(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Baldy comemora elevação das exportações e superávit

Economia Comentários 11 de junho de 2011

O secretário de Indústria e Comércio de Goiás, Alexandre Baldy, destaca também o fato de que o crescimento das vendas externas estarem acima do patamar nacional.


Em entrevista coletiva realizada na última quarta-feira,8, o secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Baldy, destacou a excelente performance do Estado nas exportações, no mês de maio último. Segundo Baldy, foi o melhor maio da história das exportações goianas, com receita aproximada de U$ 539,5 milhões. “Em toda a história das exportações goianas, neste mês de maio só perdemos para os meses de abril de 2011 e julho de 2008”, informou.
Outro ponto de destaque apresentado pelo secretário foi o fato das exportações goianas estarem acima da média nacional, considerando o período dos 12 últimos meses anteriores a maio de 2011: 36,4% em Goiás, contra 31,1% da média nacional. A participação da economia goiana nas receitas nacionais também cresceu, atingindo o patamar histórico de 3,3% – contra 2,4% de maio do ano anterior.
Já em relação às importações, os índices demonstram também um crescente superávit da economia goiana em relação à economia nacional. Enquanto as importações brasileiras cresceram 38,8%, as goianas atingiram apenas 21,4%. “Com as exportações goianas acima da média nacional, e as importações abaixo, estamos consolidando um processo de superávit na economia goiana, que neste mês de maio atingiu o valor aproximado de U$ 117,6 milhões”, afirma Alexandre Baldy. “É importante salientar que de janeiro a maio deste ano, tivemos um superávit acumulado de U$ 300 milhões, ao contrário do mesmo período, em 2010, cujo saldo da balança comercial foi U$ 16,7 milhões negativos”, complementou.
De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, o cenário demonstra que as políticas públicas de estímulo à economia goiana implementadas pelo governador Marconi Perillo, aliadas à responsabilidade dos empresários que já estão presentes – e que estão vindo para Goiás – têm sido fundamentais para a consolidação destes novos indicadores de efetivo crescimento econômico do Estado.

Visita
O secretário da Indústria e Comércio, Alexandre Baldy, recebeu também na quarta-feira,8, a visita do presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis. O objetivo foi estreitar ainda mais o relacionamento entre o Governo de Goiás, através da SIC, com o empresariado anapolino. Ficou acertado que no próximo dia 15 Baldy vai a Anápolis para um encontro com os diretores e convidados da Acia. Ele vai anunciar alguns projetos do Governo Estadual que têm ligação direta com o processo produtivo do Estado e com Anápolis, e ainda tratar de assuntos de interesse do município, tais como o Distrito Agroindustrial, Plataforma Multimodal, Aeroporto de Cargas do Município e o Contorno Viário do Daia.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Economia

CDL diz que vendas tendem a reagir

14/09/2017

Com um índice inferior ao registrado no conjunto dos municípios goianos, as vendas no comércio varejista de Anápolis caí...

Corrente de comércio supera US$ 1,2 bi

08/09/2017

Dados divulgados pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior apontam que o volume de importações e...

Produção de 2017 daria para alimentar goianos por 13 anos

08/09/2017

Em 2017, a produção agrícola de Goiás alcançou 22 milhões de toneladas. Esta produção seria suficiente para alimentar...

Casa do ex-prefeito Anapolino de Faria está sendo restaurada

18/08/2017

Projetada por um dos mais importantes e conhecidos arquitetos do Brasil, Oscar Niemeyer, a casa do ex-prefeito Anapolino de F...