(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Banco de Leite do Município ganha sede própria na Vila São Joaquim

Saúde Comentários 07 de dezembro de 2018

Unidade, instalada no Bairro São Joaquim, está oferecendo atendimento com equipe multiprofissional


A alegria de Raqueline com o nascimento da Olivia, há dois meses, veio junto com o medo porque a criança havia nascido abaixo do peso. Apesar de ter leite, a mãe não conseguia amamentar a filha o suficiente. “Eu fiquei desesperada. Tinha leite, mas ela não pegava. Via minha filha tão pequena, não se alimentando direito, e sofria muito com tudo aquilo. Mas fiquei sabendo do trabalho do Banco de Leite e minha vida mudou”, conta.
A história de Raqueline é apenas uma das muitas que passaram pelo Banco de Leite Humano “Elaine Miriam de Oliveira” que, na quarta-feira, 05, ganhou sede própria após 21 anos de criação. E Olivia estava lá misturando sua história com a da “Dona Lilia”, outro xodó da unidade. A primeira recebeu os cuidados que precisava para sua saúde e a segunda dedicou boa parte de sua vida à auxiliar muitas mães nesse processo único que é a amamentação.
Maria José de Oliveira e Silva, a “Dona Lilia”, foi uma das homenageadas pelo prefeito Roberto Naves durante a inauguração da sede própria do Banco de Leite. “Fico feliz em ver que tudo está melhorando e isso aqui era um sonho de todos nós”, diz a servidora pública que, embora aposentada, não deixa de visitar o lugar que sempre foi sua segunda casa. Lúcia Teixeira Borges, que trabalha na unidade desde a fundação, também foi lembrada e viu com a alegria a transformação do sonho em realidade.
A inauguração das sede própria do Banco de Leite Humano faz parte do processo de reestruturação da rede municipal de saúde. O local, que funcionava em um espaço dentro do antigo Cais Mulher, agora passou para um prédio totalmente adequado ao tipo de atendimento, no Bairro São Joaquim. Toda a estrutura foi ampliada oferecendo mais comodidade e segurança às mamães. “Nossa prioridade sempre foi melhorar o acolhimento e agora podemos fazer isso”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Lucas Leite.
E essa melhoria no acolhimento também foi pontuada pelo prefeito Roberto naves. “Agora as mamães e seus bebês terão um local específico para este atendimento, longe de qualquer ambiente que ofereça algum tipo de risco”, destaca. Outra novidade anunciada é que, a partir de agora, a unidade oferece atendimento especializado de odontologia e psicologia às gestantes, mulheres pós-parto e em fase de amamentação. “E, em breve, teremos nutricionista”, frisa o prefeito.

ACOMPANHAMENTO
A equipe do Banco de Leite, que é composta por profissionais altamente capacitados, realiza atendimento individualizado a fim de promover o aleitamento e incentivar a doação para crianças que estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e para aquelas que as mães não conseguiram produzir a quantidade razoável para uma amamentação adequada. Atualmente, existem 60 doadoras.
O Banco de Leite também oferece o atendimento às mães e aos bebês cadastrados com uma pediatra que é especialista em atendimento materno. A coordenadora Raquel de Castro Rodrigues ressalta que, com a ampliação e sede própria, vai ser possível oferecer um atendimento ainda mais qualificado. “Queremos oferecer o melhor às nossas pacientes”, finaliza.


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Nova unidade atenderá a cerca de 7 mil pessoas na Região Oeste de Anápolis

15/03/2019

Um espaço próprio que acabou de ser construído vai dar lugar a dois postos que funcionavam em locais alugados e precários...

Mitos e verdades sobre a enxaqueca

15/03/2019

Dor de cabeça forte, enjoo e sensibilidade à luz e ao barulho. Esses são os principais sintomas da enxaqueca, doença neur...

Aulas de Hiit são oferecidas gratuitamente em Anápolis

07/03/2019

São 30 minutos a 40 minutos de uma aula intensa: corrida, bicicleta, peso, abdominal. O céu é o limite para as variações...

Saúde intensifica ações de combate à dengue no Município

07/03/2019

De um lado, um batalhão formado por cerca de 400 agentes –250 comunitários de saúde e 150 de endemias. De outro, o Aedes...