um dos maiores eventos esportivos no Estado, a Copa Sesc já está com inscrições abertas para esportes coletivos e individ...

Policial de Anápolis está no epicentro da crise entre o STF e a Procuradoria

17/04/2019

Um policial civil de Anápolis está entre os investigados no inquérito aberto pelo ministro do Supremo tribunal Federal, Al...

Procon alerta sobre preço de peixes

13/04/2019

Tradicional, a Semana Santa está chegando e a tendência é de aumento da demanda por pescados. Por isso, a Secretaria Munic...

Cadin Estadual tem quase 130 mil inscritos

13/04/2019

O Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais, o Cadin Estadual, completou, recentemen...