(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Bolsa-Atleta VISA incentivar talentos do esporte

Esportes Comentários 23 de dezembro de 2011

Lei Municipal vai abranger diversas modalidades e os valores vão subsidiar gastos com educação, alimentação, saúde, treinamento, inscrições em competições, dentre outros


O esporte amador ganhou um importante reforço neste final de ano em Anápolis. Trata-se da Bolsa-Atleta, que garante aos atletas do município, em várias modalidades, a manutenção mínima, assegurando condições para que se dediquem ao treinamento esportivo proporcionando o desenvolvimento de sua carreira. O projeto de Lei já foi aprovado pelo Legislativo sancionado pelo prefeito Antônio Gomide e publicado no Diário Oficial.
As inscrições para concorrer às bolsas serão abertas em 2012, após a votação orçamentária da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O valor da Bolsa-Atleta é destinado para cobrir gastos com educação, alimentação, saúde, treinamento, inscrições em competições, transporte para eventos esportivos nacionais e aquisição de material esportivo.
A Bolsa-Atleta atenderá as seguintes modalidades: atletismo, basquete, capoeira, ciclismo, futebol, futsal, handebol, judô, karatê, kick boxing, natação, patins e skate (práticas radicais), tae kwon do, tênis, tênis de mesa, vôlei e xadrez.
Para o processo seletivo foram criadas quatro categorias de atletas. O Atleta de Base I, com idade entre 08 a 12 anos, e Atleta de Base II, de 13 a 17 anos, que participam das competições realizadas pelo município; Atleta Regional, destinada aos atletas que participem de competições em nível de Federação, e ainda o Atleta Nacional, para pessoas que participaram de competição esportiva em âmbito nacional.

Critérios
As pessoas interessadas em pleitear a Bolsa-Atleta deverão ter bom rendimento escolar e conduta disciplinar, comprovados por meio de boletim escolar ou outro documento fornecido pela instituição de ensino. Essa comprovação é dispensada quando o atleta já tiver concluído o curso de nível médio ou seja portador de deficiência.
Deverá ser encaminhado ainda um plano esportivo anual com o treino a ser seguido durante o recebimento do benefício, não estar cumprindo punição dos Tribunais de Justiça Desportiva, Federação ou Confederação, das modalidades correspondentes, estar vinculado à entidade desportiva, estar em plena atividade, e também apresentar currículo com os resultados dos últimos dois anos, constando também as competições que já participou.
Ao ser contemplado com o benefício, o atleta assume o compromisso também de representar o município em competições oficiais, na sua modalidade e categoria esportiva. Serão concedidas até 10 Bolsas por categoria desportiva, com prazo de um ano a ser pago em 12 parcelas mensais.
Após um ano como bolsista, o atleta, ou o responsável, deverá elaborar uma declaração para comprovar que o recurso foi utilizado para a manutenção pessoal e esportiva do atleta. O atleta que não apresentar a documentação necessária poderá ser desligado. “Colocamos tudo na Lei para que todos tenham acesso ao processo seletivo das bolsas e possamos atender os jovens nessa área e possamos fazer isso de maneira transparente”, observa o secretário municipal de Esporte e Lazer, Ademir Marinho.
Ele ainda explica que as melhorias na área do esporte incentivam a carreira dos jovens. “Com a bolsa, os atletas poderão dedicar um tempo maior para se aprimorarem e ainda que continuar na carreira. Abriremos as inscrições e a seleção será feita pelo Conselho Municipal de Desporto de Anápolis que irá acompanhar todo o processo”, falou o secretário.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Esportes

Em casa, Anapolina quer manter a liderança

15/06/2017

A Anapolina confirmou o favoritismo neste início de Campeonato Goiano da Divisão de Acesso, ao vencer o Grêmio Anápolis p...

Vencer, ou, vencer: o dilema do Galo

09/06/2017

Neste sábado (10), o Anápolis faz mais um jogo decisivo pelo Campeonato Brasileiro da Série D. Recebe, no Estádio “Jona...

Rubra enfrenta o Grêmio e quer subir na tabela

08/06/2017

A Anapolina começou com tudo o Campeonato Goiano da Divisão de Acesso, vencendo o América de Morrinhos e confirmando ser u...

ANAPOLINA FOLGA E FICA DE OLHO NA RODADA

02/06/2017

A parada na tabela do Campeonato Goiano da Divisão de Acesso está sendo muito importante para o técnico Everton Goiano, qu...