(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Base Aérea, agora ALA 2, ganha maior dimensão após mudança

Especial Comentários 27 de julho de 2018

A unidade recebeu novos esquadrões e está se preparando para receber, em breve, KC-390


Desde o início de 2017, a Base Aérea de Anápolis (BAAN) mudou de denominação, passando a se chamar ALA 2. Essa mudança foi decorrente do processo de reestruturação organizacional da Força Aérea Brasileira.
A ALA 2 se tornou uma das mais diversificadas do ponto de vista operacional. Dentro do histórico da unidade, está o 1ª GDA (conhecido como Esquadrão Jaguar), oriundo do antigo Núcleo da Primeira Ala de Defesa Aérea, criado em 1972, que mais tarde passou a se chamar 1ª Ala de Defesa Aérea (ALADA), e que em 1979 recebeu a denominação atual, tendo como missão a defesa aérea da região Centro-Oeste do País, inicialmente, com a frota das aeronaves supersônicas de caça F-103E (Mirage IIIE) e F-103D (Mirage IIID). Em 2006, os Mirage III foram substituídos por Mirage 2000C e Mirage 2000B. No final de 2014, os Mirage foram “aposentados”. O governo brasileiro finalizou a compra de novos caças, adquirindo uma frota de caças Gripen NG, fabricados pela empresa sueca Saab. As 36 aeronaves adquiridas serão entregues entre 2019 e 2024.
A ALA 2 sedia, também, o 2º Esquadrão do 6º Grupo de Aviação (2º/6º GAv), o Esquadrão Guardião - aeronaves R-99A (Embraer EMB-145 AEW&C) de alerta antecipado e R-99B (Embraer EMB-145 RS/AGS) de sensoriamento remoto. O 2º 2º/6º GAv integra o Sistema de Vigilância da Amazônia.
Com a Portaria nº 1.362/GC3, foi criado e ativado o Terceiro Grupo de Defesa Antiaérea (3º GDAAE), “Grupo Defensor”, com a finalidade de ser empregado na Ação de Defesa Antiaérea. subordinado operacionalmente ao Núcleo da Brigada de Defesa Antiaérea (NuBDAAE) e administrativamente à Base Aérea de Anápolis (BAAN), agora ALA 2.
O Esquadrão Carcará (1º/6º GAV), sediado em Recife (PE), foi transferido para Anápolis. A unidade tem 65 anos de existência, atuando em ações de reconhecimento aéreo e busca e salvamento em todas as regiões do Brasil. Operou as lendárias aeronaves B-17, as “Fortalezas Voadoras”, o RC-130 Hércules, R-95 Bandeirantes e, na atualidade, opera o R-35A/AM Learjet, realizando missões de reconhecimento por imagens e reconhecimento eletrônico.
Bem vindo KC-390
O ano de 2018 promete trazer bons voos para a área operacional da FAB com a entrega prevista do primeiro KC-390. A nova aeronave multimissão de transporte da Força Aérea Brasileira já está 97% desenvolvida e, neste primeiro semestre, encerra a fase de testes em voo e certificação. As duas primeiras unidades estão confirmadas para serem entregues à ALA 2, em Anápolis. Ao todo, 28 aeronaves adquiridas pelo governo brasileiro irão compor a frota da aviação de transporte da FAB.
Robusto, moderno e de alta capacidade operacional, o KC-390 se materializou a partir do conceito e ideias de pilotos e engenheiros da FAB que ansiavam por demandas acima das cumpridas pelo C-130 Hércules. A maior aeronave militar desenvolvida e fabricada no Brasil não tem deixado a desejar e tem cumprido com êxito uma intensa campanha de testes que validam toda a sua capacidade em diversos cenários. (Com informações dos sites: www.fab.mil.br e arquivos do Jornal CONTEXTO)

Autor(a): Claudius Brito

Clique aqui para ler a página em formato PDF


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Especial

Abadiânia tenta se reerguer de crise após prisão do seu famoso curandeiro

25/04/2019

Desde a prisão do famoso médium João Teixeira de Faria, o “João de Deus” - preso sob acusações de assédio sexual e...

Campanha para lembrar a Síndrome de Down

22/03/2019

“Ninguém fica para trás”. Esse é o tema do Dia Internacional da Síndrome de Down em 2019, comemorado nesta quinta-fei...

Dia da Mulher terá ampla programação

07/03/2019

Oito de março, Dia Internacional da Mulher. Em Anápolis, a data será amplamente comemorada. É que a Prefeitura preparou u...

UniEVANGÉLICA promove colação de grau para mais de 400 estudantes

28/02/2019

O Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA promoveu no dia 26 de fevereiro, terça-feira, colação de grau espe...