(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Bombeiros de Anápolis Foram para o Haiti

Cidade Comentários 17 de janeiro de 2010

Em 2008, a coordenadora internacional da Pastoral da Criança esteve na cidade participando de celebrações dos 40 anos da Diocese


Dois membros do Corpo de Bombeiros de Anápolis estão entre os voluntários brasileiros que seguiram para o Haiti em socorro às vítimas do terremoto que matou milhares de pessoas no começo da semana. Eles levaram consigo, cães farejadores que vão ajudar na localização de vítimas entre os escombros. Por outro lado, a Diocese de Anápolis realiza, na segunda-feira, 18, na Catedral do Bom Jesus, uma missa especial em sufrágio da alam da coordenadora internacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns (foto) que, em 2008, foi homenageada no município pelo trabalho à frente da instituição. A celebração irá reverenciar, também, as demais vítimas da tragédia.

Anápolis Homenageia Vítimas do terremoto
A Diocese de Anápolis realiza, na próxima segunda-feira,18, um missa em reverência ao sétimo dia da morte da coordenadora internacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns, e das vítimas do terremoto no Haiti. A celebração, que contará com a presença de várias lideranças religiosas, será às 19 horas, na Catedral do Bom Jesus.
O Bispo Diocesano Dom Frei João Wilk comentou a tragédia do Haiti e, em especial, a “lamentável” perda da Dra. Zilda Arns que, aos 75 anos de idade, estava trabalhando pela implantação da Pastoral da Criança em outros países. “A comunidade brasileira e católica está sentindo muito a perda da Dra. Zilda, pessoa de grandes méritos para o país e para a presença da igreja no meio dos pobres”, ressaltou.
De acordo com Dom Frei João Wilk, a coordenadora internacional da Pastoral “foi uma leiga que soube colocar em prática a sua condição cristã”. A instituição, conforme observou, hoje alcança cerca de dois milhões de famílias com mais de 300 mil voluntários no Brasil e em outros países. O foco principal de atuação da Pastoral é o combate à desnutrição infantil. “Mesmo diante esse trágico acontecimento, esperamos que as pessoas se sintam animadas para dar continuidade a esse trabalho”, assinalou o bispo.
“O mundo precisa de mais solidariedade”. Foi com esta frase que a Dra. Zilda Arns marcou sua passagem em Anápolis, em setembro do ano passado, participando de várias atividades em comemoração aos 40 anos da Diocese e a atuação da Pastoral da Criança no município. “Estou muito emocionada de ser recebida e Anápolis. Agradeço sempre por tantas graças que recebi. Estou feliz por investir na vida”, disse ela, à época, durante sessão especial da Câmara Municipal, onde foi homenageada pela comunidade.

Trajetória de luta pela vida
Zilda Arns Neumann nasceu em Forquilinha, SC, era filha de Gabriel Arns e Helena Steiner Arns. Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, cardeal arcebispo emérito de São Paulo. Viúva (1978), era mãe de cinco filhos: Rubens (médico veterinário), Nelson (médico), Heloísa (psicóloga), Rogério (administrador de empresas) e Silvia (administradora de empresas).
Formada em medicina, aprofundou-se em saúde pública, visando salvar crianças pobres da mortalidade infantil, da desnutrição e da violência em seu contexto familiar e comunitário. Fundou e foi coordenadora internacional da Pastoral da Criança. Recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país. Da mesma forma, à Pastoral da Criança foram concedidos diversos prêmios em reconhecimento ao trabalho que desenvolvido.
Em 1983, a pedido da CNBB, criou a Pastoral da Criança juntamente com dom Geraldo Magela, Cardeal Agnelo, arcebispo da Bahia, primaz do Brasil e presidente da CNBB, que à época era arcebispo de Londrina. Em 2004, recebeu da CNBB outra missão semelhante: fundar e coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa. Em 2006, a Dra. Zilda foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz, junto com outras 999 mulheres de todo o mundo selecionadas pelo Projeto 1000 Mulheres, da associação suíça 1000 Mulheres para o Prêmio Nobel da Paz.
Zilda Arns encontrava-se no Haiti em missão humanitária e preparava-se para uma palestra sobre a Pastoral da Criança, na Conferência dos Religiosos do Caribe. Foi uma das vítimas do forte terremoto que atingiu o país, em 12 de janeiro de 2010.

Solidariedade anapolina para vítimas do Haiti
O Governo de Goiás enviou oito bombeiros e sete cães de resgate para integrar a Força Nacional de Segurança Pública que vai atuar no Haiti, país da América Central que sofre com as consequências do pior terremoto de sua história. Os Bombeiros de Goiás partiram do Aeroporto Internacional de Brasília por volta da 6 horas da última quinta-feira,14, junto às oito aeronaves da Força Aérea Brasileira - FAB que deixaram o país com mantimentos rumo a capital haitiana, Porto Príncipe.
Um Segundo-Tenente, um Primeiro-Sargento, dois Cabos e quatro Soldados foram os primeiros convocados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás para a missão de ajuda humanitária e resgate. Todos têm formação e experiência de resgate em tragédias de grandes proporções.
Fazem parte da equipe dois anapolinos, Wellinton Santos e Sebastião Carlos, ambos domadores, que integram a missão com os seus respectivos animais. De acordo com informações da corporação, o uso dos cães de resgate será fundamental para a localização de vítimas sob os escombros.
O Haiti foi atingido por terremoto de 7 graus de magnitude na última terça-feira. Autoridades estimam o número de mortos entre 30 mil e 100 mil. Milhares de pessoas continuam desaparecidas.
Mais ajuda
O superintendente do Porto Seco Centro-Oeste, Edson Tavares, colocou a estrutura da aduaneira à disposição das empresas que se dispuserem a oferecer ajuda humanitária ao Haiti, principalmente, as indústrias farmacêuticas já que o país irá necessitar muito desse tipo de doação.

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Cidade

MP pode aliviar dívida municipal com o INSS

18/05/2017

Durante a marcha dos prefeitos à Brasília, na terça-feira,16, o Presidente Michel Temer assinou uma Medida Provisória amp...

Escola de Pais promove evento para a família

18/05/2017

A Escola de Pais do Brasil (EPB) – Seccional Anápolis- realiza no próximo dia 26, a partir das 19h30, o 31º Seminário R...

Presidente do Tribunal de Justiça visitou a Base Aérea

11/05/2017

O comando da Base Aérea de Anápolis, agora denominada Ala 2 de Anápolis - Otávio Lage de Siqueira -, recebeu, na segunda-...

ABIH quer pressa para Centro de Convenções e Aeroporto de Cargas

04/05/2017

O momento vivido pela rede de hotelaria de Anápolis foi debatido no Denali Hotel na manhã do último dia 28 de abril, em ma...