(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

AVC - A importância de se detectar os sintomas

Saúde Comentários 29 de maro de 2018

Um atendimento rápido pode salvar vidas


O que é um ataque cardíaco? Um ataque cardíaco, também chamado de infarto do miocárdio, é o que acontece quando uma das artérias que fornecem sangue ao coração se fecha. Quando isso acontece, a parte do coração que normalmente recebe sangue daquela artéria começa a sofrer danos, ou seja, o músculo cardíaco desta região começa a ter morte das células.
Por que é importante reconhecer rapidamente um infarto do miocárdio?
Quanto mais tempo se espera para o tratamento médico, mais danos podem ocorrer no músculo cardíaco e menores serão as chances de recuperação. Desta forma, é fundamental que, diante de sintomas de infarto, que o paciente procure ajuda médica imediata. Esta associação entre maior tempo com a artéria fechada e maior morte das células cardíacas levou ao surgimento da expressão: “Tempo é Músculo”.
Como saber que um infarto está acontecendo?
Na maioria das vezes, os principais sintomas do infarto são:
•Pressão desconfortável, aperto, plenitude ou dor no centro do seu peito. Dura mais de alguns minutos, ou desaparece e volta.
• Dor ou desconforto em um ou em ambos os braços, nas costas, no pescoço, no maxilar ou no estômago.
• Falta de ar com ou sem desconforto no tórax.
•Outros sinais, como o surgimento de um suor frio, náuseas ou vertigem.
O que fazer em caso de sintomas de infarto?
Se você ou alguém apresenta os sintomas acima, ligue imediatamente para os serviços médicos de emergência em sua área ou procure imediatamente um hospital.

AVC e infarto em jovens são piores ou mais fulminantes?
Quanto mais jovem for à pessoa, pior o quadro de infarto ou AVC. Você já deve ter ouvido está afirmação, correto? E ela está certa, segundo o cardiologista do Einstein dr Marcus Gaz. Em indivíduos mais jovens, tais eventos tendem a ser mais graves, pois envolvem porções maiores do coração ou do cérebro. “Os entupimentos, normalmente, são mais graves e súbitos e de artérias maiores. Isso leva a infartos de pior prognóstico ou mesmo morte súbita.”
Idosos acometidos pelos mesmos problemas tendem a apresentar entupimentos mais lentos, progressivos e menos súbitos. O coração e o cérebro, assim, têm mais “tempo para se prepararem” antes de um infarto maior ou acidente vascular cerebral. Jovens, porém, têm mais chances de sobrevivência e recuperação sem sequelas.
Os jovens costumam ter mais reservas funcionais (órgãos mais saudáveis - saúde geral melhor), ausência de doenças prévias que possam atrapalhar a recuperação e menor taxa de complicações após esses eventos, tais como infecções hospitalares ou episódios hemorrágicos.
Há diferenças no AVC ou infarto que acometem jovens e idosos?
Sim, são diferentes. Apesar dos sintomas serem muito semelhantes nas duas faixas etárias, o que acontece em pacientes mais jovens é que, na maioria das vezes, esses eventos estão relacionados ao entupimento das artérias por trombos originados em outras partes do corpo.
Observamos cada vez mais casos de infarto e AVC em jovens relacionados à aterosclerose, doença típica da terceira idade, que resulta no entupimento das artérias por placas de gordura (ateroma) e que é agravada por doenças como diabetes e hipertensão arterial”, diz o dr. Gaz.
Novos hábitos, aumento do número de casos
As mudanças de estilo de vida, com mais pacientes jovens que são obesos, diabéticos e hipertensos, têm relação direta com o número de casos.
O estilo de vida saudável, é fundamental para redução no risco de ocorrência de doenças cardiovasculares como AVC e infarto. Manter o peso, controlar o estresse, sair do sedentarismo, boa alimentação e passar por avaliações médicas de rotina são fundamentais para prevenção desses eventos.
Fonte: Dr. Carlos Augusto Homem De Magalhães Campos e Dr. Marcus Gaz, cardiologistas do Hospital Israelita Albert Einstein

Autor(a): Marcos Garcia

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Saúde

Fake News prejudica campanhas na saúde

20/09/2018

Ao mesmo tempo que aproximam as pessoas, aplicativos de troca de mensagens e redes sociais fazem parte do cenário que impede...

Notificações de dengue e suas complicações caem em Anápolis

20/09/2018

Anápolis, segundo dados do boletim epidemiológico da dengue divulgado pela secretaria estadual da Saúde (SES-GO), está na...

Campanha de imunização tem como alvo pré-adolescentes e adolescentes

14/09/2018

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Gerência de Imunização e Rede de Frio, realiza em setembr...

Campanha contra sarampo e pólio termina sábado

30/08/2018

A campanha de vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil termina neste sábado, dia 1º de setembro, com um reforço...