(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Bicicleta: Uma alternativa para o transporte no futuro?

Comportamento Comentários 28 de janeiro de 2011

Anapolino quer fazer um estudo na China, sobre a utilização da bicicleta como meio de transporte seguro, saudável e ecologicamente correto


O bacharel em Esporte pela Universidade Estadual de Londrina-PR e fotógrafo, Geovaine de Oliveira, está elaborando um projeto científico sobre a bicicleta como meio de transporte. O trabalho deverá ter a duração de três anos e a sua intenção é realizá-lo na China que, além de ter a maior frota de bicicletas do mundo, possui também centros de pesquisa avançados como a BSU (Beijing Sport University). Para isso, ele está buscando o patrocínio de empresas que possam ajudar a custear a pesquisa que, segundo ele, tem muitas perspectivas para o Brasil e pode ser aplicável em cidades como Anápolis, que enfrenta problemas com congestionamento de trânsito.
Geovaine de Oliveira já montou o anteprojeto da pesquisa, com o qual está em busca de apoio. Para chegar a este estágio, ele realizou uma série de pesquisas em artigos de personalidades de renome, de várias partes do mundo, que também se dedicam a estudar o transporte de duas rodas não motorizado. Além disso, o seu material é farto em fotografias, mostrando a mobilidade desse meio de transporte na China, onde esteve num período próximo à realização das Olimpíadas.
O objetivo do estudo, segundo ele, é apresentar uma solução simples e viável de locomoção das pessoas que, ao mesmo tempo, “contribui para a preservação do meio ambiente e a salvação do planeta”. Além de conscientizar as pessoas que, ao fazerem uso da bicicleta, estão optando por um meio de transporte não poluente e que, por isso mesmo, vai influenciar positivamente na vida delas.
O projeto do bacharel em Esporte visa, também, trazer para a sociedade, o Plano Nacional de Mobilidade por Bicicleta, que foi elaborado em 2004 pelo Ministério das Cidades, com o objetivo não só de incentivar o uso desse veículo como meio de transporte, mas também criar soluções para incentivar a implantação de sistemas cicloviários nos municípios.
Por outro lado, outra argumentação apresentada é que a utilização da bicicleta também traz benefícios não só ao bolso e ao meio ambiente, mas também para a saúde. No estudo, Giovaine aponta uma pesquisa feita em Copenhague, na Dinamarca, que envolveu cerca de 30 mil pessoas durante mais de 14 anos, que se refere à adoção da bicicleta como meio de locomoção, com uso de pelo menos três horas semanais. O resultado divulgado pelos pesquisadores, conforme observa, foi a redução de 40% do risco de mortalidade em relação ao grupo sedentário.
Estima-se que no mundo, atualmente, haja cerca de um bilhão de bicicletas. Além de ser usada como meio de transporte, ela é utilizada largamente para o lazer e para as competições esportivas. A China, além da maior frota, tem a maior produção anual de bicicletas - cerca de 80 milhões de unidades.

Benefícios para a saúde
- Melhora do sistema cardiorespiratório;
- Melhora da capacidade aeróbica;
- Aumento da massa magra;
- Diminuição da obesidade;
- Melhora da aptidão física;
- Diminuição do estresse.

Benefícios para o meio ambiente
- Não necessita de combustível fóssil ou biodegradável;
- Meio de transporte silencioso;
- Não causa poluição visual;
- Maior contato do homem com a natureza;
- Infraestrutura de circulação demanda pouco espaço;
- Mais segurança e redução de acidentes;
- Diminuição do dióxido de carbono na atmosfera, principal causados do aquecimento global;
- Diminuição do monóxido de carbono, altamente tóxico ao ser humano.

Benefícios econômicos
- Meio de transporte barato;
- Não necessita de gastos com combustível, IPVA, seguro, dentre outros;
- Para distâncias de até cinco quilômetros em áreas urbanas densas, a bicicleta é o meio mais rápido;
- É o transporte mais democrático e acessível a todas as camadas da população

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

Baixe o PDF de Edições Anteriores

Arte em Propaganda Arte em Propaganda

+ de Notícias Comportamento

Registros de casamentos caem e os de divórcios aumentam, mostra IBGE

02/11/2018

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística acaba de divulgar a estatística de registro civil. Os números trazem dad...

Palmadas estimulam agressividade em crianças, diz estudo

29/04/2016

A criança que apanha (leves palmadas no bumbum ou em outra extremidade) é mais propensa a desafiar seus pais, ter um compor...

Brasileiras iniciam vida sexual na adolescência

02/10/2015

etade (53%) das mulheres inicia a vida sexual entre 16 e os 18 anos no Brasil. A pesquisa, reali...

Qual é a melhor idade para conversar com os filhos sobre o álcool?

14/09/2015

ara evitar o consumo excessivo de bebida alcoólica entre pré-adolescentes e jovens...