(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Base Aérea completa 40 anos em Anápolis

Geral Comentários 13 de abril de 2012

Considerada uma das principais unidades da Força Aérea Brasileira, a BAAN integra os grupamentos de caça aérea e do Sistema de Proteção da Amazônia


Em solenidade militar realizada na última quarta-feira, 11, foram celebrados o aniversário de 40 anos da Base Aérea de Anápolis e o 33º ano de criação do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA). O evento contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, dentre elas o Prefeito Antônio Gomide e o Major Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que assumiu recentemente o posto.
Durante o evento, foram entregues títulos de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira a civis e medalhas de reconhecimento para militares com folha de serviços prestados à BAAN. Foram homenageados com a distinção: o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável, Clodoveu Reis Pereira e o seu chefe de gabinete, Gabriel Rabelo Júnior; Francisco José da Silva, ex-servidor da Eletropaulo; Paulo Antônio Nogueira, servidor público e Tânia Pereira de Andrade Valeriano, gerente da Saneago em Anápolis.
Na sequência, o comandante da unidade, Tenente Coronel Aviador Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, fez o seu pronunciamento com um breve relato histórico sobre a criação da Base e a instalação do 1º GDA, destacando a importância do forte elo da Base Aérea com o Município de Anápolis. Segundo ele, hoje a BAAN é uma das principais unidades da Aeronáutica Brasileira, sendo que, além do 1º GDA, que abriga o Esquadrão Jaguar, dos supersônicos Mirage, responsável pela defesa do espaço aéreo na região central do País, onde está Brasília, a Capital Federal, tem o 2º e 6º GAV, com as aeronaves R-99, dotadas de radares e equipamentos de sensoreamento remoto que integram o Sistema de Proteção da Amazônia.
O Prefeito Antônio Gomide ressaltou que a Base Aérea “está totalmente ligada ao presente e à história de Anápolis” e, conforme disse, a unidade presta um dos mais relevantes serviços para a proteção e manutenção da soberania do País.
Ainda, na programação da solenidade, houve o tradicional desfile da tropa, com a participação de militares da reserva e o lançamento do Selo Comemorativo aos 40 anos da Base Aérea, em ato realizado pela Diretoria dos Correios. O selo traz as cores da Bandeira do Brasil e os símbolos presentes fazem uma relação às unidades sediadas em Anápolis. Serão 200 folhas que farão parte das correspondências da Força Aérea Brasileira.

Base Aérea de Anápolis: um pouco de história
No final da década de 60, iniciou-se o projeto de implantação da Base da Força Aérea Brasileira que apoiaria a Missão de Defesa Aeroespacial. A localização estratégica de Anápolis fez com que o Município fosse escolhido para sediar a primeira “Unidade de Interceptação” da América do Sul, a organização que apoiaria a missão de defesa do espaço aéreo brasileiro, especialmente da Capital Federal. No dia 10 de agosto de 1969, o Marechal do Ar Márcio de Souza e Mello, então Ministro da Aeronáutica, selecionou a Cidade.
Exatamente nove meses após a escolha da cidade sede, em 10 de março de 1970, o Ministro comunicou a escolha do avião que equiparia a Unidade, o F-103 MIRAGE, primeira aeronave supersônica da FAB. Em 09 de fevereiro de 1972, foi ativado o Núcleo da Primeira Ala de Defesa Aérea, começando a surgirem as primeiras edificações da atual Base Aérea de Anápolis.
No dia 05 de abril de 1972, foi realizada uma Solenidade Militar, sendo esta considerada a data do aniversário da 1ª ALADA.
A história da BAAN se confunde com a trajetória do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) até 1979. Nesse ano ocorre a divisão operacional e administrativa da 1º ALADA, formando a BAAN e o 1º GDA.
A Prefeitura de Aeronáutica de Anápolis (PAAN) foi criada em 19 de janeiro de 1973, com a finalidade de apoiar o “homem” e sua família através dos próprios residenciais nacionais.
Em maio de 1973, foi ativado o Núcleo de Proteção ao Voo de Anápolis, cuja missão era assegurar a prestação do Serviço de Proteção ao Voo à 1ª Ala de Defesa Aérea.
Foi incorporado à Base Aérea de Anápolis, em 18 de janeiro de 2000, o 2º/6º Grupo de Aviação, ponta de lança do Sistema de Proteção da Amazônia, que se constituiria em um dos mais importantes elos na desafiante tarefa de vigiar e proteger a mais estratégica região do nosso País, a Amazônia Legal. (Fonte: BAAN)

Autor(a): Claudius Brito

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Capitão Waldyr pode ser nome da Plataforma

13/07/2017

Decano da indústria, com uma folha de mais de 60 anos prestados aos classismo e, em especial, à Federação das Indústrias...

Prevista redução de construtores com novas exigências do MC

13/07/2017

A exigência do Ministério das Cidades para que todos os pequenos e médios construtores tenham o Cadastro Nacional da Pesso...

Anápolis presente no Conselho Nacional de Juventude

06/07/2017

A assessora de juventude da Secretaria Municipal de Cultura, Larissa Pereira, foi eleita para ocupar uma das três cadeiras d...

Ubiratan Lopes é empossado na presidência da FACIEG

29/06/2017

O empresário anapolino Ubiratan da Silva Lopes foi empossado na presidência da Federação das Associações Comerciais, In...