(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Bilhar/Sinuca: Anápolis é sede de Federação Goiana desse esporte

Esportes Comentários 07 de abril de 2017

Presença de bons jogadores foi determinante para a instalação da entidade no Município, em evento no mês passado


Longe de ser um jogo viciante, como costumam classificar os que não o conhecem, o Bilhar (Snooker, Sinuca) é um dos esportes de salão mais praticados no mundo. No País, dificilmente encontrar-se-á uma rua, um bairro, onde não se presencie, pelo menos, uma mesa disposta para os jogadores desse empolgante esporte.
Quem pratica o Bilhar, ou Snooker, assegura que ele reúne um misto de conhecimentos sobre física; geometria; matemática; cálculo, muita habilidade e concentração. Trata-se de um esporte democrático, eclético e fácil de se aprender. Pode ser praticado por pessoas de todas as faixas etárias e de todos os níveis sociais.
Anápolis é um celeiro de bons “sinuqueiros” e acaba de receber a sede da Federação Goiana de Bilhar e Sinuca, que funcionava em Goiânia. Sua transferência deu-se, justamente, por conta do grande número de praticantes de alto nível existentes no Município. Muitos deles são campeões de várias modalidades desse esporte. Dentre os chamados “ases do taco”, em Anápolis, destacam-se nomes como Cecílio Rassi; Paulo Afonso; Fred Paraíba; Lazarello (Grande), Nélio Pires e os irmãos Silvio e Júnior Bomtempo, dentre outros. A sede da Federação funciona na Avenida Brasil Sul 1665. À sua inauguração estiveram presentes várias autoridades, dentre elas o Prefeito Roberto Naves, o Presidente da Câmara Municipal, Amilton Filho, além de empresários, lideranças comunitárias e adeptos do esporte em geral.
Ressalte-se que o Bilhar, ou Snooker, tem praticantes de todos os níveis. Eles vão desde simples anônimos que o encaram como uma mera diversão de fim de semana, a grandes jogadores, muitos deles de fama internacional e que participam de competições cercadas por grande aparato de mídia, prêmios valiosíssimos, coisa de milhões de dólares. São verdadeiros “messis”, “neymares” e “cristianos ronaldos”, que ganham grandes fortunas por um torneio disputado. Muitas dessas competições são transmitidas ao vivo por redes de TV na Europa, nas Américas e na Ásia.
A história
O Bilhar, ou Snooker é um termo genérico dado para vários jogos de mesa que utilizam tacos e bolas. A sinuca é justamente um desses jogos. A versão mais difundida é que essa modalidade primitiva de bilhar surgiu de um jogo francês chamado croqué, disputado nos gramados dos palácios franceses do século 15. Mais de 300 anos depois, em 1875, um coronel do exército inglês modificou algumas regras do bilhar e inventou a Sinuca internacional ou Snooker.
O jogo cresceu em popularidade nos finais do século XIX e início do século XX. Em 1927 foi organizado o primeiro Campeonato Mundial de Snooker, por Joe Davis que, como profissional de Bilhar Inglês e jogador de Snooker, foi o primeiro a mudar o jogo de um passatempo para um nível profissionalizado. Joe Davis venceria todos os campeonatos mundiais até 1946, ano em que se reformou.
Em 1969, David Attenborough, que trabalhava, então, para a BBC, decidiu cobrir o torneio de Snooker “Pot Black” para demonstrar o potencial da televisão a cores, com a mesa verde e bolas de várias cores a serem o ideal para mostrar as vantagens da radiodifusão a cores. A série de TV foi, durante algum tempo, o segundo mais popular show da BBC Two. O interesse pelo jogo aumentaria com o Campeonato Mundial de Snooker de 1978, o primeiro integralmente transmitido pela TV. Em 1985 um total de 18,5 milhões de telespectadores viram a partida final.
COMO SE JOGA
O Snooker é jogado por dois jogadores (ou dupla de jogadores), numa mesa com um pano de baeta (verde) de dimensões variáveis com 22 bolas: 15 vermelhas; uma amarela; uma verde; uma castanha; uma azul; uma rosa, uma preta e uma branca, sendo a bola branca a única passível de ser tacada (em mesas menores, o número de bolas vermelhas pode ser reduzido, como no Brasil onde se joga com seis ou 10 bolas dessa cor, em mesas com as medidas habituais do País.
O objetivo do Snooker é fazer mais pontos do que o adversário, colocando o máximo de bolas nos buracos, segundo uma determinada ordem: primeiro deve colocar-se uma bola vermelha e, em seguida, uma das outras bolas, apelidadas de bolas de “cor”. A pontuação é a seguinte:
•Cada bola vermelha, 01 ponto
•Bola amarela, 02 pontos
•Bola verde, 03 pontos
•Bola castanha, 04 pontos
•Bola azul, 05 pontos
•Bola rosa, 06 pontos
•Bola preta, 07 pontos
Ao colocar as bolas recebe-se a pontuação respectiva. Depois de colocada uma bola de cor (que não vermelha), ela volta a entrar na mesa enquanto ainda houver bolas vermelhas, repetindo-se o mesmo ciclo. Quando já não houver vermelhas em cima da mesa, deve-se colocarem as bolas de cor em ordem de pontuação crescente, ou seja, da amarela para a preta.
O jogador que não consegue colocar nenhuma bola numa jogada, ou que comete alguma falta, perde a vez e ainda sofre a penalização de ver somados quatro pontos à pontuação do adversário. O árbitro do jogo que é responsável por declarar a existência de faltas e vigiar o decurso da partida, assegurando o cumprimento das regras.
As regras em vigor no Brasil são ligeiramente diferentes das do pool praticado no resto do mundo: a bola branca é utilizada para impulsionar as outras até alguma das seis caçapas da mesa. Denomina-se bola da vez a bola colorida de menor pontuação presente na mesa, ou seja, deve-se encaçapá-las em sequência numérica crescente. Ela é livre, isto é, o jogador não perde pontos caso erre quando tenta encaçapá-la. Se for encaçapada uma bola que não é a da vez, ela retorna à mesa na sua posição anterior.

Autor(a): Nilton Pereira

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Esportes

Incentivos terão regras baseadas no Marco Regulatório

19/04/2017

Atendendo às disposições da Lei Federal que estabeleceu o novo Marco Regulatório, a Prefeitura de Anápolis suspendeu os ...

Rubra e Galo: novos desafios a caminho

19/04/2017

Foi uma longa espera, mas a Anapolina iniciou a pré-temporada visando o Campeonato Goiano da Divisão de Acesso. A participa...

Bilhar/Sinuca: Anápolis é sede de Federação Goiana desse esporte

07/04/2017

Longe de ser um jogo viciante, como costumam classificar os que não o conhecem, o Bilhar (Snooker, Sinuca) é um dos esporte...

Confira como serão os confron

07/04/2017

O Goianão 2017 terá a última rodada no próximo final de semana, e com todos os jogos definindo algo no campeonato. Na par...