(62) 3317 5500 • comercial@jornalcontexto.net

Atleta mirim anapolino brilha em grandes competições

Esportes Comentários 21 de fevereiro de 2019

Alan Aguiar nasceu com uma má formação congênita, mas isso não o impediu de frequentar as aulas de natação


Para construir um futuro melhor, é preciso investir nas crianças, seja por meio da educação ou do esporte. Sabendo isso, o prefeito Roberto Naves trabalha para garantir suporte a ambas os setores. Um grande exemplo de que isso tem dado certo em Anápolis é o Alan Wallison Aguiar Pereira, de 12 anos. O adolescente, que nasceu sem os dois braços por conta de uma má formação congênita, frequenta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e as aulas de natação, modalidade paralímpica, do programa Esporte em Ação. O esforço do jovem somado à estrutura oferecida pela Prefeitura de Anápolis já garantiu medalhas e classificação para inúmeros campeonatos nacionais e regionais.
A sequência de vitórias começou em agosto de 2018, quando Alan competiu nos Jogos Estudantis de Goiás, realizados em Jataí. Durante a competição, ele conquistou ouro nas provas de crawl (nado livre), peito e costas, garantindo, assim, a classificação para os Jogos Paralímpicos Escolares (SP). Nesta disputa, que aconteceu em novembro do mesmo ano, Alan trouxe para Anápolis as medalhas de ouro nas provas de 25 metros livres e 25 metros peito.
E ele não parou por aí! Devido ao ótimo desempenho na competição nacional, o atleta mirim foi selecionado para o Camping Escolar Paralímpico. O evento tem como objetivo proporcionar treinamentos intensivos e de alto rendimento a jovens atletas brasileiros e é dividido em duas etapas. A primeira aconteceu em janeiro e Alan participou acompanhado pela professora do programa Esporte em Ação, Silvana Pacheco. A próxima está agendada para julho.
Hoje as conquistas fazem parte da rotina de Alan, mas sua história se constrói com base na superação. Natural de Carutapera (MA), o adolescente veio morar em Anápolis com a família em 2015, depois que seu pai recebeu proposta de emprego na cidade. A mãe, a manicure Ozana Neves Aguiar, 32 anos, afirma que na cidade natal, o menino não teria as oportunidades que está tendo aqui. “Lá não tinha SCFV, como aqui que é oferecido pela Prefeitura. Também não tínhamos perspectiva dele praticar algum esporte, porque lá não tem nenhum tipo de estrutura para acompanhar o desenvolvimento de crianças com deficiência”, contou Ozana, que fez questão de agradecer a professora Silvana Pacheco e a gerente de Esportes, Simone Pereira.
Foi frequentando o SCFV, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que a família soube das aulas de natação ministradas pela Secretaria Municipal de Esportes. “Ele fazia aulas de natação junto com as outras crianças e perceberam que estava se desenvolvendo bem. E então ele foi selecionado para participar das aulas específicas do Esporte em Ação”, lembrou a mãe do Alan.
Hoje o atleta leva o nome de Anápolis para grandes campeonatos, mas o seu sonho cresceu depois da oportunidade que lhe foi dada. “A expectativa dele é entrar na Seleção Brasileira de Natação Paralímpica quando for mais velho e conquistar muitos títulos. Seu sonho é esse, poder representar o Brasil”, compartilhou Ozana.
Para o prefeito Roberto Naves, histórias como a do Alan só são escritas quando se passa a valorizar as áreas que proporcionam o desenvolvimento humano, ou seja, que garantem o acesso às políticas públicas. “As pessoas precisam saber do que são capazes. E assim, aos poucos, vamos construindo uma sociedade cada vez mais forte e que pensa no bem coletivo”, diz Roberto Naves. Para tanto, a Prefeitura de Anápolis realizou parcerias com entidades que possuem estruturas físicas para desenvolver as atividades, adquiriu materiais para auxiliar o desenvolvimento das aulas, disponibilizou uniformes, promoveu a formação continuada para o profissional responsável pelo projeto e ofereceu estagiários com perfil para trabalhar com estes alunos.


Comentários


Deixe seu comentário Dê sua opinião a respeito desta notícia. Seu e-mail não será publicado.


Código Anti Span Incorreto!
Obrigado! Seu comentário foi postado com sucesso!
Falhou! Preencha todos os campos obrigatórios (*)

+ de Notícias Esportes

Corrida de Rua terá mais de 4 mil inscritos para o décimo circuito

25/04/2019

A primeira etapa do 10º Circuito Anapolino de Corrida de Rua acontece neste sábado. São mais de quatro mil inscritos. O pe...

Jogos da Anapolina pela Série D serão aos sábados

25/04/2019

O horário tradicional do futebol brasileiro, aos domingos, é às quatro da tarde, quando o torcedor já se acostumou a ver ...

Anápolis aguarda Conselho Técnico

17/04/2019

O Diretor de Futebol do Anápolis, Carlinhos Capilat, aguarda a definição do Conselho Técnico para montar a estratégia de...

Elenco da Xata ganha mais um reforço para a Série D

17/04/2019

A inter-temporada da Associação Atlética Anapolina está em ritmo acelerado, e, os reforços não param de chegar. Foi apr...