(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Audiência pública debate problemas dos Correios

Geral Comentários 26 de junho de 2015

Empresa reconhece falas, mas também há dificuldades em relação à questão dos endereçamentos no Município


Devido às várias reclamações da população sobre a demora de entrega de correspondências e encomendas por parte dos Correios, a Câmara Municipal de Anápolis promoveu uma audiência pública nesta quinta-feira,25, para tentar solucionar o entrave. A iniciativa partiu do vereador Jean Carlos (PTB) e contou com a presença dos diretores dos centros de distribuição da empresa espalhados por Anápolis.


O propositor da reunião explicou que os vereadores queriam saber o motivo que causa o atraso nas entregas. “Entendemos o crescimento da cidade e a qualidade dos serviços prestados pelos Correios, mas a população reclama muito que não recebem as faturas a tempo e nem outras encomendas. Queremos saber o que acontece para podermos buscar uma solução e facilitar também o trabalho dos Correios”, afirmou Jean Carlos.


Para o diretor adjunto dos Correios, Valdeir Pimenta, um dos principais problemas em Anápolis é o endereço dos cidadãos. De acordo com ele, muitas residências não possuem números e isso dificulta encontrar os locais. “Esses atrasos ocorrem por vários fatores. Temos ruas com nomes duplicados na cidade e quando a pessoa não coloca o número em sua casa, o carteiro não encontra o local e a encomenda volta para as agências e fica lá até o proprietário poder buscá-la”.


Um dos pontos apresentados pelos vereadores que participaram da reunião foi em relação às encomendas internacionais. O vereador Paulo de Lima (PDT) citou um exemplo de um amigo que recebeu um livro de Portugal. Segundo o parlamentar, “em dois dias o pedido chegou ao Rio de Janeiro, mas demorou mais de 50 dias para chegar à casa da pessoa”.


Sobre essa questão, Pimenta informou que as encomendas ficam retidas na Receita Federal. “Os Correios é apenas transportador e não tem responsabilidade fiscal e tributária com o objeto. Primeiramente ele chega à Receita Federal e lá demora ir para as agências. Então esse problema não é nos Correios”, acrescentou o diretor adjunto.


Os carteiros, porém, disseram que além dos entraves de endereços, há também o baixo número de efetivos. De acordo com o carteiro Eliseu Pereira, seriam necessários mais 27 funcionários para Anápolis. “Infelizmente o Correios não vê isso como investimento, vê como gasto. Temos dados que mostram a demanda da cidade e o número de efetivos. É preciso abrir concurso público para contratar mais carteiros”.


 


Solução


O diretor adjunto disse que a primeira solução nesse momento é resolver a questão dos endereços. “Já existe ação no Ministério Público para que os prefeitos ajudem a melhorar as informações das residências. Alguns municípios começaram a fazer isso e as reclamações de atraso diminuíram bastante”, afirmou.


O vereador Jean Carlos também confirmou que a Câmara Municipal, através da Comissão de Urbanismo, da qual é presidente, poderá elaborar um projeto de Lei para resolver os cadastros imobiliários. Por parte da Prefeitura de Anápolis, a gerente do cadastro, Tamis Maré Silva, se colocou à disposição para solucionar e agilizar os problemas de endereçamento.


 


Participantes


Debateram sobre o atraso das entregas dos Correios, os vereador Jakson Charles (PSB), Gleimo Martins (PTN) e Sargento Alberto (PTN) e o diretor de negócios dos Correios, José Luiz Martins.

Autor(a): Da Redação

Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Geral

Uma viagem de realidade e ficção a Praga

18/08/2017

Tudo começou numa viagem de família à Praga, capital da República Tcheca, em 2013. A cidade antiga, cheia de belezas e de...

Anápolis recepciona interessados em conhecer os cursos

18/08/2017

O Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Anápolis, realiz...

Ministério oferece cursos gratuitos e a distância

18/08/2017

Estão abertas as pré-matrículas para cursos de qualificação profissional na área do turismo com subsídios do Programa ...

Governo espera cadastrar 15 mil estudantes

18/08/2017

Depois de ter sido lançado em Anápolis, recentemente, o programa Passe Livre Estudantil foi apresentado de forma detalhada,...